Menu

{#RESENHA} SHIFT - EM BAILEY

25 novembro 2017

RESENHA: SHIFT - EM BAILEY
Autora: Em Bailey | Ano: 2017| Páginas: 292 | Editora: Fundamento| Gênero: Fantasia, Jovem adulto | Adicione a sua lista do Skoob

"Katie, agora, não era nem mesmo uma sombra do que havia sido. Ela era o sussurro de uma sombra."

QUE SAUDADE QUE EU ESTAVA DE LER UM LIVRO EM UM DIA! Aquela sensação maravilhosa de não conseguir soltar até a história acabar e por isso passar a noite em claro. Eu admito que quando "Shift" chegou nas minhas mãos eu nem sabia o que esperar. Talvez por isso tenha sido ainda melhor a surpresa ao descobrir o ótimo livro que ele é.

"Shift" (na tradução para o português = Mudança), conta a história da adolescente Olive Corbett que hoje vive bastante abalada psicologicamente devido à problemas do passado. Na escola age como o oposto da garota popular, alegre e cheia de amigos que sempre foi, quando tinha a companhia da linda e inseparável Katie, sendo agora solitária, tímida e isolada, tendo como amizade apenas Ami, que a entente e pensa como ela.

RESENHA: SHIFT - EM BAILEY

Acostumada em ser a estranha que fica pelos cantos da sala, essa nova vida de Olive irá mudar mais uma vez com a chegada de Miranda, uma aluna que vem com inúmeros boatos embutidos, dentre eles até mesmo o de ter matado os próprios pais. Miranda apresenta um comportamento estranho e se une à sua ex-amiga Katie em uma amizade cheia de prejuízos... para Katie!

Vendo de fora, Olive consegue perceber o quanto sua antiga amiga vai ficando magra, fraca e apagada à medida que esta amizade avança e desesperada vive o dilema: Estaria Miranda prejudicando e manipulando Katie ou isso não passa de uma fantasia de sua mente afetada? E mais ainda, vale a pena sair de seu canto sombrio e enfrentar mais uma vez o mundo "popular" do qual fez tanta questão de sair?

"- Ela é perigosa, Olive... E agora está tentando matar Katie.
'Matar Katie!' Eu estremeci. A situação era mesmo tão séria assim?
- E não venha me dizer que você não percebeu que Miranda tem a mesma aparência de Katie. Ou pelo menos a aparência que Katie costumava ter. Miranda está drenando a energia vital de Katie."

Com uma história bastante interessante, a obra trabalha um assunto pouco abordado até então: o abuso em relações de amizade. As situações mostradas são excelentes exemplos do uso nada sadio da manipulação, excesso de críticas, desrespeito, inveja, ciúmes, do querer aquilo que o outro tem.


Também mostra como nossos olhos podem estar fechados para coisas tão graves e degradantes. Talvez alguns de vocês já tenham passado pela péssima experiência de ter uma amizade tóxica (ou talvez estão passando por isso agora!), aquela que aflora seu pior lado e parece sobreviver se alimentando e destruindo suas coisas boas. É preciso estar alerta.

Todos os personagens são, de certa forma, bastante enigmáticos, pois a autora Em Bailey não entrega as personalidades de cara. Essa estratégia faz com que você se sinta como mais um dos personagens e não um mero expectador. Apesar de estar em primeira pessoa, pela visão de Olive, devido aos transtornos psicológicos da jovem você nunca pode ter certeza de nada (pois nem ela tem!).


A edição da editora Fundamento (pelo selo Onyria) é muito bonita. Possui uma capa bem trabalhada e instigante, captando exatamente a essência do enredo. Além disso, as páginas são personalizadas e a fonte apresenta um tamanho maior, facilitando ainda mais o andamento da leitura.

A escrita de Em Bailey, que após lançar vários livros infantis lança seu primeiro New Adult, é muito fácil e interessante, prendendo o leitor literalmente. Outro fato a destacar é como a autora trabalha com o sobrenatural sem deixar a história irreal ou fantasiosa. Concretiza então um thriller psicológico e um suspense de arrepiar, com um final surpreendente.

"- Você já percebeu o que está acontecendo com você? 
Na parede, diante de mim, havia um enorme espelho, e nele se refletia a imagem de alguém que eu não reconheci. Uma pessoa magra e pálida, com cabelo escorrido, bochechas fundas e manchas negras sob os olhos. Meu reflexo e eu olhamos um para o outro quando ambos inalamos ar com força. 'Não!'"

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Fiquei instigada em conhecer mais só de ver a capa, a resenha me deixou mais interessada ainda, adorei a indicação e já adicionei a minha lista. Não me lembro de ler uma trama que tratava desse assunto, amizades abusivas e achei bem legal a opção de abordagem. Confesso que não gosto de ler os trechos retirados do livro mas hoje foi diferente, não resisti e só posso dizer, quero pra ontem! É muito bom esse sentimento de ler o livro em apenas um dia, faz uns anos que não faço isso, meu sono não tem me permitido, hehe

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/934582130528718848

    ResponderExcluir
  2. Oi Karina,
    Primeiramente que capa interessante, diferente. Achei bem interessante a premissa do livro, e como uma pessoa pode manipular outra e querer se tomar a vida de uma pessoa. Gostei bastante da resenha e mesmo a autora tenha pecado em algumas coisas e um livro bem instigante!!

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta