Menu

{ #RESENHA} PULE, KIM JOO SO - GABY BRANDALISE

27 novembro 2017

Subtitulo: Uma história inspirada em dramas coreanos | Autora: Gaby Brandalise | Ano: 2017 | Páginas: 208 |Editora: Verus Gênero: Fantasia, romance. 

Em "Pule, Kim Joo So" conhecemos Mariana, uma jovem que está enfrentando uma barra bem pesada com o ex-namorado idiota que toda vez que bebe vai na sua casa bater nela. Como ele é um ex-policial, seus amigos da policia encobrem o ocorrido e a ameça caso ela queira denunciá-lo. Sozinha desde a morte dos pais, a jovem passa o dia no trabalho como jornalista no aeroporto de Curitiba e a noite aprendendo a se defender das agressões quem vem sofrendo.

Até que um dia tudo muda quando, achando que seria mais um dia de trabalho, Mariana acaba achando um jovem asiático assustado e ensanguentado dentro do banheiro feminino do aeroporto. Contra todo o bom senso, decide levar o estranho com o nome de Kim Joo So para casa e o ajudar a se recuperar dos ferimentos além de também descobrir como ele veio parar no Brasil. Com o passar do tempo os dois entram em uma rotina e começam a se afeiçoar um pelo outro, até que em uma tentativa de fuga dos abusos do ex-namorado eles acabam indo parar do outro lado do mundo, na Coréia.



Rápido e muito detalhado são as palavras que me vem a mente quando penso no enredo de "Pule, Kim Joo So". A autora Gaby Brandalise não se prende a apenas um momento e te bombardeia com informações seguidas, uma atrás da outra, ao mesmo tempo que entrega bastante detalhes sobre os lugares e as situações vividas. Me fez lembrar bastante o enredo de um Dorama de mistério, onde o romance existe mas se desenvolve bem lentamente e a reviravoltas acontecem uma atras da outra não dando muito tempo para assimilar o acontecimentos anteriores.

No inicio achei meio complicado me adaptar à forma como a autora escreve, mas ao conseguir me situar e entrar na história as coisas começaram a funcionar e eu comecei a achar incrível o que estava lendo, principalmente porque toda a obra é narrada em terceira pessoa, então dá para ver a perspectiva de vários pontos de vista. As cenas apresentadas em alguns momentos são bem intensas e os personagens que aparecem fazem a diferença e preenchem qualquer lacuna que esteja solta, além é claro dos protagonistas Mariana e So que sozinhos já são um bônus.

Sinceramente eu estou surpresa com o quanto gostei, pois a impressão que tive era de estar assistindo um drama e não lendo um livro. Para quem não conhece o mundo dos doramas, talvez pareça estranho como todas as informações são jogadas de uma vez, não dando profundidade a nenhuma delas, mas as apresentando em uma sequência  de mistério capaz de deixar qualquer um intrigado e isso é muito atraente, porque deixa bem dinâmico. Não quer dizer que a história ficou confusa, pelo contrário, depois que se acostuma com a escrita, tudo faz sentindo.

Particularmente eu gostei bastante dessa estreia da Gaby. Consegui perceber a influência de vários dramas, sendo um em particular o que mais se destacou, mas não vou contar qual é para não perder a surpresa. Me identifiquei com os personagens e com os temas apresentados, e me vi na mesma expectativa que tenho quando estou vendo um dorama esperando ansiosamente o final feliz depois de todo aquele sofrimento e o desenrolar dos temas apresentados.


comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Já li ótimoseu comentários sobre o livro dela Leh e estou bem curiosa. Sei que vai demorar um pouco para eum lê-lo, mas já estou ansiosa.
    Beijokas da Fe

    ResponderExcluir
  2. Sou dorameira e fiquei besta quando vi que esse livro foi escrito por uma brasileira, ansiosíssima para ler!

    ResponderExcluir
  3. Achei super legal e diferente a forma como o livro foi feito, os detalhes em kanji também me chamaram atenção, gostei. Sou MUITO mais chegada a animes/mangá porém, não é de hoje que tento assistir doramas... O livro por ser inspirado parece ser muito bom mesmo com esse ritmo acelerado dos acontecimentos, curti a indicação, vou dar uma chance, quem sabe não será com essa história que irei começar a ver doramas (Meio difícil mas, não impossível, haha)

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/935314656184471553

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta