Menu

CRÍTICA DE ESTREIA | VICTORIA & ABDUL - O CONFIDENTE DA RAINHA

14 novembro 2017

Filme: Victoria & Abdul – O Confidente da Rainha  |   Distribuidora: Universal Pictures do Brasil  |  Estreia: 16/11/2017  |  Gênero: Biografia, Drama, Histórico  | Duração: 1h 52min

Estreia nos cinemas dia 16 de novembro o filme do diretor britânico Stephen Frears (Florence: Quem é essa mulher?) Victoria & Abdul, baseado no romance de Shrabani Basu, temos no elenco os atores: Judi Dench (Philomena), Ali Fazal( Velozes & Furiosos 7), Adeel Akhtar (The Night Manager), Michael Gambon (Saga Harry Potter), Eddie Izzard (Operação Valquíria) entre outros.

Baseado numa história verídica, o filme Victoria & Abdul vai nos fazer conhecer os últimos anos do reinado da Rainha Victoria (Judi Dench). Tem início na Índia, onde vamos conhecer Abul (Ali Fazal) um jovem hindu que é empregado numa prisão, onde em um livro anota o nome de todos os prisioneiros. Certo dia para comemorar o Jubileu de Ouro da Rainha Victoria, Abul é convocado para entregar juntamente com outro empregado uma moeda para homenagear a monarca.

Abdul e Mohammed (Adeel Akhtar) embarcam na viagem até o Reino Unido lá chegando estranham os costumes, comidas e é claro o frio, pois não estão acostumados com o clima. Abdul fica encarregado de levar o presente até a Rainha, recebe mil e uma recomendações, porém ele quebra o protocolo ao fazer um determinado gesto durante a entrega do presente e ai a história começa, surgindo assim uma grande amizade entre a Rainha e Abdul, o que irá incomodar muitas pessoas...

O filme retrata a improvável amizade que se forma entre os dois, de uma forma divertida, cativante e emocionante. Através de Abdul a Rainha começa a ter uma visão diferente do mundo uma vez que ela está perdendo seu sentido de humanidade, tudo parece ser supérfluo e cansativo para ela.


As cenas se passam na Índia e em grande parte no Reino Unido, são retrados, os palácios, as casas vitorianas, lagos, jardins. A cidade de Agra e o Taj Mahal também nos são apresentados de forma muito bonita. Dá até vontade de conhecer esses lugares e participar das festividades mostradas no filme. A trilha sonora é de Thomas Newman, bem marcante faz com que o telespectador sinta o que os personagens estão sentindo.

Gosto desse tipo de filme que retrata partes da história que realmente aconteceram, mesmo que algumas pessoas tenham tentado esconder a história da Rainha e seu confidente, anos depois ela foi nos apresentada de forma emocionante e foi uma amizade improvável que sofreu muito preconceito dentro e fora da Corte.

As atuações estão maravilhosas Judi Dench (ela sempre me emociona), que como sempre atua impecavelmente. Ali Fazal me cativou com seu personagem simples, bonito (não podemos negar isso) e que tenta ver o lado bom da vida. Adeel Akhtar no começo achei que seu personagem seria chato, falso, mas me surpreendi, ele foi engraçado e fiel ao amigo Abdul até o final. Michael Gambon seria a voz da razão no filme, seu personagem era mais centrado. Um personagem que detestei desde que apareceu a primeira vez e com razão foi o do ator Eddie Izzard, ele interpreta um dos filhos da Rainha Victoria que parece que não vê a hora da mãe morrer para que ele assuma o trono... Achei ele muito mesquinho.


Duas curiosidades sobre o filme:

- Ele foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2017.
- Quando as filmagens começaram, em setembro de 2016, Judi Dench, tinha um mês a mais do que a idade da rainha Victoria quando ela morreu.

Caso você queira se emocionar, rir e gosta de histórias baseadas em fatos reais, recomendo que assista Victoria & Abdul, vale a pena!


comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Surgiu um certo interesse por esse filme, gosto de histórias baseadas em fatos reais. A trama aparenta ser muito bonita de fato, uma amizade inesperada e bastante improvável para a época porém, verdadeira. Vou procurar para assistir, quero saber qual foi esse gesto na hora de entregar o presente e claro, confirmar o fato de que não se pode "negar" o Ali Fazal, haha

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/930958411101032450

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ao ler sua resenha até me deu vontade de assistir, mas não é um filme que assistiria sem indicação mesmo gostando de filmes baseados em fatos reais. Então muito obrigada pela dica e provavelmente irei procurar para ver =)

    ResponderExcluir
  4. Imagino o quanto deve ser emocionante, filmes históricos são realmente demais nos faz viajar... Essa história de uma amizade improvável também mexe com o nosso psicológico. Boa dica para assistir nas férias, tenho muito interesse.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta