Menu

THE GOOD DOCTOR - 2017 | CRÍTICA

20 outubro 2017

Com apenas 4 episódios, The Good Doctor é um remake americano de um kdrama (ou Korea Drama) de muito sucesso na Asia que vem conquistando o publico de maneira avassaladora. A prova disso é que na ultima semana a serie foi o programa mais assistido da ABC (sim, ABC é quem passa Greys Anatomy) e já é tida como a principal aposta da emissora, que alimenta a expectativa de em breve o show ser a série medica mais assistida da TV Americana.

Séries medicas têm sempre um lugar reservado na grade de qualquer telespectador, a prova disso é que quando elas dão certo, duram anos, temos Grey's Anatomy e ER que não me deixam mentir. Com apenas 4 episódios, The Good Doctor Ã© um remake americano de um kdrama (ou Korea Drama) de muito sucesso na Asia que vem conquistando o publico de maneira avassaladora. A prova disso é que na ultima semana a serie foi o programa mais assistido da ABC (sim, ABC é quem passa Greys Anatomy) e já é tida como a principal aposta da emissora, que alimenta a expectativa de em breve o show ser a série medica mais assistida da TV Americana.


The Good Doctor foca na vida de Shaun Murphy, um jovem medico que troca a sua pacata cidade no interior para se tornar residente cirúrgico em um renomado hospital na cidade grande. A principal surpresa da série é que Shaun possui autismo com savatismo (Síndrome do Sábio) devido a este quadro alem de ser extremamente inteligente e possuir um grau de percepção elevado fazendo com que note coisas que a maioria das pessoas (e médicos) não conseguem notar, ele tem grande dificuldade em se conectar com as pessoas e a serie explora perfeitamente esta dificuldade e limitação, ao mesmo tempo em que deixa claro ao telespectador o quão brilhante o jovem é.

Ao chegar no novo hospital Shaun divide opiniões entre os funcionários, pois embora seja extremamente inteligente, não possui uma das habilidades mais necessárias em um medico, a capacidade de sentir empatia e conexão com o paciente, fazendo com que a maioria das pessoas duvidem da decisão de aceitar Dr. Murphy como residente cirúrgico. Muito bem construída e dirigida, The Good Doctor nos coloca dentro da cabeça do jovem autista e mostra algumas vezes de maneira bem detalhada e didática o que ele esta pensando e como chegou a tal resposta, deixando tudo muito mais interessante, inteligente e verdadeiro.

The Good Doctor - Série 2017

Shaun Murphy é interpretado por Freddie Highmore, um ator conhecido do publico desde criança, mas que elevou a sua carreira ao incorporar de maneira brilhante e impecável o psicopata Norman Bates na serie recém terminada Bates Motel. Freddie que pra mim (uma leiga) é um dos atores com o futuro mais promissor da atualidade, pois consegue dar vida aos personagens de maneira tao verídica que deixa o telespectador em duvida se ele esta interpretando ou só sendo apenas quem é. Em The Good Doctor não é diferente, Freddie se supera a cada episodio e nos conquista e convence logo nas primeiras cenas, fazendo assim nascer facil um carinho pelo personagem.

Com apenas 4 episódios já deu para perceber um pouco como será a pegada da serie, que por sinal segue a receita de sucesso de todos as outras series medicas, nos dando em cada episodio um caso diferente, mostrando um pouco da historia do paciente, focando nas dificuldades da equipe em resolver o quadro e entregando pouco a pouco da historia do personagem principal ao longo da temporada. Não se sabe muito sobre a vida que Shaun levou ate chegar a se tornar residente, porém é possível saber que ele teve um caminho duro e longo, de muito preconceito, bulling e falta de entendimento dentro e fora de casa.


Particularmente pretendo acompanhar a serie, pois tenho uma certa facilidade em gostar de tudo que envolva hospital e me apego fácil a personagens que fogem do padrão demonstrando alguma característica peculiar, por isso me apaixonei por Shaun nos primeiro minutos da serie. Ainda é difícil prever se o programa vai vingar e ser de fato o sucesso que todos esperam, uma vez que embora tenha ultrapassado a audiência de Greys semana passada, a serie de Shonda é um sucesso constante de 13 temporadas que arrasta multidões por onde passa. The Good Doctor tem energia potencial para se tornar um verdadeiro fenômeno, e se depender do investimento da toda poderosa ABC ela será.

Recomendo fortemente The Good Doctor para quem gosta de series dramáticas sem serem extremamente densas e cansativa e para os fieis telespectadores que assim como eu que não abandonam nem por decreto divino o dia a dia de um hospital. Termino esta resenha dizendo que quem se interessou pela temática do seriado deveria começar a ver logo, pois se ela mostrar o que estamos esperando, irá render por muitas temporadas e quem não viu no começo, quando der por si, vai ter uma serie de 5 anos para colocar em dia e conselho de quem vive passando por isso, se apaixonar logo no inicio é a melhor coisa a se fazer.

Com carinho,
Taay


comentário(s) pelo facebook:

16 comentários:

  1. Oi, Tayy!!
    Adorei a sua indicação dessa série The Good Doctor, ainda não tinha visto nada relacionado a essa série mas adorei a premissa e sou muito fã desse universo de estórias que se passam em hospitais!! Sem dúvida vou procurar acompanhar esse estória que parece ser bem interessante também e por que gosto muito das atuações do Freddie Highmore.
    Beijoss
    https://twitter.com/Martaizabeln/status/921383627967139840

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Quero muitoooo assistir essa série, fico feliz que você tenha indicado ela. Adoro essas séries que mostram sobre dinâmicas de grupo ( como médicos, policiais e bombeiros). Amo esse ator desde pequenininha e também acho que ele terá um futuro brilhante. Quero muito acompanhar a série e obrigada pela indicação. Bjos!

    Twitter: https://twitter.com/Jeje__Borges/status/921433897438769153

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma PAIXÃO por esse Freddie Highmore, que quando vi a chamada da série já sabia que iria ser boa e assim como tu, sou fã de uma rotina de hospital. Vou procurar o Kdrama para assistir também pois, escutei algumas reclamações de que o personagem era mais do que estariam apresentando... enfim, estou adorando a série e tem tudo pra se tornar um grande show apesar de que, Shonda é sem limites né?! Hahaha Ótima indicação Tayy!!

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/921504280972062720

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito boa, vou querer assistir, adoro séries que tem algo de diferente assim como o Shaun, achei ele muito novo para ser médico rs. Deve ser uma daquelas séries que vicia, deixa o público ansioso pelo próximo episódio, ainda mais sendo bem elaborada.

    https://twitter.com/maria64896321/status/921532589722210304

    ResponderExcluir
  6. Oi Tayy,
    Eu sou suspeita para falar, pois é difícil assistir a uma série médica sem me viciar nela (como foi com ER, House e Gray's Anatomy), mas acho que The Good Doctor tem tudo para ser um grande sucesso. Por mais que séries neste estilo tenham suas peculiaridades, eventualmente, vemos coisas repetitivas, o que pode fazer com o telespectador deixe de assistir aos episódios. Mas The Good Doctor consegue inovar ao trazer um protagonista com uma condição vista como incapaz e alvo de bulling e preconceito. Shaun é um personagem para cativar o telespectador e, com certeza, darei uma chance a série.

    Twitter: https://twitter.com/GisahSLopes/status/921542623877390341

    ResponderExcluir
  7. Oi Tay.
    Concordo com você, séries médicas quando fazem sucesso, realmente é algo maravilhoso.
    Eu adorei a premissa dessa, o fato de que ele tem autismo e é especial de sua maneira torna tudo ainda mais interessante, eu adoro que a série tem um jeito especial de mostrar sua personalidade e explorar ela da maneira certa e que todo modo passa uma mensagem bonita ao espectador.
    Bjs.

    Divulgação: https://plus.google.com/+marlenecanceiçao/posts/LYezL9dJWMF

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de séries médicas, mas não conhecia essa série. Fiquei bem interessada nela, justamente por saber que o protagonista tem autismo (eu também gosto de personagens que fogem dos padrões). Não sei se a série vai ultrapassar a audiência de Greys mais vezes, mas acho que vale a pena ver essa série, e acho que ela também deve ir longe. Adorei a dica =D
    Bjss ^^

    Divulgação: https://www.facebook.com/pamela.mendes.39395/posts/869952143182149?pnref=story

    ResponderExcluir
  9. A fã de House aqui já ficou interessada. Primeira vez que leio sobre ela, ou melhor, estou sabendo da existência da série agora.
    Muito bom saber que a série aborda a questão do autismo. Já anotei aqui para assistir.
    Obrigada pela indicação!

    Divulgação no Twitter: https://twitter.com/SamyACS/status/921556684904042496

    ResponderExcluir
  10. Olá Tayy ;)
    Costumo gostar da maioria das séries, mas as médicas não me atraem muito sabe, uma pena. Tenho muita vontade de ver Bates Motel, porque já vi episódios esparsos e a atuação do Freddie Highmore é maravilhosa, então de The Good Doctor tem uma premissa boa e um ator em ascenção assim, com certeza fará muito sucesso!
    Acho que nunca vi um série em que o protagonista tivesse autismo, e deve ser interessante um médico tão inteligente assim ter a doença. Vou ver se assisto o primeiro episódio e dou uma chance :)
    Bjos

    Divulgação: https://www.facebook.com/isabelacarvalho.isabela/posts/1535728673175112

    ResponderExcluir
  11. Não assisto série médicas pois o assunto não me agrada, mas gosto do ator dessa série e tenho umas quedas por drama então acho que vou assistir alguns capítulos e ver se é bom!

    https://twitter.com/Of_Watson/status/922515445533507585

    ResponderExcluir
  12. Sou super fã de séries médicas, viciadíssima em Greys e ER.
    A série já está na minha listinha, pois parece ser ótima, mas eu não tenho paciência para ficar esperando episódios saírem haha
    A atuação de Freddie é incrível, ele sempre incorpora o personagem em todas suas atuações.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tay!!
    Adorei a sua indicação dessa série The Good Doctor, pois sou apaixonada por séries médicas e super sou super viciada em House, Greys Anatomy entre outras essa com certeza entrara na minha lista para assistir *---*

    ResponderExcluir
  14. OI, OI.
    Estou muito empolgada para ver essa serie. A chamada e toda propaganda já havia me cativado e a sua indicação foi a cereja do bolo.
    Obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
  15. Me lembrou House, mas House não tinha doença alguma, era mal educado mesmo, ranzinza e sem o menor tato pra cuidar dos outros apesar de inteligente, mas adorava ele hahahahaha
    Tinha lido meio que por cima o enredo e gostado. Quero assistir, mas assisto a tantas no momento que qualquer hora vou parar de dormir e comer pra conseguir dar conta de todas que quero acompanhar.

    ResponderExcluir
  16. Tayy!
    Fico me perguntando como ainda não tinha ouvido falar dessa série?
    Amo séries médicas, assisto todas: Grey's Anatomy, Cicago Med, Night Shift, Código negro, House e por aí vai...
    Sem contar que amo Freddie Highmore e vê-lo incorporar mais um personagem difícil de ser feito, o elege ao posto de ator destaque na minha opinião.
    Fiquei me perguntando como alguém com autismo pode chegar tão longe e ainda mais, porque a questão da indiferença, já que muuuuuuuuitos médicos se consideram "Deus" e não tem trato nem empatia nenhuma com os pacientes?!...
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    https://plus.google.com/u/0/111194092799975896009/posts/H1MWdf3W7Vk

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta