Menu

{TEATRO MUSICAL} LES MISÉRABLES

16 outubro 2017

{TEATRO MUSICAL} LES MISÉRABLES
Peça: Les Misérables | Local: Teatro Renault - SP | Duração: 160min | Gênero: Drama | Preço dos Ingressos: R$ 25,00 a R$ 330,00 | Previsão de Apresentações: Até 10/12/2017 | Compra de Ingressos: www.lesmis.com.br/ingressos/

Meu post de hoje é sobre a experiência cultural mais linda que tive esse ano: o musical "Les Misérables" que está em cartaz no Teatro Renault em São Paulo. Adaptação do livro de Victor Hugo, publicado em 1862, a peça entrou em cartaz em Paris no ano de 1980 e na Broadway em 1987, e este ano ganhou sua segunda versão brasileira (a primeira aconteceu em 2001).

Trata-se da história de Jean Valjean, um condenado por roubar um pão, que está cumprindo sua pena em plena França do final do século XIX. Sob a supervisão do implacável Javert, Valjean vive dias de trabalho árduo e inumano. Acontece que, devido a um indulto, Jean Valjean consegue uma libertação temporária e decide não retornar para a prisão. Escondido em uma igreja, ele tenta roubar as peças valiosas desta e é capturado, mas o padre não o denuncia e sim o aconselha a mudar de vida. Ele decide então que será agora outro homem.

Les misérables Brasil

Anos se passam e Jean Valjean é agora Monsieur Madeleine, dono de uma fábrica e o prefeito da cidade. Não sendo reconhecido por Javert, ele vive uma vida diferente da que tinha, sendo um gestor justo e humano. Em sua fábrica trabalha a doce e sonhadora Fantine, que mantém em segredo seu árduo trabalho para sustentar sua filha Cosette que vive com um casal de estalajadeiros da cidade. Vítima do ciúme e inveja das demais funcionárias, e sem conseguir pedir refúgio a Valjean, o segredo de Fantine é descoberto e ela é jogada nas ruas, sendo obrigada a recorrer a todos os níveis de serviços para conseguir o dinheiro que tanto precisa. Ela vende sua dignidade para manter Cosette, mal sabendo que a pobre garota, apesar de todo seu esforço, vive uma vida precária com o aproveitador casal Thénardier, onde todos os privilégios são dados à filha deles chamada Éponine.

O destino de Fantine, Valjean, Cosette, Javert, casal Thenardier, Éponine, vai se cruzar e desdobrar de diversas formas, tendo como pano de fundo a revolução política e a luta estudantil com suas barricadas contra os abusos sofridos pela população.

Les misérables

Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer esta obra fabulosa, não sabe o que está perdendo. O livro possui inúmeras edições, inclusive versões resumidas devido ao tamanho da obra completa (1.500 páginas); Já foram produzidos dois filmes sendo um de 1998 e o mais recente de 2013, com atores de peso como Hugh Jackman (Jean Valjean), Anne Hathaway (Fantine), Russell Crowe (Javert), Eddie Redmayne (Marius), Amanda Seyfried (Cosette), Helena Boham Carter e Sasha Baron Cohen (Thénardiers), e diversas indicações ao Oscar; agora o principal, e que estou aqui hoje para falar, é sobre a versão brasileira do musical da Broadway que está no Brasil desde março deste ano, em São Paulo.


A produção conta com nomes extremamente talentosos do teatro musical brasileiro, e que está na hora de vocês conhecerem. Desde o ano passado, quando foi anunciado que "LesMis" entraria em cartaz (no momento em que eu ainda estava em luto pela saída de Wicked 💔), fiquei super ansiosa para conferir a versão e tive todas as minhas expectativas atendidas. É algo tão gigantesco e rico, que te deixa maravilhado desde que coloca os pés no teatro. A infraestrutura do Teatro Renault permite a montagem de uma peça deste tamanho e, juntamente com a  espetacular orquestra, insere o espectador nas ruas francesas independente do lugar em que esteja sentado (e existem lugares onde o ingresso é 25 reais a meia!!!). Uma maravilhosa experiência visual e sonora (principalmente) que todo mundo precisa experimentar!


No papel de Jean Valjean foi escalado o espanhol Daniel Diges, que já havia interpretado o papel em seu país. Apesar de extremamente talentoso, Diges talvez seja uma das únicas ressalvas que tenho sobre o elenco pois, como as músicas são todas em português, seu forte sotaque e o fato de não falar nosso idioma dificultam o entendimento e logo a sensibilização do espectador quanto à história do personagem. Este fato ficou evidente para mim quando, no 2° ato, o seu excelente cover Léo Wagner (que eu já conhecia por Wicked e além de talentoso é extremamente simpático) assumiu o personagem e deixou a história muito mais clara e emocionante. No papel de Fantine está Kacau Gomes que pega a dura missão (e consegue!) de transmitir para a platéia a quebra do sonho de sua personagem. Ela é dona de um dos solos mais emocionantes da peça com a famosa "I dreamed I dream" (que com certeza você já ouviu e talvez não saiba). Apesar de ter sido colocado em uma ordem diferente e mais dramática no filme, vou deixar o vídeo aqui abaixo com o solo da Anne Hathaway para vocês relembrarem (Mas só porque não tem nenhum da Kacau disponível).


Preciso dizer também sobre a Éponine, o membro mais antigo da friendzone que você respeita (quem nunca, não é?!). Laura Lobo, que fez a Cosette criança na primeira adaptação, faz um trabalho sensacional no papel da pobre garota que sofre de amor (vou deixar o vídeo de seu solo aqui abaixo); O Javert de Nando Pradho é excelente, e talvez seja melhor e mais real que eu tenha visto até hoje; Filipe Bragança, o jovem de 16 anos conhecido pelo filme "Eu Fico Loko" (onde interpretou o youtuber Christian Figueiredo) surpreende e arrasa no papel de Marius, juntamente com a doce Cosette de Laura Verdier.


Os destaques da noite, com certeza, foram o casal Thénardier e o esperto garoto Gavroche. Matheus Leandro interpreta Gavroche e sua sagacidade e eficiência são impressionantes. Super futuro pela frente! Agora eu não tenho palavras para expressar a experiência de assistir Ivan Parente e Andrezza Massei no papel do casal de trapaceiros. Com uma versão maravilhosa da cômica "Master of House", você tem vontade de apertar replay infinitas vezes. Eu conheci o Ivan alguns anos atrás por sua participação na banda "O Teatro Mágico" e a cada dia fico mais impressionada com seu trabalho. Existem boatos de que ano que vem a peça "A Pequena Sereia" virá ao Brasil, então alguém dá logo papel de Úrsula para Andrezza e faz esse coração de musicais aqui feliz (Estão dizendo que será a Cláudia Raia, mas apesar dela ser muito talentosa eu ainda prefiro a Andrezza. Até porque a Ãšrsula é metade polvo e não metade Raia. NOSSA!!!).

Peço desculpas por me alongar mas eu PRECISAVA falar isso tudo para vocês. O teatro musical brasileiro é forte e talentoso e muitas vezes pouco valorizado, mas isso se deve principalmente à falta de incentivo e de estrutura para receber obras desse porte. Um exemplo é que aqui em BH não existe um teatro que suporte este tipo de produção, o que nos deixa fora desta rota cultural e dificulta o engajamento e interesse do público mineiro. Mas que experiência grandiosa estamos perdendo...

LesMis

comentário(s) pelo facebook:

30 comentários:

  1. Oi, Karina!!
    Que postagem mais linda!! Fiquei maravilhada em saber sobre esse musical aqui no Brasil. Só pelos vídeo dar para notar como essa peça é grandiosa!!! Amei conhecer um pouquinho desse Teatro espetacular que está apresentando uma peça linda que infelizmente ainda não tive o prazer de assistir. Espero que esse musical seja um sucesso de início ao fim.
    https://twitter.com/Martaizabeln/status/919935462122360834

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta! É realmente uma linda experiência e todos os envolvidos estão de parabéns.
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Olá! Eu adoro musicais, sempre assisto um filme desse gênero ou vou ao teatro quando tenho a oportunidade. Sinceramente, eu amo o filme Os Miseráveis e confesso que não sabia que essa peça estava em cartaz, então já estou doida para assistir. Também acho triste que aqui em BH haja pouco investimento nessas produções. Seria ótimo ver várias pessoas tendo acesso a esse espetáculo. Bjos!

    Twitter: https://twitter.com/Jeje__Borges/status/919977044456460288

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale... Como outra fã de musicais te digo que nunca me canso. E Os miseráveis, em particular, é uma obra sensacional.
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Oi Karina,
    Que musical interessante, só pelo video já deu uma vontade de assistir e acho sacanagem ter tão pouco em bh mas igual você falou que isso não tem muito em bh principalmente à falta de incentivo e de estrutura para receber obras desse porte, adorei conhecer um pouco mais sobre esse teatro musical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Stephanny! É uma obra espetacular.
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Estou querendo comprar o livro para ler, mas estou esperando uma boa oferta rs, quanto ao filme acho que não assisti nenhum dos dois, mas já estou procurando na net para assistir, minha filha começou a assistir e desistiu, achou chato vou chamá-la para assistir quem sabe agora ela consegue rs. Fiquei super curiosa em assistir o musical, só fui ao teatro uma vez e não era musical, deve ser encantador e contagiante, o figurino esta muito bom, só assisti musicais na TV no teatro ao vivo e a cores deve ser outra historia.
    https://twitter.com/maria64896321/status/919996968654594048

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, essa edição do livro que eu tenho é a mais linda da minha estante, aconselho muito (e a black friday tá quase chegando). Tentem assistir os filmes novamente sim, agora sabendo o que as espera seja uma experiência bem melhor.
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir no teatro.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  5. Oi Karina.
    Eu ja tinha visto falar da obra, porém confesso que sempre me assustei com seu tamanho rsrs.
    Eu não sabia que tinha um musical em cartaz aqui no Brasil e achei a ideia bem interessante, em relação a obra adorei saber que tinha um filme.
    Uma coisa que falou e que concordo é que deveria se investir mais dinheiro em eventos culturais como este, enfim adorei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://plus.google.com/+marlenecanceiçao/posts/9MWsDWsrgr2

      Excluir
    2. Oi Marlene!
      Esqueça o tamanho e mergulhe na história, vc não vai se arrepender.
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  6. Não ter um teatro de suporte aqui em BH é o que me desmotiva a pesquisar e conhecer mais a cultura, sendo assim um ponto negativo em questão de interesse mas, tenho vontade de assistir a essas produções sim! Porém, devo confessar, não sou muito fã de musicais (Salvo animações da Disney e Glee, hehe) só conhecendo pra mudar o ponto de vista e essa indicação me chama muita atenção devido a produção gringa que teve um baita elenco... Muito bom saber que o elenco brasileiro está dando um show em cima do palco e de fato, deve ser uma experiência maravilhosa!

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/920015004329545729

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tendo a oportunidade, não deixe de conferir e quem sabe se interessar pelos musicais.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  7. Olá Karina ;)
    Uma pena que na minha cidade tem teatro mas essas apresentações nunca vem para cá, mas tenho tanto interesse em ver Les Misérables e Wicked S2
    Deve ser maravilhoso ver essa história tocante com atores nacionais na pele dos personagens, é um experiência única, eu acredito.
    Se a adaptação que passou nas telonas foi emocionante, imagina ver tudo ao vivo *-*
    Bjos e obrigada por contar sua experiência com o musical ;)

    Divulgação: https://www.facebook.com/isabelacarvalho.isabela/posts/1531358076945505

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, foi realmente uma linda experiência. Tendo a oportunidade, não deixe de conferir.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  8. Oi Karina,
    Minha única experiência com a obra de Victor Hugo foi através da adaptação cinematográfica de 2013 e vou dizer, fiquei encantada e emocionada com a história. Amo musicais e acho maravilhoso que o Brasil tenha investido nesta história que deve ser maravilhosa de assistir, pois ver as cenas ao vivo deve transmitir emoções indescritíveis. Pretendo ler o livro algum dia e quem sabe assistir a peça também.

    Twitter: https://twitter.com/GisahSLopes/status/920063364621053952

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisa! O filme é ótimo, neh?
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir o livro e a peça.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  9. Eu gosto bastante de teatro, e sou doida pra ler Os Miseráveis, ainda não li justamente por esse tamanho do livro, mas adorei saber que tem versões resumidas. Achei muito legal fazerem essa peça, se tivesse na minha cidade eu com certeza iria. E achei o ingresso bem barato, eu imaginava que seria bem mais caro. É uma pena que o Diges não tenha sido uma escolha muito boa, e acho que o sotaque dele deve atrapalhar mesmo. Eu também acho que musicais são pouco valorizados aqui, e realmente espero que isso mude logo!
    Adorei o post!
    Bjss ^^

    Divulgação: https://www.facebook.com/pamela.mendes.39395/posts/868073420036688?pnref=story

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela! Comece por uma versão menor pra quebrar o medo e depois encare o completo. Eh uma experiência única tbm.
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir a peça.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  10. Karina!
    Imagino a emoção que teve ao assistir esse espetáculo clássico e fabuloso.
    Amo musicais e espero que um dia essas grandes produções lembrem-se que o nordeste é muito cultura e gosta (precisa) ter contato com esses shows fabulosos!
    Amei os artista que interpretam os papéis de maior destaque.
    Semaninha alegre e feliz!
    “No fundo, morrer não seria nada. O que não suporto é não poder saber como terminará.” (A. Amurri)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.


    https://plus.google.com/u/0/111194092799975896009/posts/LJCyyCC4nTZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Os amantes de musicais fora do eixo RJ-SP sofrem, não é mesmo?!
      Bjos

      Excluir
  11. Olá!
    Tenho muita vontade de ler o livro, confesso que ainda não vi o filme todo, apenas algumas partes, pois, quero muito ler o livro primeiramente.
    Adoro musicais!
    Infelizmente sofro, pois, a maioria dos espetáculos que desejo ver não chegam em Salvador.

    Divulgação no Twitter: https://twitter.com/SamyACS/status/920094363086213120

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta!
      Talvez seja interessante assistir o filme primeiro e depois ler o livro pra te dar certa familiaridade com a história. Como o livro é bem antigo e grande, a leitura ppde se tornar um pouco cansativa em vários momentos.
      Bjos

      Excluir
  12. Já faz um bom tempo que estou querendo ter contato com essa obra, seja por livro, filme ou teatro, porém estou meio sem tempo.
    Adorei a sua resenha e já fiquei mais ansiosa ainda, pois as suas palavras foram bem positivas.

    https://twitter.com/Of_Watson/status/920407923662245889

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Herica!
      Não deixe de mergulhar nessa história!
      Bjos

      Excluir
  13. Karina arrasando sempre. Realmente BH perde muito. Pelos trechos que já vi (jogados na net) é um espetáculo maravilhoso. Espero conseguir ver enquanto esta em cartaz. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kethy, obrigada pelo comentário.
      Realmente é um espetáculo bem completo e uma linda experiência.
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir.
      Bjos

      Excluir
  14. Sou completamente apaixonada por essa obra! Apesar de longe, vale a pena.
    Não sou muito acostumada a assistir teatro, nem musicais por isso não sei se aceitaria a dica.
    Mas por ser adaptação dessa obra maravilhosa, deve ser realmente ótima.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole!
      Pra quem já conhece a história, vc sabe como é sensacional.
      Tendo a oportunidade, não deixe de conferir.
      Bjos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  15. O post ficou lindo ♥
    Quando nem toda a polução tem acesso a cultura, infelizmente, posts assim valem a pena. Temos de valorizar, dezenas de pessoas estão envolvidas na produção.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta