Menu

{ #RESENHA } FERA - BRIE SPANGLER

17 outubro 2017

Autora: Brie Spangler  | Ano: 2017  |  Páginas: 384  |  Editora: Seguinte |  Ficção, Jovem adulto, LGBT, GLS 

"[...]há algo que Dylan não conhece sobre Jamie, algo que ela compartilhou com o grupo no dia em que ele não estava ouvindo. 
Algo que não deve mudar nada. Ela é quem ela sempre foi - 
uma fotógrafa incrível e amiga dedicada, que também é transgênero. 
Mas Dylan vai ver ela isso assim?" 

"Fera" é o primeiro livro da autora Brie Spangler, um New Adult  publicado no Brasil pela editora Seguinte em 2017. Inspirado em um dos clássicos mais conhecidos de todos os tempos que é "A Bela e a Fera", conta a história de Dylan, um jovem de 15 anos, quase dois metros de altura e o corpo todo coberto por pelos, o que o deu o apelido de Fera no colégio. Junto ao fato dele preferir os cadernos aos esportes, ele se tornou um alvo.

Em um dos seus dias solitários em casa Dylan sobe no telhado e acaba caindo e quebrando uma perna. Preocupado com sua queda e sua perda recente do pai, o médico que o atende  aconselha sua mãe a inscrevê-lo em uma terapia de grupo onde ele acaba conhecendo Jamie, uma menina linda que atrai sua atenção


"Fera" é aquele tipo de livro que ao ler você quer gritar do alto de um prédio pra que todos os amigos comecem a leitura agora. Com uma sensibilidade e um carinho imensos a autora criou personagens únicos, lindos e queridos pra sempre. Cada um deles tem seus problemas, suas dificuldades e uma chama única, o que me conquistou a cada nova página.

Dylan lidando com o bullying, com as mudança em seu corpo, sofrendo com a perda do pai e as atitudes de um melhor amigo que às vezes mais parece um estranho; já Jamie aprendendo a lidar com quem ela realmente é, aceitando e buscando o corpo que reflete o seu verdadeiro eu

Achei que a leitura seria pesada, angustiante e triste, pois estamos falando sobre dois temas muito complexos, bullying e identidade de gênero, questões difíceis e por muito tempo tabu na sociedade em que vivemos. Entretanto, Brie Spangler conseguiu contar sua história de uma forma bem leve, mas ao mesmo tempo marcante, que nos mostra o crescimento dos personagens e sua luta por entender as situações que vivem

"– Desejei encontrar alguém que quisesse estar comigo, só isso. Simplesmente estar comigo.
– Quero estar com você."


"Enquanto ela lê, algo nela parece capturar a luz, segurá-la em sua pele 
e distribuí-la pela sala como cartas no pôquer."

Dylan não é um garoto sem erros, a amizade dele com o DJ é pouco recíproca, e ele não está alheio ao fato que um dos seus maiores algozes é seu melhor amigo, porém  ele sente que vai perder ainda mais abrindo mão dessa amizade. Talvez seja porque todo mundo quer ser como esse amigo, andar como, ele abre todas as rodas sociais da escola, ou até mesmo pelas vantagens de um amigo rico, mas com todos os defeitos e piadas de mau gosto, DJ também às vezes age como um bom amigo e é o primeiro a defender Dylan

Já Jamie é uma personagem única, ela é linda por dentro e por fora e a forma como vê o mundo é incrível. Queria ser amiga dela, conversar diariamente com ela e tentar ver o mundo através dos seus olhos, porque é fantástico. Ela sem dúvida  é minha personagem querida, principalmente por como ela lida com as situações boas ou ruins e com o fato de ser transgênero.


"Fera" é mais que um livro sobre um garoto que conheceu uma garota, é sobre respeito, aceitar o outro como ele é, aprender que temos nosso preconceito mas temos que superá-lo para aprender a ser feliz. Dylan sentiu na pele o que era amar alguém mas ter dificuldade em aceitar como era essa pessoa, porque ele conheceu sua essência, seu verdadeiro eu e não só físico, ao mesmo tempo ele conheceu alguém capaz de ver quem ele é e não sua aparência que o deu o nome de Fera.

E sabe o que transformou a experiência dessa leitura ainda melhor? O fato de todo o livro ser me primeira pessoa, na visão do Dylan, porque isso me deu a oportunidade de ter mais contato com ele, de entender sua visão sobre certas coisas que para mim seria impossível. Foi aceitar e ver que o mundo é muito mais que preto e branco.

comentário(s) pelo facebook:

15 comentários:

  1. Olá Leh ;)
    Amo A Bela e a Fera e todas as releituras dessa história linda, e só a menção dela já me disse que vou gostar demais de Fera (e que capa linda)!
    Os personagens parecem ter personalidade, e já adorei por isso. Sem dúvida vou gostar do Dylan, e que legal que é em primeira pessoa o livro, adoro!
    Espero terminar a leitura que nem você, querendo gritar para todos lerem! kkkkk
    Bjos

    Divulgação: https://www.facebook.com/isabelacarvalho.isabela/posts/1532322340182412?pnref=story

    ResponderExcluir
  2. Ahh!
    Eu juro que não sabia que a história era essa. Eu vi a capa e pensava que era só mais um romance com uma pegada do conto. Mas me enganei. É bem mais profundo do que podia ter imaginado.
    Já quero ler agora. Sua resenha está maravilhosa.

    https://twitter.com/Of_Watson/status/920408079845548032

    ResponderExcluir
  3. Esse livro já está na minha lista de desejos e após terminar de ler a resenha a vontade de ter e ler só aumentou. É muito bom saber que a autora soube escrever sobre esses temas de uma forma leve porém profunda ao mesmo tempo. Os personagens são incríveis, a capa é maravilhosa, só quero! Ótima resenha!!

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/920416807365771272

    ResponderExcluir
  4. Oi Leh,
    Quando Fera foi lançado não sabia que era uma releitura do clássico da Disney, mas como gosto de releituras, ao ter essa informação fiquei, ainda mais, interessada no livro. Os temas que a autora aborda na trama são tão reais que me senti tocada só em ler a sinopse. Consigo ver que Dylan tem uma imagem ruim de si mesmo e até entendo ele, pois o preconceito mexe com o psicológico e emocional de qualquer pessoa, mas ver como a amizade dele com DJ funciona me incomoda um pouco. Fiquei curiosa com a história de Jamie e gostaria que a autora tivesse escrito alguns capítulos do ponto de vista da personagem, isso seria importante para a trama e para os leitores.

    Twitter: https://twitter.com/GisahSLopes/status/920421675044409345

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser muito bom! Eu estou interessada nele desde o lançamento.
    Eu adoro a história da Bela e a Fera, é meu conto favorito, e eu simplesmente amo todas as releituras dessa história! Eu adorei conhecer mais desse livro, ele realmente parece passar uma ótima mensagem sobre aceitação e preconceito! E eu acho que vou adorar esses personagens, principalmente a Jamie. E eu achei bem legal o livro todo ser pela visão do Dylan. Com certeza vou ler esse livro, e acho que vou amar ele também!
    Bjss ^^

    Divulgação: https://www.facebook.com/pamela.mendes.39395/posts/868482639995766

    ResponderExcluir
  6. Eu li uma resenha desse livro em junho e pensei: onde eu estava vivendo enquanto esse livro estava na Terra?!
    Necessito!

    Mas, por inúmeros motivos não consegui ler ainda, mas a vontade é imensa!

    Gostei bastante da resenha!!!
    Ps. Preciso ler A Garota Dinamarquesa. Me recuso a ver o filme antes de ler.

    Divulgação no Twitter: https://twitter.com/SamyACS/status/920464856343511040

    ResponderExcluir
  7. Oi Leh.
    Oi.
    Eu quero muito ler esse livro, sua empolgação é contagiante, a premissa me interessou bastante, eu acho que esse é um livro que vai abrir minha cabeça para novas coisas, como você mesmo disse: ver que o mundo não e em preto em branco, um coisa que me chamou a atenção foi o fato de que ess livro se trata de uma releitura, coisa que eu adoro, por isso não posso deixar de ler.
    Bjs.

    Divulgação:
    https://plus.google.com/+marlenecanceiçao/posts/81Xcpzw3aCs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leh!!
    Que resenha mais fofa!! Adorei a sua indicação e já estou de olho nessa estória desde o seu lançamento. Acho super interessante os temas que são discutidos nesse livro e sem dúvida também vou indicar essa estória para todos os meus amigos!!
    Bjoss
    https://twitter.com/Martaizabeln/status/920470848745721856

    ResponderExcluir
  9. Olá! Já vi muitas pessoas elogiando esse livro, mas a sua resenha foi a mais empolgante e me deu muita vontade de ler o livro. Adoro a Bela e a Fera, sei que o livro é uma releitura, mas acho que vou me encantar do mesmo jeito, senão mais. Bjos!

    Twitter: https://twitter.com/Jeje__Borges/status/920622191724638208

    ResponderExcluir
  10. Quero ler esse livro ainda não fiz nenhuma leitura que abordasse esse tema de transgênero, queria saber mais sobre a pessoa a transformação em seu corpo, como ela se sente, achei interessante. Deve ser uma leitura muito bonita apesar do preconceito e até do sofrimento dos próprios personagens.
    https://twitter.com/maria64896321/status/920633056645517312

    ResponderExcluir
  11. Oi Leh,
    Infelizmente ainda não li esse livro mas ao ler sua resenha me despertou muita vontade.Acredito que seja essencial haver obras falando sobre identidade de gênero e todos os pontos envolvidos, ainda mais direcionados a um público jovem. Fera me parece ser um exemplo de muitas mensagens capazes de transmitir. Uma leitura válida que irá me ensinar muito sobre o tema.

    ResponderExcluir
  12. Leh!
    Mais uma releitura do conto A Bela e a Fera que tanto amo.
    E que mudança feita pelo autor, trazendo a essência da Fera e vários questionamentos que devem mesmo ser discutidos, principalmente entre o público mais jovem, para entender melhor determinadas questões que ocorrem e para discutir a questão do preconceito e da diversidade das relações.
    “É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada.” (Sêneca)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    https://plus.google.com/u/0/111194092799975896009/posts/Nk9ZZh8kC87

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de releituras, ainda mais quando conseguem transformar em uma trama tão boa como essa.
    Ainda abordando temas comuns e que devem ser discutidos bastante atualmente.
    Olhando a capa, não esperava por essa premissa.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi oi, já havia visto a capa, mais amei conhecer o enredo, releitura é sempre muito legal e quando aborda temas comuns no dia a dia é mara.

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. O mundo é mais que preto e branco, ele é colorido, lindo, e as pessoas precisam aceitar isso. Precisam entender que não somos todos os iguais, precisam aprender a aceitar suas escolhas, o mundo precisa de mais tolerância.
    Gostei muito da resenha, quero ser amiga de Dylan e Jamie ♥

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta