Menu

{ #RESENHA } PRINCESA DE PAPEL - ERIN WATT ( THE ROYALS 01 )

06 setembro 2017

Princesa de Papel | Subtitulo: The Royals # 1 | Autores: Erin Watt, Elle Kennedy e Jen Frederick | Ano: 2017 | Páginas: 368 | Editora: Essência | Gênero: Ficção,Jovem adulto,  Romance

Desde que chegou até minhas mãos para ser resenhado, Princesa de Papel chamou minha atenção com sua capa linda. Olhando para o título e para esta coroa dourada, cheguei até a imaginar que pudesse ser, quem sabe, algum tipo de releitura de um Conto de Fadas, mas estava enganada. A meu ver temos na obra uma história, moderna, diferente e bem jovial, com uma protagonista que em nada se parece com uma princesa frágil e indefesa.

Ella Harper é do tipo que arregaça as mangas e luta pelo que quer. A jovem de 17 anos, não conheceu o pai, acaba de perder a mãe e embora sua situação seja difícil, não é de perder tempo se lamentando. Sozinha no mundo, mas determinada a cuidar de si, ela falsifica assinaturas para continuar estudando e até mente a idade para trabalhar como striper em uma boate. Impulsiva, age no calor do momento de acordo com o que acha certo.


Eis que um dia surge em sua vida Callum Royal, um homem podre de rico que era o melhor amigo de seu pai. Este pai que Ella não conheceu também está morto e Callum será seu tutor, um estranho com quem ela irá morar. É assim que a garota vai do lixo ao luxo da noite para o dia. Abismada com tanta riqueza, mas também na defensiva com toda essa novidade, ela não demora perceber o quanto os cinco filhos de seu tutor a detestam e a querem bem longe de suas vidas.

A família Royal é bastante problemática. Callum sofre pela perda da esposa enquanto os filhos sentem profundamente a falta da mãe. É nítida a relação ruim entre o pai e os filhos. A falta de pulso de Callum me incomodou e aquela ideia de que dinheiro compra tudo pairando no ar me deixou assustada. A princípio Ella quer apenas se agarrar a oportunidade de estudar e ter uma profissão que a sustente, mas acaba se envolvendo com sua nova “família”, especialmente com Reed.

Esta casa é uma ilusão. É polida e bonita, mas o sonho que Callum está tentando
me vender é frágil como papel. Nada fica brilhante para sempre neste mundo. 


Apesar de não aprovar boa parte das atitudes de Ella, não posso negar que sua coragem e resiliência fazem dela alguém admirável. Mesmo sendo tão jovem, a mocinha não se deixa abater pelas dificuldades, não fica deslumbrada com o dinheiro e não se cansa de lutar por sua independência. Já Reed não ganhou minha simpatia em nenhum momento. Agressivo, machista, arrogante e dominador o personagem detestável não me desceu.

Basicamente a trama é o desenrolar da nova vida de Ella e sua relação com as pessoas que encontrou neste novo mundo. Ela narra sua história em primeira pessoa e o texto é bem descontraído e fluido. Um romance New Adult com cenas picantes. A diagramação não está cansativa e tudo colaborou pra que eu lesse bem rápido, mas...  Ver assuntos como abuso sexual, drogas, alcoolismo, violência entre outros temas pesados vivenciados por jovens de tão pouca idade me deixou um pouco cautelosa...


Particularmente, acho perigoso tratar certos comportamentos graves como se fossem normais... Como por exemplo, achar graça de ter começado a beber quando criança ou fazer justiça com as próprias mãos ao invés de tratar um crime como um crime. Por essas e por outras é que uma luz de alerta acendeu em meu conceito final. Não é um livro que eu indicaria sem medo a qualquer pessoa. Claro que leitores maduros saberão filtrar o que é certo ou errado de acordo com seus valores, mas me preocupo um pouco com cabecinhas imaturas e influenciáveis.

Por mais que eu tenha encontrado uma escrita bastante agradável, o livro não me tocou, não me marcou e não se tornou um dos meus preferidos. Mas, por outro lado, serviu para reforçar algumas das minhas convicções e eu gosto quando um livro faz isso comigo. Independente da minha opinião sei que muita gente vai amar essa história por completo e se encantar com a trama que tem uma cara jovem, sensual e personagens fortes.

Gostou do que a trama tem a oferecer? Boa leitura! Beijo da Nat.

comentário(s) pelo facebook:

40 comentários:

  1. Eu tenho achado linda as capas dessa série The Royals, mas me é triste notar assim como você que mais e mais os autores e os jovens tem achado normal beber cedo, ser jovem irresponsável e afins. Existem mortes por inconsequência e se num livro mostram essas inconsequências como banais óbvio que a mente besta do jovem vai seguir isso. Eu vejo constantemente a falta de comprometimento consigo mesmo que a juventude tem mostrado, é uma falta d emedo que me assombra. Gostei da capa, do modo como foi colocado o nome do autor em minúscula – me encanta – e sua resenha, mas assim como você não recomendaria um livro desse para qualquer um. Os livros deveriam vir com avisos de conteúdo sensível só acho viu…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bárbara
      Assuntos sérios merecem cuidado.
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  2. Olá!!
    Eu não li esse livro, mas concordo que alguns assuntos devem ser tratados com mais delicadeza, pois esse livro, como você disse, pode ser lido por cabeças imaturas, mesmo esse não sendo o publico alvo da história. Eu não pretendia lê-lo antes, e depois da sua resenha menos ainda rsrsrs, por mais que a premissa seja interessante. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que é necessário delicadeza!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  3. Oi, Nat. Fico feliz com a maturidade de muitas leitoras como você, já tinha ouvido falar desse livro e muitas leitoras notaram o fato de o livro tratar de determinados assuntos com naturalidade sem fazer nenhuma ressalva. Não sei se teria coragem de encarar esse livro, mas fiquei aliviada porque você consigou confirmar suas convicções por meio da leitura sobre os assuntos tratados. Tem continuação né? Você pretende ler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana,
      Olha, preciso admitir que o livro acaba de uma
      maneira que desperta muita curiosidade... Mas sinceramente
      não sei se será o suficiente para que eu confira as continuações.
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  4. Eu tinha uma vontade muito grande de ler esse livro, mas depois que li resenhas que falam sobre esses assuntos abordados de forma normal, não fiquei com tanta vontade assim caiu um pouco rs. Mas gostei da personagem por sua garra passar por tantas coisas e ser forte e ir a luta não é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria
      A garra da personagem é mesmo muito
      legal de acompanhar!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  5. Olha, não faz meu estilo d elivro, mas confesso que julguei pela capa rs. Também pensei ser um espécie de releitura de alguns contos de fadas.
    Acho legal obras que abordam figuras femininas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de encontrar
      figuras femininas marcantes.
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  6. Olá, apesar da trama ser genérica, ela aborda alguns temas importantes de serem discutidos. Vi que é uma trilogia, portanto espero que os personagens sejam mais explorados nos próximos volumes. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...
      Há sempre a possibilidade da sequência
      surpreender positivamente!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  7. Estou com medo de ler esse livro por que várias pessoas falaram que o livro não tocaram elas. Quando ele foi lançado e eu li a resenha fiquei doida querendo ler na hora, pois a trama adolescente maduro é um dos gêneros que mais gosto de ler e saber que tem alguns pontos que são meio absurdos fez com que minha expectativa caísse muito. Ainda não li, porém vou tentar comprar nessa Black Friday!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura Hérica
      É bom conferir e tirar as próprias conclusões
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  8. Achei bem interessante essa história e me chamou mais atenção por quem escreveu. Queria conhecer. Mas chama atenção também pela família problemática e esses meninos, os temas e assuntos pesados que a história fala e etc. Fiquei pensando que poderia odiar por essa ideia de dinheiro na trama, de como é tratado e como são essas pessoas e coisas assim. Certa birra minha, sabe...E também vi falando umas coisas de um dos garotos que me deixou muito pé atrás. Mas no fim das contas é só lendo mesmo pra ver no que deu. Gostei de como a história é promissora, parece valer a pena acompanhar essa jornada deles. Pode não ser um livro pra qualquer um mesmo pelas coisas que acaba abordando, mas a gente tem que ter cabeça pra não pegar exemplo ruim de história né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane
      Realmente só lendo... Tirando as próprias conclusões
      Boa leitura!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  9. Oi, Nat!
    Gosto de protagonistas que arregaça as mangas e lutam pelo que quer e que não perdem tempo se lamentando igual a Ella, mas não gosto de protagonistas agressivos, machistas, arrogantes e dominadores como o Reed, e tenho a impressão de que esse personagem também não me agradará se algum dia eu for ler esse livro, algo que farei apenas se a oportunidade surgir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim Any
      se vier a ler espero que goste!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  10. Humm olha ia o motivo de eu saber que vou me incomodar muito nessa leitura, eu já ouvi uns comentários em relação ao mocinho que me deixam de orelha em pé, resumindo personagens escrotos tendem a me deixar com a sensação de incomodo quase que o tempo todo na leitura. O que me deixa animada em relação a leitura é ver a nossa protagonista seguindo na vida, eu confesso que não sei como agiria se alguém aparecesse para resolver todos os meus problemas. Eu já tenho o primeiro livro aqui na minha estante e tava enrolando pra ler mas depois dessa resenha eu vou dar uma chance a esse livro sim. Obrigada pela resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rissia
      Fico muito feliz ao saber
      que achou a resenha maravilhosa!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  11. Olá, já me falaram o mesmo que você quanto ao livro. Creio que ele possui muitas coisas a serem melhoradas para agradar. Compraria pela capa, não pelas indicações, no entanto sua forma de passar a história e a sinceridade do que gostou ou não, pretendo ler pra ver o que vou achar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que no fim das contas
      você goste da leitura!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  12. Oi Nat,
    Amei essa capa e amo livros que a protagonista não tem nada frágil e indefesa, e ao ler sua resenha meu deu uma vontade de ler esse livro que vou ate procurar para comprar, pois você fala com tanta sinceridade do que achou que fiquei curiosa para ler e saber sobre essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Legal saber disso!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  13. Oi Nathalia,
    Quando li a sinopse deste livro percebi que não era nada do que tinha imaginado. Por ser de um gênero que adoro e ter um forte teor dramático, estou com as expectativas bem altas para esta história. O encontro de Ella com os irmãos Royals tem tudo para dar errado, só de ler sobre as personalidades dos irmãos dá para ver que a convivência será difícil, mas Ella já passou por muita coisa para deixar que eles lhe coloquem medo. Mesmo o livro me parecer um pouco clichê e ter se tornado um divisor de água entre os leitores, espero gostar desta história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que você goste da leitura!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  14. Eu li esse livro logo que ele foi lançado, e confesso que também não gostei muito dele. Eu também gostei da narrativa da autora, e até achei interessante o enredo. Mas também não gostei muito da forma que alguns assuntos foram trabalhados, e são assuntos séries que a autora parece que nem deu muito atenção. Eu achei o livro envolvente, mas não sei se vou ler as continuações...
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Legal saber que tivemos uma
      opinião parecida
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  15. OI Nat.
    Eu quero muito ler esse livro, assim como você fui encantada com a capa, mas é uma pena que o livros em si não te conquistou, concordo com você, abordar temas assim com naturalidade é uma jogada perigosa, em relação ao mocinho eu fiquei decepcionada, não gosto quando eles são machistas e se acham o ultimo biscoito do pacote, enfim ainda quero ler, porém ainda quero ler, mas estou receosa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene
      Só mesmo lendo você poderá
      formar sua opinião a respeito da obra.
      Espero que a leitura lhe agrade.
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  16. Nathalia!
    Deve ser um choque de uma hora para outra descobrir que tem um tutor rico e que não vai mais precisar se preocupar em pagar as contas, por outro lado, enfrentar o 'bullying' dos irmãos que não a aceitam, vai ser uma barra, mas como ela não se dobra, quero ler para ver no que vai dar.
    Uma pena que o livro não a toqcou, fiquei curiosa por ler.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve sim Rudy
      Um baita choque!
      Obrigada pelo comentário
      Beijo

      Excluir
  17. Olá Nathalia! Eu me apaixonei pela capa desse livro pois ela é simples e elegante. A trama também me agradou, porém esses temas que o livro aborda como você mencionou me deixaram com o pé atrás. Adoro protagonistas fortes que não ficam se lamentando das condições de vida, mas esse Reed estraga tudo com esse gênio ruim. É uma leitura a ser pensada. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Pois é Aline,
    Essas foram minhas impressões...
    Se vier a ler me conta o que achou!

    Obrigada pelo comentário! Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Adorei saber que a protagonista é uma mulher forte e não cheia de mimimi, gostei da premissa do livro e da capa que é linda! Quero ler essa série quando tiver uma oportunidade e tempo, pois estou com uma lista cheinha de livros para serem lidos haha.
    Gostei da resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Nossa, acho super importante o ponto que você tocou do tipo de influência que uma história dessas pode causar. Não é do tipo de leitura que eu gosto, com romance, YA e tal. Mas a questão do exemplo é muito série. É um livro de capa lindinha, sobre princesas... o tipo de livro que um adolescente adoraria, ou até mesmo uma criança mais velha. Gostei muito da sua reflexão nesse ponto. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. A história possui situações bem absurdas, que, como vc bem citou, são tratadas como normais. Falo de uma situação específica que acontece de Ella na escola. Fora isso, ela ainda é acuada e ofendida pelos irmãos sempre que se encontram em qualquer lugar. História esquecível!

    ResponderExcluir
  22. Realmente a capa engana e só após ler a resenha nota se que não tem nada a ver com alguma releitura de Conto de Fadas. Infelizmente não despertou meu interesse. Gosto quando reforço minhas convicções também mas, vou deixar passar a indicação.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Nat!
    Ainda não li esse livro mas todas as resenhas que leio sobre esse livro fala quase a mesma coisa, que tem temas que tem que se tratados com cuidados pois muitas pessoas acabam lendo e achando o que está escrito no livro como certo ou verdadeiro e acaba se espelhando então comportamento. Então acho que tudo isso tem que se visto por quem está escrevendo ou está publicando tão estória.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Apesar de ser um gênero com um grande público de apreciadores, eu não sou uma dessas pessoas. Que interessante o fato de a grande maioria ter a mesma impressão do tema, através da capa!

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta