Menu

{ #RESENHA } JANTAR SECRETO - RAPHAEL MONTES

09 setembro 2017

RESENHA DE LIVRO: JANTAR SECRETO - RAPHAEL MONTES
Jantar Secreto | Autor: Raphael Montes | Ano: 2016 | Páginas: 360 | Editora: Companhia das Letras  | Suspense, Policial 

Hoje a resenha é de um livro nacional do promissor e brilhante Raphael Montes. Com 4 livros publicados até o momento, sendo todos no gênero suspense/policial, seu nome já ganha destaque e inclusive uma peça de teatro já foi montada a partir de seu texto (sobre o livro "Dias Perfeitos", que esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eu viajei pra SP dois dias após a temporada acabar 😭). Seus livros já foram traduzidos para vários idiomas.

A história de "Jantar Secreto" é contada em 1° pessoa por Dante, um rapaz que aos 19 anos se muda para o Rio de Janeiro com mais 3 amigos, todos vindos de Pingo D'água no interior do Paraná. Recém aprovados em universidades cariocas Dante (Administração), Miguel (Medicina), Hugo (Gastronomia) e Leitão  (Sistemas da Informação) passam a morar em um bom apartamento localizado em Copacabana, dividindo igualmente as despesas. Anos depois, alguns formados e outros não, o grupo sente na pele a crise do país e nenhum conseguiu se "firmar feliz" na área em que escolheu. Após uma jogada irresponsável daquele que deveria reunir o dinheiro dos 4 e pagar o aluguel, eles acabam contraindo uma dívida de 26 mil reais referente a 6 meses de atraso.



Essa dívida é o divisor de águas da história deste grupo pois, na tentativa de arrecadar o dinheiro rapidamente e não serem despejados, descobrem um site onde você pode vender vagas de jantares organizados em sua casa. Como Hugo é chef de cozinha a oportunidade parece muito interessante, visto que participantes dos bons jantares costumavam pagar até R$ 500,00 por uma vaga. Porém, como uma "brincadeira", Leitão cadastra o menu do jantar neste site como carne humana, e com o valor de R$ 3.000,00 por participante. Eles logo recebem vários interessados que imediatamente depositam a taxa cobrada. Agora possuem 30 mil reais em conta, uma dívida de 26 mil, uma fila de interessados pelo canibalismo gourmet e o desafio ético de ir em frente com essa ideia absurda (ou não). O que fazer?


A história é muito boa, sério! Digna de um filme dos bons!!! Pra quem gosta de suspense e thriller psicológico é um prato cheio, pois ela já te choca com a ideia  de ingerir carne humana, mesmo antes de saber qualquer detalhe. A narração feita por Dante, embora muitas vezes não siga uma ordem cronológica, vai acrescentando aos poucos todas as características importantes de cada personagem e você consegue acompanhar claramente o processo do corromper de cada um, seus desejos e vontades mais ocultas. Dante, Leitão, Hugo e Miguel são os típicos rapazes do interior que se deslumbram com as oportunidades  da vida na capital (ainda mais quando essa é o Rio de Janeiro). Conhecemos também a peculiar e enigmática Cora e o oportunista Umberto, que dão um toque bastante especial à história.

RESENHA DE LIVRO: JANTAR SECRETO - RAPHAEL MONTESAgora tem algo que vocês precisam muito saber: a riqueza de detalhes! Para os curiosos será uma experiência sensacional. Mas cuidado com os momentos em que você for avisado de que cenas fortes virão em seguida, pois elas virão mesmo! Só pra exemplificar, sou bióloga e já fiz aulas de anatomia, dissecação de animais, assisti diversos trabalhos nessa área... Pois bem, era de se imaginar que nada me afetaria, mas para minha própria surpresa precisei fazer duas pausas em certa parte do livro para recobrar meu controle.

JANTAR SECRETO - RAPHAEL MONTES

Como primeiro livro que leio do Raphael Montes preciso dizer que me surpreendi muito com a escrita dele, ganhou uma fã e já estou com todos os outros 3 livros na minha lista (Dias Perfeitos, Suicidas, O Vilarejo). "Jantar Secreto" apresenta uma leitura fácil e uma excelente evolução da história. Por se passar no Rio de Janeiro, muitos dos locais citados são conhecidos, além dos fatos nacionais como a crise do país. Raphael também utiliza ótimos recursos visuais como um capítulo inteiro através de conversas na tela do WhatsApp e outros contendo cartas e e-mails. Isso tudo sem falar da edição lindíssima feita pela Ed. Suma das Letras, com as chamativas bordas das páginas bem vermelhas.

"Jantar Secreto" foi o escolhido do mês para a leitura coletiva do #ClubedoLivroBH, projeto aqui do blog Coisas de Mineira, e só posso dizer pra vocês não perderem a oportunidade de se aventurar no mundo da Carne de Gaivota e ao mesmo tempo se dar a chance de questionar a própria moral! Vou deixar aqui o recado enviado pelo autor (e essa atenção e cuidado com os leitores o torna ainda mais um profissional especial). Para participar da nossa leitura coletiva e  dos comentários semanais, basta confirmar participação pelo evento do facebook no link https://goo.gl/jUeS2V.



comentário(s) pelo facebook:

35 comentários:

  1. Já li um livro desse autor e se tem uma coisa que me surpreendeu é a forma como ele consegue fazer a gente ver as coisas e ficar todo agoniado com aquilo. Só imagino as cenas que esse livro não rendeu com relação a carne humana. Sério, só de pensar...argh! Que nervoso! Mas achei isso o mais legal no livro. E tem umas coisas absurdas e que chamam atenção, então dá aquela curiosidade. Parece bem narrado, deve ser interessante ver como o personagem vai levar as coisas e a história, no que vai dar e etc. É um livro que gostaria de ler alguma hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, obrigada pelo comentário.
      Quando tiver a oportunidade, leia sim. A escrita do autor nos coloca dentro da história mesmo, lidando diretamente com as escolhas dos personagens, mas sem deixar de lado as nossas próprias convicções.
      Bjos

      Excluir
  2. Ainda não li nada do autor e acho que não teria coragem! Não sou muito fã de livros de terror ou macabros assim! Sei que esse livro deve está muito bom e a sinopse me deixa bastante curiosa, mas tenho muito medo de ler e sei que irei vomitar na hora!
    Sei que esse livro não é para qualquer um! Não estou pronta ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Herica, obrigada pelo comentário.
      Eu até tive dificuldade em classificá-lo como terror, mas acredito que alguns detalhes possam sensibilizar aqueles que não estão familiarizados com o gênero. Sendo assim, quando estiver mais preparada não deixe de ler este livro. Bjos

      Excluir
  3. Olá, já ouvi muitos elogios sobre essa obra, e tenho ficado cada vez mais curioso para lê-la. O autor consegue abordar o assunto com uma fluidez e inteligência sem igual, pois é o que o tema exige, sem contar que a vibe "lendas urbanas" deixa a leitura ainda mais espetacular. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison, obrigada pelo comentário.
      É exatamente isso, então não deixe de conferir a polêmica história da carne de gaivota. Bjos

      Excluir
  4. Oi Karina.
    Eu ouvir maravilhas sobre esse livro e também sobre o autor, e pelo pouco que descreveu concordo que o livro daria um filmes e dos bons, eu gosto muito desse tipo de trama e tudo mais, porém ainda tenho um pouco de medo, fiquei estagnada quado li que até você que já viu dissecação teve que fazer uma pausa, enfim eu quero muito ler, mas não sei se esse é um livro para mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, obrigada pelo comentário.
      A trama é realmente fantástica e inovadora, não é?! O autor é tão bom no que faz que ele até te alerta quando vão começar as partes mais fortes, então quando quiser arriscar tenha em mente seguir os conselhos dele. Bjos

      Excluir
  5. Oi Karina,
    Raphael Montes sabe como chocar e surpreender o leitores com sinopses diferentes e inusitadas. Ainda não tive nenhuma experiências com suas obras, mas tenho muita vontade. Jantar secreto é um pouco polêmico tanto pelo tema abordado quanto pelas atitudes e escolhas dos personagens. Oferecer uma jantar onde o prato principal é a carne humana vai além da minha compreensão e só consigo pensar no nível de desespero de uma pessoa para ter que adotar medida tão extrema para pagar suas dívidas. Não posso falar mais que isso por ainda não ter lido o livro, mas sei que quando o fizer terei muitas coisas a considerar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine, obrigada pelo comentário.
      Talvez seja a hora de vc se render aos livros do Raphael e embarcar nessa história da Carne de Gaivota. O assunto em si, sem qualquer complicação que venha a existir na trama, já mexe com nossas convicções então a experiência se torna muito mais interessante. Bjos

      Excluir
  6. Nunca li nada do autor, mas sei que ele é bem conhecido e bem amado. A premissa é super interessante e eu já espero um livro cheio de mistérios, gosto muito de livros assim. Também ouvir dizer que as partes macabras são as melhores, muito bem escritas. Enfim, quero muito dar uma chance ao livro e desfrutar desta obra. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, obrigada pelo comentário.
      Acredito que então está na hora de vc conhecer toda a trama que envolve os jantares de carne de gaivota. Dê sim a chance ao livro e, se quiser aproveitar, vamos começar uma leitura coletiva dele na segunda. É só entrar no link ao final da resenha.
      Bjos

      Excluir
  7. Li Jantar Secreto e gostei e assisti a peça do livro Dias Perfeitos gostei também que pena que você não conseguiu assistir. Agora comprei Suicidas, mas ainda não li. As cenas são bem sangrentas confesso que fiquei abismada com as descrições, achei tudo muito bem escrito e elaborado e fiquei impressionada com o final me surpreendeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, obrigada pelo comentário.
      Nem me fale... fiquei arrasada qndo vi as datas da peça. Minha próxima leitura tbm será o "Suicidas", então tomara que tenhamos outra excelente experiência, não é?! Bjod

      Excluir
  8. Eu sou suspeita pra falar do tema canibalismo porque tenho uma queda em Hannibal Lecter e suas histórias e já vi diversos relatos sobre comer carne humana e já debati sobre ingerir ou não o alimento em caso de acidentes e desastres – tipo o povo que caiu de avião e comeu os amigos para não morrerem. No entanto agora com essa onda de romantizar o canibalismo – Katy Perry con Bon Appetit – eu fico até com medo de ler um livro desses e não ser uma boa leitura. Ainda mais depois que fiquei a saber da adaptação cinematográfica que futuramente vem por aí – detalhe Brasil nem será citada na história que se passará em NY – no entanto depois de ler essa resenha eu tô no chão a sofrer por esse livro não poder ler. Puta merda esse homem me faz sofrer de inveja branca, livro na Europa Oriental e Ocidental, América do Norte, só falta Africa, Oceania e Asia/India pra hitar tudo. Mano na vida desejamos ter o puta sucesso do Menino do Acre feat. Raphael Montes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara, obrigada pelo comentário.
      Pois é, pode ler tranquila, sem medo da "popularização" do tema. Na verdade, a análise feita por Raphael é tão interessante que ele provoca em vc um questionamento pessoal sobre suas convicções, e posso adiantar que sua questão de "alimentação em um acidente" será abordada (talvez tenha até muitaaa importância). Bjos

      Excluir
  9. Karina!
    Já li outros livros do autor e agora quero conferir mais esse que apesar de repugnante a um primeiro momento, nos leva mesmo a questionar sobre nossa hipocrisia, porque se comemos carne de outros animais, por que questionar quem come carne humana?
    Veja! Não estou fazendo apologia ao canibalismo, mas até entendo que existam seres humanos que paguem quantias exorbitantes para participarem desses eventos...
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy, obrigada pelo comentário.
      É inteiramente compreensível o seu questionamento e inclusive é uma ideia trabalhada no livro. As vezes precisamos abrir um pouco a cabeça para alguns temas e avaliar nossas próprias convicções. E que belo exercício é este livro. Não deixe de ler! Bjos

      Excluir
  10. Oi Karina! Essa autor está se destacando cada vez mais no mercado. Ainda não conhecia a história de Jantar Secreto, agora que li sua resenha fiquei bem impressionada com o enredo e curiosa para conferir o livro.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassia, obrigada prlo comentário.
      Realmente o Raphael é uma surpresa muito boa para o nosso grupo de excelentes autores nacionais.
      Não deixe de ler pq vale muito a pena.
      Bjos

      Excluir
  11. Oi Karina,
    Infelizmente ate hoje não li nenhum livro do Raphael mas adorei o booktrailer do jantar secreto e já adicionei ele na minha listinha rsrsrs, ouvir falar muito bem dos livros dele e achei muito fofo ele ter mandado o recado pro Clube do Livro BH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanny, obrigada pelo comentário!
      O booktrailer ficou mesmo muito legal. O Raphael é um autor extremamente simpático, o que torna mais especial ainda gostar do seu trabalho. A prova está aí no vídeo pro clube.
      Não deixe de ler mesmo!
      Bjos

      Excluir
  12. Olá Karina! Não sou fã de terror e achei essa história bizarra. Porém é bom ver os autores nacionais se destacando cada vez mais. O que é interessante nesse livro são as questões socias abordadas como ambição, irresponsabilidade, etc. Para os amantes do gênero deve ser um prato cheio. Do Raphael quero muito ler o romance Suicidas para poder conhecer a escrita do leitor. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Karina!
    Gosto de suspense e thriller psicológico, mas canibalismo não é um assunto que me agrada, e saber que Jantar Secreto possui uma riqueza de detalhes não me deixa dúvidas de que esse livro não é pra mim. Mas como uma leitora de livros nacionais desejo todo sucesso ao Raphael Montes!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Falou de suspense e ainda investigação criminal eu já estou anotando a dica – sou dessas haha. Amo forte esse gênero e sempre estou lendo!
    Gente e que booktrailer foi esse? Muito –desculpe o palavreado - foda! Adorei essa temática de um jantar secreto e quero saber mais sobre ele, sobre o canibalismo. Não leio muito temas assim e acho que vai ser uma boa.
    Como eu não conhecia o autor acho que este livro vai ser espetacular pra eu conhecer sua escrita. Gostei muito mesmo, na verdade, amei!
    Quero muito ler, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu já li o livro Dias Perfeitos desse autor, e gostei muito da escrita dele, e realmente me surpreendi bastante com o livro (leia esse livro também, ele é ótimo). Agora estou com bastante vontade de ler esse livro. Achei essa história deles fazerem um jantar com carne humana super bizarra, mas mesmo assim me deixou muito curiosa. Acho que também vou gostar bastante desse livro, e ele realmente parece ter uma ótima história para um filme. Com certeza vou ler também =D
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  16. Lendo e amando. Raphael manda muito bem. Ansiosa por ler mais obras dele. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada do autor, mas não poderia estar mais curiosa! Sua resenha ficou maravilhosa e poxa vida, estou louca para por as mãos nesse livro. Provavelmente minha irmã vai ter que dormir pelo menos uma semana do meu lado para o horror das cenas chocantes passarem kkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Nossa... acho que eu não tenho estômago pra esse tipo de conteúdo, kkk. Eu já fico meio chocada com a capa! Eu só tinha visto o título e a capa por aí, nem sabia do que se tratava. Agora sabendo que a história realmente tem partes pesadas... bom, acho que não rola mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Já li "Dias Perfeitos" e, juro, Raphael tem a mente de um sociopata, uma mente diabólica... Desculpa, Raphael hahahahahahaha
    Além, de uma história rica em detalhes, há tbm os defeitos inerentes ao ser humano, como ambição, irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Você disse "canibalismo gourmet"?!
    A ã do Hannibal Lecter aqui não aguenta.
    esse livro está na minha lista de desejados (lista essa que a cada resenha que leio cresce um pouco mais).
    Estou adorando ver autores nacionais atuais se aventurando por outros caminhos além do romance.

    ResponderExcluir
  22. Gente que resenha!! Tive o meu primeiro contato com o autor em Dias Perfeitos e achei maravilhoso! A forma como ele nos coloca dentro da história e nos faz questionar sobre nossas convicções é sensacional! Uma pena você ter ido a SP depois da peça :[ Quero muito ler os outros livros dele mas, Jantar Secreto está no topo da lista e mesmo sabendo das cenas mais descritivas e fortes, vou encarar com toda a certeza! Ele é um ótimo autor e merece tudo o que vem conquistando.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Karina!!
    Ainda não li nada do Raphael Montes, mas só pela resenha já sentir aquela curiosidade batendo e chamando para ler essa estória!!! Sem dúvida acho essa estória bem interessante pois não é todos os dias que vemos em um livro esses pratos tão especiais sendo servidos!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Que surpresa maravilhosa é ler uma resenha de um livro nacional com uma opinião postiva. Fiquei com vontade de ler! E desejo muito sucesso ao autor!

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta