Menu

{ #RESENHA } EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO

07 setembro 2017

RESENHA DE LIVRO: EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO
Livro:  Edgar Allan Poe: Medo Clássico – Volume 1 | Autor: Edgar Allan Poe |  Ano: 2017 | Páginas: 384 |Editora: DarkSide Books | Gênero: Contos, terror, suspense  

Edgar Allan Poe – Medo Clássico é uma coletânea de contos do autor separado por tema, sendo eles “Espectro da Morte”, “Narradores Homicidas”, “Detetive Dupin”, “Mulheres Etéreas”, “Ímpeto Aventureiro e "O Corvo”.  Com tradução de Marcia Heloisa, também responsável pela introdução muito poética sobre a vida e obra do autor, o livro apresenta em sua primeira parte um pouco sobre a infância e vida adulta do autor Allan Poe e como elas influenciaram sua escrita, depois ele apresenta seus textos mais famosos.

Notável por seus contos que tem início, meio e fim, Edgar Allan Poe foi o primeiro a viver da sua escrita, passando por muita dificuldade já que não era uma profissão bem vista aos olhos da sociedade, Poe conviveu com a morte muito de perto desde pequeno, primeiro com sua mãe adotiva perdida pera a tuberculose e depois sua esposa acometida pelo mesmo mal. Cada um de seus contos é mórbido e sombrio, com pontos-chave que fazem os cabelos ficarem em pé e a atenção presa em cada descrição.

RESENHA DE LIVRO: EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO


Se você já leu algum livro da Darkside Books sabe que a editora é fera em diagramação, e que o capricho é fundamental para a edição de suas obras. Em "Edgar Allan Poe – Medos Clássicos" não foi diferente, em capa dura, misturando o dourado com o preto fosco e o título em auto-relevo, só a capa já faz os olhos brilharem. No miolo vemos letras com tamanho que facilita a leitura e notas de rodapé que ajudam no entendimento, além das páginas ilustradas que dão um ar ainda mais interessante.

O cuidado com a obra e autor é visto em cada pequeno detalhe do livro, ao ponto que fica até difícil escolher qual sua história preferida, então não vou indicar o meu conto preferido para que vocês possam ler, só vou dizer que cada um deles merece ser lido e vocês devem fazer isso aos poucos.

RESENHA DE LIVRO: EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO

Escrever a resenha desse livro foi bem complicado, primeiro pelo fato dele ser uma coletânea e eu não querer escolher apenas uma história para comentar com vocês, ainda mais porque ao longo da leitura eu não consegui escolher uma preferida. Todos os contos despertaram minha curiosidade e quando chegaram ao final eu só tinha um pensamento: "Poxa, esse cara escreve bem demais, não quero contar nada na resenha para não dar spoiler!"

O que mais gostei em Edgar Allan Poe – Medo Clássico foi o fato dele não ser feito somente para os fãs do autor, que a forma como foi dividido por temas, e principalmente com uma introdução sobre sua vida, facilitou o primeiro contato com suas obras. Ainda não tinha lido nada do Poe, mas enquanto ia lendo fui descobrindo porque ele é considerado o pai do gênero do terror investigativo, seus textos te prendem do início ao fim e te deixam fascinada.

RESENHA DE LIVRO: EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO

Não sou muito fã de livros de suspense ou terror, deixo esses livros para a Tay e a Karina que amam, mas me vi apaixonada por Poe e seu jeito único de criar mistérios com coisas do cotidiano de seus personagens, não é atoa que o autor é uma grande inspiração para nada menos do que Stephen King.

comentário(s) pelo facebook:

35 comentários:

  1. Poe assim como os corvos que são seu maior símbolo entraram na vida dos grandes escritores e diretores dos clássicos de terror por ser um notável em suas criações. Único ao fazer cada obra, é citado até hoje como o Pai do Mistério e afins, pois com ele nosso gosto pelo mórbido e sombrio negro das trevas foi aclamado e intensificado. Eu adoro o Poe, mesmo nunca tendo lido um livrinho sequer dele e vou morrer amando mesmo se não ler rsrs. Só sei que tô sentindo na pela a agonia que tu deve ter sentido ao ter de fazer uma resenha sem dar um spoiler qualquer rsrsrs Ah Leh adoro suas resenhas e essa foi maravilhosa, não sei se pela carga de mistério que o próprio Poe trouxe, o se foi pela lauda divina e essa incrível diagramação da Caveirinha u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem difícil mesmo gatinha, eu tentei mostra como a edição ficou linda e bem feita, sem contar sobre os contos que valem muita a pena, principalmente se você nunca leu nada dele, ir sem saber do que se trata.

      Obrigada pela comentário.

      Excluir
  2. Conheci essa edição maravilhosa num evento que você fez pra Dark Side e me apaixonei, ver cada detalhe do livro é maravilhoso. Edição perfeita.

    ResponderExcluir
  3. Oi mana, bem eu tenho que ser bem sincero que não leio muitos livros assim e mesmo lendo a sua resenha eu não senti a atração pela leitura. Talvez um dia eu possa mudar de pensamento e resolver da uma chance ao livro mas nesse momento eu dispenso a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Rissia, tem livro que não é pra gente, mas quem sabe um dia você anima?!

      Excluir
  4. Primeiramente que livro LINDO, estou apaixonada pela capa e pelos detalhes, nunca li livro com vários contos mas ao ler essa resenha e percebe que você Leh que não é fã de suspense ou terro gostou então deve ser um livro muito bom mesmo rsrsrs já vou adicionar na minha listinha de livros para ler *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Gatinha, obaa, depois me conta o que achou.

      Excluir
  5. Não sou fã de terror e coisas assim que dão medo e etc. Mas achei muito legal essa coletânea. É uma forma de conhecer o trabalho dele e deve ser bacana poder ler cada conto, ainda mais por essa divisão de temas e o que fala da vida dele. Nunca li nada do autor também, mas esse livro parece ótimo pra conhecer. E nossa, dessa editora a gente já espera maravilhas quanto a diagramação né? É sempre lindo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal que são contos curtos então da para ler tranquilamente.
      Sim Darkside arrasada nas diagramação.

      Excluir
  6. Sou muito fã do Edgar Allan Poe e pretendo ter essa coletânea em breve. A Darkside, como sempre, traz uma edição linda. O autor é o mestre do terror gótico e é difícil escolher qual é o melhor conto dele.Eu gosto muito da escrita do autor, é muito envolvente. Tenho certeza que vou amar ter esse livro. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica obrigada pela comentário.
      Quando você comprar a coletânea me conta o que achou? Já que você é fã do autor deve ter uma visão diferente da minha que tive contato pela primeira vez nesse livro.

      Excluir
  7. Gosto de contos mas terror não é a minha praia, por isso dificilmente eu leria Edgar Allan Poe – Medo Clássico, mas concordo com você, a Darkside Books capricha em suas edições, achei lida a capa de Edgar Allan Poe – Medo Clássico, essa mistura do dourado com o preto fosco ficou linda!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não é minha praia Any, mas vale muita a pena, da uma chance acho que você vai gostar.

      Excluir
  8. Olá, não conheço a escrita do autor, mas como o mesmo possui a benção de King, já posso considerá-lo como prioridade. A Darkside, quando se trata da estética de suas obras, nunca decepciona. As tonalidades da capa combinam perfeitamente com o ar sombrio dos contos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você leia e goste vale muito a pena, sim Dark arrasa na diagramação dela.

      Excluir
  9. OI Leh.
    Eu fico muito feliz em saber que a DarkSide caprichou com essa edição do livro do Edgar, eu adoro dois contos do autor que é O corvo e a Mascara da morte Rubra, não vejo a hora de ler, e fiquei feliz que mesmo você não curtindo muito o gênero, conseguiu desfrutar da leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh eu gostei sim Marlene, o corvo também ganhou meu carinho, achei a forma como o autor escreveu muito legal.

      Excluir
  10. Não conhecia o autor, porém se ele é uma inspiração para o King então quer dizer que o homem é brilhante. Não sou muito fã de terror, mas sempre gosto de sair da zona de conforto e me arriscar a ler alguns livros ou contos.
    Adorei a capa, é muita linda e cheia de detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boaaa Herica, vamos sair da zona de conforto e descobri novos livros, eu também gosto e acho isso super valido.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  11. Comprei esse livro e chegou semana passada que edição linda fiquei apaixonada rs. Ainda não li nado do autor e muito curiosa para conhecer sua escrita, os contos parecem ser daqueles que deixa o leitor ansioso pelo desfecho, fiquei curiosa em saber se dão algum medinho ou susto rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh espero que com a resenha agora você leia sua compra, vale muito a pena.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  12. Leh!
    Poe é um imortal através de seus escritos e do legado de terror que criou, muitos escritores o tiveram como 'tutor' em seus escritos e é fabulosa a forma como ele consegue ser descrito e ao mesmo tempo, fazer com que sintamos arrepio ao ler seus contos.
    Gostaria de apreciar essa edição.
    Fico feliz que apesar de não ser apreciadora do estilo, tenha gostado de ler Poe.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Rudy sua linda, seja bem vinda!!

      Obrigada, pelo comentário. Sim ele é foda de mais.

      Excluir
  13. Eu sinceramente não sou muito fã de livros de contos, e também não gosto muito de livros de terror. Mas tenho bastante curiosidade de ler algo do autor. Ele realmente é super elogiado e pelo jeito ele escreve muito bem. Eu tenho vontade de ler esse livro para conhecer o autor, mas ainda não é uma prioridade...
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Pamela, leia sim, da uma chance a ele, vale muito a pena, os contos dele são fascinantes e tipo quando você assusta já leu uns 5 de uma vez de tão inscreveis que são.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  14. Olá Leeh! Se não me engano eu já li esses cotos há muito tempo atrás. Poe foi o meu primeiro contato com o terror e o suspense e confesso que fiquei traumatizada. Achei a junção dos contos com uma biografia do autor foi uma inovação bem legal. Os livros da Darkside são maravilhosos mesmo, caros mas valem cada centavo. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olha, sendo sincera eu não gosto de ler muitos contos, não é algo que eu leio sempre. Mas esses contos, menina, com certeza eu leria só pelo simples fatos ser de terror, meu gênero favorito.
    Vou a procura desse livro para lê-lo o mais rápido!
    Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Que livro lindo! A darkside sempre arrasando.
    Bom, nunca li nada do poe, eu sei, para uma fã de terror isso é horrível de se confessar. espero mudar isso em breve, acredito que o primeiro do referido autor que terei contato será esse, pois, sou apaixonada pela editora rs.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Por coincidência esse é o livro que eu estou lendo no momento, rs. Ele é realmente lindíssimo, que trabalho maravilhoso que a Darkside fez! Mas quanto aos contos eu preciso dizer que não consegui gostar de todos não. Pelo menos por enquanto já me deparei com uns três beeeem mais ou menos. O meu favorito foi o Pêndulo e o Poço, mas o talento do Poe é inegável de qualquer forma. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Não gosto de histórias de terror e suspense, morro de medo. Morro de medo das obras de Poe desde que assistia a The Following.
    DarkSide sempre arrasando nas edições!

    ResponderExcluir
  19. Meu primeiro contato com o Allan Poe foi indireto, por meio de uma série que particularmente gostei muito mesmo tendo um final "mais pra menos"... Enfim, sobre a resenha gostei da forma como descreveu e já me interessava antes agora, ainda mais. Quero ter a oportunidade de ler os seus livros e reconhecer a inspiração de um autor que amo que é o "King" Stephen, hehe E pra variar, DarkSide é só amor <3

    ResponderExcluir
  20. Oi Leh,
    Já li alguns contos de Edgar Allan Poe, mas nem todos foram uma experiência positiva. Antes de entrar em contato com alguma obra do autor, sempre tive muita curiosidade pois algumas colegas falavam muito bem de suas histórias, mas quando, finalmente, li algo dele percebi que Poe não é um autor para todos os leitores. Apesar disso, quero ter mais contato com suas obras e essa edição da Darkside vai me dar o impulso que preciso, afinal de contas quem resiste a uma edição linda como essa?!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Leh!!
    Sou apaixonada por contos de terror e suspense mas ainda não tive a oportunidade de ler nada do Edgar Allan Poe!! Fiquei encantada com a edição maravilhosa desse livro!! A editora Darkside sabe como fazer livros fantásticos!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Essa resenha caiu como uma luva! Sempre quis ler algo do autor, mas não fazia ideia por onde começar. Me identifiquei com vc e vou pegar essa super dica!!

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta