Menu

{ #RESENHA } DUNKIRK - A HISTÓRIA REAL POR TRÁS DO FILME - JOSHUA LEVINE

13 setembro 2017

DUNKIRK BOOK
Dunkirk - A História Real Por Trás do Filme | Autor: Joshua Levine | Ano: 2017 | Páginas: 319 | Editora: Harper Collins

A convite da editora Harper Collins, após a minha crítica de estreia do filme "Dunkirk" (se você não leu, é só clicar AQUI), estou aqui hoje para falar sobre o livro homônimo do premiado escritor e apresentador da BBC Radio, Joshua Levine. Joshua trabalhou como consultor histórico das filmagens do longa e seu livro, como o próprio nome já diz, vem contar "A História Real Por Trás do Filme".

Então relembrando, o livro aborda o período de Maio de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial. Utilizando a sinopse do livro: O exército alemão estrategicamente avança pela Floresta das Ardenas, uma região francesa de colinas montanhosas, em direção ao norte, e também conquista os Países Baixos, ao Leste. Os exércitos aliados da Grã-Bretanha e França estão cercados. A única alternativa possível para evitar uma verdadeira catástrofe é evacuar as forças aliadas imediatamente. Soldados, marinheiros, políticos e generais são convocados para a Operação Dínamo, na tentativa de resgatar o maior número possível de homens. Navios contratorpedeiros, aviões e bombas voam sobre a praia de Dunkirk. Cinco nações resolveram se unir. Ninguém quer ser deixado para trás. Outras operações são criadas, mas o tempo é muito curto quando se trata de tantas vidas.

DUNKIRK BOOK

O livro é muito interessante. Um complemento especial e necessário para todos aqueles que viram o filme. Enquanto o longa tem foco na sobrevivência dos soldados, em especial 4 ou 5 que tem uma abordagem mais aprofundada, o livro retrata tudo que estava acontecendo na região europeia envolvida (inclusive com o auxílio de um mapa apontando as cidades e seus limites). Ao abordar como os alemães conseguiram pegar de surpresa os Aliados, seu avanço e as consequências do cerco em Dunkirk, histórias reais e casos de vida são inseridos, ao ponto de você ficar impressionado com tantas situações acontecendo e se completando ao mesmo tempo.

Outro ponto alto do livro é a entrevista inicial com o diretor Christopher Nolan, onde este tem a oportunidade de esclarecer suas motivações e interesses na Operação Dínamo, e como foi o processo de produção do longa. Nolan tem a oportunidade de contar até mesmo seu envolvimento pessoal com a Grande Guerra e explicar o porquê de realizar um filme de sobrevivência (com traços de suspense e ação) ao contrário de um filme de guerra como era de se esperar deste enredo.

DUNKIRK LIVRO
DUNKIRK BOOK

Quando recebi o exemplar da editora fiz uma breve pesquisa sobre como estava a aceitação do livro por parte dos leitores e me deparei com algumas críticas sobre a organização da história e da edição, então sinto-me na obrigação de dizer que para mim não houve nenhum empecilho. O texto é apresentado como uma revisão bibliográfica do fato histórico, contando inclusive com imagens reais e do filme. A escrita do autor é bem fluida, e em se tratando de uma situação tão complexa me surpreendi pela facilidade de compreensão. A capa está bem bonita, com o título em alto relevo, e tem a mesma imagem do pôster do filme que é belíssima onde um soldado, em meio a milhares de outros na orla da praia de Dunkirk, observa todo o caos do local em que se encontra.

DUNKIRK LIVRO

Sendo assim, vocês amantes de história, de guerras, que gostaram do filme e até mesmo se interessam por adaptações cinematográficas do gênero, não podem deixar de conferir este livro!

comentário(s) pelo facebook:

21 comentários:

  1. Olá Karina! Não vi sobre o lançamento do filme, o que é uma pena pois adoro os temas relacionados a Segunda Guerra Mundial. Sempre gosto de ler o livro primeiro antes de ver o filme, mas acho que nesse caso teria que ser o inverso já que o livro é um complemento e tem até entrevista com o autor. Vou conferir em breve. Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou amante de história e de guerras, super me interesso sobre esses assuntos, acho que esse livro vai ser uma boa escolha para mim. Adorei a sinopse dele e a diagramação parece ser super boa. Vou ler com certeza.
    E ainda tem filme? kkkkkk vou ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  3. Como eu não fiquei sabendo desse livro antes? Eu amo história e tudo relacionado à história, então acho que tenho que ler esse livro o mais rápido o possível. Fiquei sabendo por alto sobre o filme e não me interessei, mas agora estou super arrependida. Tudo sobre a Segunda Guerra é super interessante. Estou ansiosa para ler. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Tinha visto falar desse filme e me interessei pra ver porque gosto de coisas do tipo, que falem de guerra ou algo mais histórico. Deu vontade de assistir. E quando soube do livro foi mais um que me deixou com vontade de conhecer. Deve ser legal poder ter uma noção desse tempo e das dificuldades, como era para cada lado e coisas assim do exército e tal. Novas informações ou algo mais pra entender sem ser aquele texto mais chatinho sabe? Gosto de livros assim por isso, acaba dando pra saber mais dessa forma. Não vi muita coisa dele ainda então não sei o que estão dizendo de narrativa e troços do tipo, mas pra mim tá parecendo bem legal. Se dá pra entender as coisas é bom. Deu vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Bom confesso que eu nunca vi o filme e muito menos sabia da existência dele. Mas gostei da premissa do livro, sobre relacionar o tema Segunda Guerra Mundial – o qual eu goste muito. Adicionei o filme na minha lista e espero vê-lo em breve, e ai eu leria o livro; já que é um complementar do filme.
    Gostei mesmo, beijos.

    ResponderExcluir
  6. O filme mesmo sendo com aquele ridículo cantor ex-1D parece ser legal, agora saber que tem um livro totalmente ao estilo "saiba como rolou de verdade" me deixou mais curiosa com a história. Estudar sempre foi algo que gostei, e saber mais sobre os erros dos passados deveriam nos impedir de cometer os mesmos no futuro – nem sempre o povo pensa assim né. Mas voltando a resenha o livro parece ser mais do que interessante e além de ter a capa contemplando o filme vejo também que há uma entrevista com o diretor do filme o que é muito legal. Gostei da sua resenha flor u.u

    ResponderExcluir
  7. Olá, não sabia que o longa foi baseando em um livro. Pela resenha parece que a obra e o filme se complementam, entregando várias perspectivas para quem leu e assistiu. Como amo temas relacionados a períodos históricos importantes, estou animado para conferir. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Karina,
    Que capa misteriosa, li poucos livros que se passa no período da Segunda Guerra Mundial, mas esse parece ser bastante interessante então pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Pelo que li na resenha parece ser bem interessante, mas realmente não faço parte do grupo dos amantes de histórias de guerra.
    Lembro de um livro que li no começo da adolescência, A Águia Voou. Gente, demorei uma eternidade, não entendi, voltei para ler novamente aquelas singelas 787 páginas, rs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Karina.
    Eu adoro livros que se passam na Segunda guerra mundial, foram poucos os filmes que assistir sobre algo relacionado a segunda guerra, porém quero dizer que estou super curiosa para conferir o filme e ler o livro depois, gostei de saber que não tenho dificuldades com a a obra, isso me animou, enfim não vejo a horta de conferir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou doida pra assistir ao filme, mas não conhecia esse livro. Achei muito legal o livro ser um complemento ao filme, e mesmo eu não sendo muito fã de livros de guerra, eu acho que vou gostar muito desse livro. E eu também achei essa capa muito bonita =)
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  12. Nossa o filme e o livro são a minha cara. Eu ainda não tive oportunidade ver o filme, mas estarei esperando aquele tempinho no meio de tanta correria para conferir. Não posso esquecer de mencionar esse elogio ao que você escreve Karina! Tanto na crítica do filme quanto na resenha desse livro você arrasou! Um abraço =)

    ResponderExcluir
  13. Karina!
    Não assisti o filme ainda e essa é a primeira resenha desse livro que leio.
    Na verdade, nem conheço o protagonista, mas só o fato de ser ambientado no período histórico da guerra e trazer fatos e opiniões cerídicas, já fiquei bem interessada, porque é um tema que me atrai muito.
    “Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não assisti o filme, achei o livro interessante, gosto de historias que abordam a segunda Guerra e com historias reais inseridas fica melhor ainda e tem ilustrações que facilitam as descrições. E por completar melhor o filme então preciso ler rs.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Karina!
    Não curto filmes ou livros que se passam em meio a guerra, por isso dificilmente eu assistiria ao filme Dunkirk ou leria o livro Dunkirk - A História Real Por Trás do Filme.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Adoro histórias de guerra! Acho que elas nunca saem "de moda" e é tão importante relembrarmos dos horrores que um dia aconteceram, ainda mais tendo em vista as tensões mundiais atualmente. Acho que vou assistir ao filme antes, mas gostaria de ler também. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Bom, se o livro é um complemento do filme, não é necessário que seja lido primeiro. Geralmente, livros e filmes sobre guerras são muitos bons, mas, inevitavelmente, são histórias muito sofridas. mas o triste é perceber que não é um assunto do passado, na atualidade, século XXI, vivemos as tensões do passado.

    ResponderExcluir
  18. Assisti ao filme que a proposito é maravilhoso a convite do blog e nem preciso falar que adorei não é mesmo?! Mas, se tem um complemento do mesmo, já quero! É bom ver o outro lado da guerra, como as pessoas agiram e se mobilizaram diante da situação em que se encontravam. As imagens e os mapas dão um toque a mais no livro, gostei bastante e espero ter a oportunidade de me aprofundar mais na trama que me conquistou e arrisco a dizer que é uma das melhores produções do gênero dos últimos anos. Muito boa a resenha Karina, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Oi Karina,
    Histórias de guerra nem sempre me interessam e, para ser honesta, tem pouca experiência de leitura com elas, então estou lendo essa resenha com a mente bem aberta, para quem sabe ir atrás desta história, tanto através do livro quanto do filme. A forma como o enredo do livro complementa o da adaptação é bem inteligente, pois permite ao leitor ter uma visão geral sobre todo o contexto e isso é mais próximo do que uma pessoa acompanharia na realidade. Acho que a edição está bem interessante e as fotos dão mais impacto ao livro.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Karina!!
    Essa é a primeira vez que vejo algo falando sobre esse livro . Acho bem interessantes livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial, como também documentários e filmes com esse tema. Então, adoraria tem esse livro em mãos para apreciar a sua escrita.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Livro bom é livro que eu não tenho interesse algum no tema, mas sou fascinada por obras que contam bastidores ou revelam a historia por trás da adaptação. Apenas amo quando duas mídias se complementam, livro e filme, por exemplo.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta