Menu

CRÍTICA DE ESTREIA | MÃE! (MOTHER!)

22 setembro 2017

Distribuidora: Paramount | Estreia: 21/09/2017 | Orçamento: U$ 30 milhões | Gênero: Suspense | Duração: 02:02h

Se em algum momento eu achei que seria fácil escrever sobre este filme (o que nunca achei), estava redondamente enganada. Estreou ontem nos cinemas de todo o Brasil o aguardado "Mãe!" do famoso diretor Darren Aronofsky, conhecido por "Réquiem para um Sonho" e Cisne Negro (que eu adoro!). Como seus filmes anteriores, Aronofsky aposta no subjetivo, em uma história não-linear, o que a partir de determinado momento confunde e cansa. Eu pensei muito em como escrever essa crítica para vocês, mas visto que os outros diversos canais darão detalhes mais profissionais e análises profundas em estrutura de roteiro, optei por contar de forma simples e leiga aquilo que eu achei.

Bom, o filme conta a história de um casal que vive em uma grande casa vitoriana no meio do nada. Ela, a Mãe (Sim, os personagens não têm nome), trabalha diariamente reformando a casa que é de seu marido, onde houve um incêndio vários anos atrás. O marido, chamado de Poeta durante todo o filme, é bem mais velho que sua jovem esposa e passa por um momento de bloqueio de escrita, o que o deixa bastante nervoso e afastado da moça. A vida monótona desses dois começa a mudar com a chegada de um fã do Poeta que se hospeda na casa. A chegada desse estranho irá causar uma série de outras visitas e situações desagradáveis, o aumento da vaidade do Poeta e consequentemente o desespero da Mãe.


Preciso dizer o seguinte, quando eu saí da sala de cinema minha reação foi: "Que viagem, eu não entendi nada!!!". Sério mesmo, eu cheguei a rir da minha "suposta ignorância" visto que o filme está amplamente cotado para diversas premiações. Mas não, eu não tinha entendido nada, e tinha até achado bem bizarro. Ignorando os comentários de que o filme "não foi feito para qualquer um" eu abri os olhos e comecei a pensar naquilo que a câmera não mostrou, no oculto, na outra camada, e ali encontrei um sentido. Se é o "correto" eu não sei dizer, mas para mim funcionou muito bem e até acredito que a intenção do diretor seja essa, de causar incômodo e provocar a reflexão no público. "Mãe!" nada mais é do que um emaranhado de representações envolvendo amor, religião, relacionamentos, fraquezas...

No elenco estão diversos atores famosos, mas a linha de frente é composta por Jennifer Lawrence no papel de Mãe e Javier Bardem no papel do Poeta. Enquanto ele é mais ausente, com poucas cenas para apenas provocar reações no público e na própria personagem Mãe, ela já é mais reativa, demonstrando sua resposta e seu desespero às diversas situações. O casal é o encontro daquela que ama e cuida com aquele que anseia conhecimento e crescimento profissional. Destaque então para Lawrence que está fabulosa no papel.

Mãe!

Outro ponto importante a ser abordado é o jogo de câmeras onde você acompanha os fatos sob os olhos da protagonista, ou em várias cenas onde as câmeras fazem uma imagem ampliada de seu rosto ressaltando suas emoções: você está dentro da mãe e sente o que ela sente. Porém, não se engane, o filme não é suspense/terror como vem sendo vendido, aliás, com tanta simbologia eu tenho até dificuldade em classificá-lo.

Para finalizar então, posso dizer que este filme é uma experiência bizarra e insana, onde o diretor floreia demais, exagera demais e até "viaja" demais, para que no fim cada um chegue à conclusão que for possível de acordo com o que pensa. Se me perguntassem ontem talvez a resposta seria diferente, mas hoje digo que vale a pena a experiência, porém já com a certeza de que vai se decepcionar demais ou sair com bastante coisa para pensar. Aí vai do gosto de cada um!


comentário(s) pelo facebook:

22 comentários:

  1. Olá! Já vi várias criticas sobre esse filme, e todas elas diziam o mesmo que você, que é um filme de explodir a cabeça e que também "não é pra todo mundo". Outra coisa que achei muito interessante é que cada um tem uma experiencia diferente com esse filme, uns amam e outros odeiam, mas acho que isso é normal em filmes assim. Bem, como eu adoro esse tipo de filme, já estou doida para ir ao cinema. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Quem conhece Darren Aronofsky e está acostumado com seus filmes cabulosos provavelmente devem achar normal. Mas, eu não tenho o costume e estou bastante ansiosa para ver o que vai acontecer!

    ResponderExcluir
  3. Olá, pelo trailer é evidente que o filme conta com muita subjetividade, exigindo que seja visto mais de uma vez para que possamos entendê-lo. A atuação de Lawrence não decepciona e a fotografia do longa está impecável. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Conhecendo ele e sendo fã desses filmes ao estilo quebra-cabeças – gosto de Lars von Trier, então né rsrs – creio que vai ser uma mega viagem assistir MOTHER! que parece ser mais do que incrível. As artes de divulgações chegam a ser mirabolantes, únicas, cheia de ocultismo nos pequenos detalhes – como o texto que lembra a força do fogo ou a delicadeza do macabro!chic. Seu pensamento e crítica quanto para com ele me deixou entusiasmada, senão quiçá dizer ansiosa, precisando ver para sentir o mesmo que você ou ir além e bugar mais ainda. Só sei que tendo atores de grande escalão como Bardem e Lawrence, é de se esperar um espetáculo à parte.

    ResponderExcluir
  5. Karina!
    Pelo trailer me pareceu um thriller psicológico, envolvendo sobrenatural...
    Amo todos os atores e quanto a isso acredito que não haja reclamação algumas, pois todos interprétam muito bem.
    E deve ser mesmo para nos levar a reflexão.
    Fiquei foi curiosa para ir assistir.
    Amei sua sinceridade.
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Ih fiquei com receio de não gostar e não entender kk. Mas só assistindo para saber. Pensei que seria de terror e daqueles assustadores, mas pelo visto é outra coisa. Acho que dá uma certa aflição, fiquei curiosa com esse hóspede que pelo visto vai trazer muitos transtornos.

    ResponderExcluir
  7. Já não tinha entendido nada com o trailer, se o filme passa essa sensação então no fim não sei se iria gostar. Ou talvez amasse. Gosto de umas coisas bizarras que me fazem ter que pensar demais pra achar sentido xD
    Mas nossa, já vi falando que esse tá super aclamado pela crítica e o publico tá odiando. Acho que não é um filme fácil no fim das contas mesmo. Vai depender muito do gosto da pessoa. Sei lá se vejo e quando vejo....

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto o trailer do filme e achei meio doido mesmo.
    Não sei se iria gostar, pois não entenderia nada mesmo. Talvez não seja um filme fácil de compreender e é por isso que ouvi tanta critica negativa dele!
    Beijoss.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Karina!
    Não tinha ouvi/lido nada sobre o filme Mãe, e sinceramente pensei que seria um suspense/terror rsrs.
    Mas, enfim, esse é um filme que eu não assistiria, prefiro os gêneros comédia romântica e animação, sem falar que a história de Mãe e Poeta não me despertou nenhum interesse em conhecer.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Karina!

    Já vi vários outros comentários de pessoas que não entenderam muito do filme, e realmente parece ser meio confuso... Inicialmente fiquei interessada pra assistir por causa da Jennifer Lawrence, mas perdi o interesse depois que li os comentários negativos haha

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Que interessante e bizarro esse filme.
    Ele realmente parece que não é para qualquer um, o que me deixou bem curiosa logo de cara, mas, tenho a impressão que esse filme vai me tirar da zona de conforto com certeza, porque, só pelo pouco que descreveu ja fiquei com uma pulga atrás da orelha, enfim, gostei e espero desfrutar e entender a mensagem por trás do filme.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Bizarro? Estranho? Não sei! Só sei (Por enquanto) que não sei o que pensar a respeito desse filme. Gostei da critica, ando lendo muitas pra ver se formo algo antes de ir para uma sala de cinema e nada, vou chegar lá, ter que assistir e só depois assim como você, forma uma opinião e me decidir se gostei ou não. Tirando a propaganda enganosa, kk Possui um BOM elenco e um Bom diretor, assim como você também adorei/amei Cisne Negro logo, é assistir para tirar maiores conclusões...

    Caroline Campos Graciano
    carolcampos-mg@hotmail.com
    #precoisasdemineiraKingsman

    ResponderExcluir
  13. Já li muitas resenhas deste filme e sempre saio com o sentimento de que preciso ver esse filme. Nos trailers eu não tinha dado nada para ele, mas ao ver as reações de quem assiste, eu me interessei muito. Além do mais, ultimamente estou gostando mais desses filmes meio viagem que te faz pensar haha'

    Lídia Munt
    lidia_munt@hotmail.com
    #precoisasdemineiraKingsman

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Bom, pelos os trailers que eu assisti posso dizer que fiquei bem interessada no filme e curiosa pra saber mais sobre. Li a resenha e adorei sua critica, com ótimos detalhes e empolgação ao escrevê-la. Mas acho que esse filme vai de cada pessoa, acho que os produtores quiseram fazer isso, fazer com que as pessoas discutem sobre o filme pra ver se gostaram ou não. Bom, eu ainda não tenho uma opinião formada, pois não vi o filme ainda, então só posso dizer que só quero ver a Jennifer Lawrence arrasando no filme kkkkk.
    Ótima critica, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti a esse filme no fim de semana, e confesso que também não tinha entendido muita coisa não! Eu realmente achava que o filme era de terror, mas ele não foi nada do que eu esperava. Mas depois de um tempo que assisti o filme, eu também fiquei pensando nele, e entendi melhor o filme hahaha
    Adorei a atuação da Jennifer Lawrence nesse filme, também acho que ela se destacou bastante!!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  16. Olá! Dificilmente eu tenho me sentido atraída pelas últimas estreias, mas essa é uma exceção. Com tanta polêmica envolvendo o filme (adoro polêmica kkkk) eu não posso deixar de ver. Também adoro essas referências e simbologias! Com certeza vou assistir. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Pelo que já li e vi do trailer, jurava que era uma história de terror, um suspense pesado. Uma coisa que me incomodou demais são os personagens sem nome. Sério, se referir a um personagem por Mãe? Muito doido isso.
    Não se sinta só, tenho certeza de que não entenderia bulhufas do filme tbm.

    ResponderExcluir
  18. Estou vendo tanta gente falando desse filme. Opiniões divididas. A louca dos filmes aqui infelizmente não ficou nem um pouco empolgada para assistir, pois, acho a atriz principal extremamente superestimada. Isso meio que causa um bloqueio no meu interesse. Mas é só falar que não é um filme para todos, que meu interesse retorna, rs.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Apesar de ser fã da talentosíssima Jennifer Lawrence eu não assistiria o filme simplesmente porque achei a histórias sem sentido. Não gosto muito de filmes confusos pois acho que dá a sensação de "gastei dinheiro à toa". Enfim, pelo trailer e a sua resenha não fiquei nem um pouco com vontade de ver o filme, mas vai da opinião de cada um, como você mencionou. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Karina,
    Já olharia o filme só pelo elenco, que está muito bom, mas é o enredo misterioso e confuso que mais me chamou atenção. Mãe é o tipo de filme onde a reflexão só vem depois, bem depois de assistir. Pelo trailer dá para ter uma noção da composição das cenas e de que o filme não abusa de efeitos especiais para trazer o impacto proposto. Os personagens não terem nome é uma novidade para mim (pelo menos em filmes, pois já vi isso em livros) e uma jogada arriscada do roteirista, mas talvez funcione. Sei que quando for assistir ao filme vou ficar confusa, mas espero compreender a ideia por trás de tanta bizarrice.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Karina!!
    Ainda estou em cima do muro com relação a esse filme no momento diria que não vou assistir o filme, mas quem sabe mas para frente isso não mude?!! No momento deixo passar a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  22. Oi! A parte visual do filme me atrai muito, mas eu ainda tenho minhas dúvidas se vale o investimento de tempo e dinheiro. Gosto de filmes que agregam algum valor após sair da sala de cinema, mas a parte de deixar algumas dúvidas sem resposta para o telespectador, também é um bom exercício.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta