Menu

{ #RESENHA } CONTOS DE FADAS [ ED. COMENTADA E ILUSTRADA ] HANS CHRISTIAN ANDEREN

15 agosto 2017

Dica de livro: CONTOS DE FADAS - HANS CHRISTIAN ANDEREN
Contos de Fadas | Edição Comentada e Ilustrada | Selo:  Clássicos Zahar Autor: Hans Christian Andersen | Ano: 2013 | Páginas: 452 | Editora: Zahar | Gênero: Fábula, Fantasia, Infantil, Infantojuvenil 

Tenho certeza absoluta de que você, leitor dessa resenha, conhece alguns Contos de Fadas. É fato. Eles fazem parte da vida de todos nós. Seja através de algum familiar, da escola ou da mídia, em algum momento essas histórias chegam até nós. Comigo não foi diferente. Quando eu era pequena, minha mãe me contava alguns contos, brincava com a voz e até cantava. Talvez seja por isso que eu quis tanto este livro, me faz lembrar a infância e é um dos meus queridinhos.

... Os livros da infância são objetos sagrados. Muitas vezes destroçados de tão lidos, esses livros nos transportavam de descoberta em descoberta, levando-nos a mundos inéditos e secretos... Pág. 7



Além da minha mãe e da escola, eu também assisti muitos desenhos clássicos da Disney e até hoje gosto muito de alguns deles, como por exemplo, A Bela e a Fera que recentemente me arrastou pro cinema. É provável que os Contos de Fadas também tenham feito parte da sua infância. Mas você já parou pra pensar no que essas narrativas te ensinaram? Sua vida tem sido encantada? Você encontrou seu príncipe ou sua princesa? O bem sempre vence? Todo final é feliz?

CONTOS DE FADAS [ ED. COMENTADA E ILUSTRADA ] HANS CHRISTIAN ANDEREN

Não estou pretendendo criticar as características dos Contos. Até porque eu gosto muito deles e justamente por gostar foi que desejei muito esse livro. Trata-se de uma edição comentada e ilustrada, na qual encontramos notas de Maria Tatar (Uma acadêmica americana especialista em contos clássicos e folclóricos). Essa obra reúne mais de vinte contos em suas versões originais. São textos de autores como Charles Perrault, irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e outros.

Na verdade é difícil falar em versão original, já que tais histórias são vindas de uma cultura popular. Elas foram passadas de geração em geração, contadas e recontadas milhares de vezes. Estes autores ganharam fama registrando os contos e graças a esse trabalho essa cultura foi preservada. Dentre os contos presentes na coletânea, alguns são mais conhecidos, outros menos. Achei muito interessante poder lê-los e conhecer também a visão critica de Maria Tatar.

DICA DE LIVRO: CONTOS DE FADAS [ ED. COMENTADA E ILUSTRADA ] HANS CHRISTIAN ANDEREN

Estas versões são um pouco diferentes das que conheço. Foi legal ler e descobrir detalhes omitidos ou modificados nas adaptações. Fiquei surpresa com finais não tão felizes e com a violência presente em algumas delas. Posso dizer que me deparei com um lado sombrio das tramas que antes desconhecia. Destaque para os contos O Pé de Zimbro, Barba Azul e Pequena Sereia que foram um pouco macabros. Ainda bem que não chegaram assim a mim quando eu era criança!

A edição é um luxo e está muito bonita, capa dura, as páginas trazem ilustrações de diferentes origens e versões. Gostei muito da introdução e dos comentários da autora chamando atenção para pontos relevantes e para a moral das histórias. O que acho legal em contos é a possibilidade de parar a leitura ao fim de cada capitulo sem se perder na trama, pois você conclui uma ideia e retoma em uma nova. Este parece um livro de estudo com sumário, biografias, notas, apêndice... Mas eu li por puro prazer.



Contos de Fadas despertam diferentes sentimentos. Há aqueles que amam e também aqueles que criticam. O fato é que eles envolvem comércio, capitalismo, moral, dominação masculina, valores... É polemico! Muitos pesquisadores se dedicam a esse assunto, que vamos combinar, rende! Eu particularmente não desprezo esses contos, mas sei que eles carregam o peso de valores tradicionais que na atualidade já não são tão bem aceitos.

Eu estaria mentindo se dissesse que algumas dessas obras não despertaram em mim um enorme encantamento. Elas fizeram parte da minha infância e me emocionam até hoje. Sei que histórias novas virão e essas histórias irão representar melhor nossa realidade e refletir as mudanças culturais da nossa época como já tem acontecido. Mas, continuarei tendo uma relação afetiva com os Clássicos, por isso amei ler essas versões, relembrar e ser convidada a lançar um olhar crítico sobre elas. Excelente leitura! Indico!

Qual é a sua relação com os Contos de Fadas? Gostou da resenha? Beijo da Nat.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, despertou meu interesse. Relembrar a infância... era meu pai quem contava histórias para mim e minha irmã antes de dormir. Já li versões totalmente diferentes do que chegaram a mim como você mesma disse, algumas me deixaram até assustada mas, contos de fadas são contos de fadas. Gostei das fotos, a edição está muito linda com essas ilustrações e comentários, Zahar arrasou. Quero!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nossa, essa edição parece ser sensacional, eu adorei a capa. Quando era pequena, eu tinha várias coleções de contos de fadas, e lembro que sempre lia e relia milhares de vezes hahah.
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro contos de fadas, mas também amo ler as histórias originais!
    Quero muito ler esse livro, só que provavelmente vou destruir a minha infância!
    Desde de pequena minha mãe lia contos, assim quando cresci fiquei com o hábito de ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nat, tudo bem?
    Eu amei a sua resenha e principalmente poder conhecer este livro. Desde criança eu adoro contos de fadas, e adoro também quando eles tem um toque de terror e algo mais macabro. Fiquei super curiosa para ler este livro, que vamos combinar, está lindissimo nesta edição.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quero muito este livro de contos, pelo fato de que sempre tive curiosidade e interesse em conhecer este contos originais, porque este contos que escutamos dos nossos familiares foram passando de geração, para geração, através de diversas culturas, e épocas, e claro que sofreram alterações para agradar a todos os publicados, e a primeira coisa que foi retirada, foi exatamente esta parte assustadora, os nem sempre final felizes. Acredito que esta será uma grande experiencia, além do mais está edição esta linda e luxosa, o que me chama ainda mais a atenção.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa edição esta linda, achei interessante esses contos pois nāo li as veesões originais que mostra um outro lado que nāo conhcia o dos finais nāo felizes e da violência é até estranho pensar neles assim.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nathalia,
    Essa edição é linda e por ser contos de fadas faz muitos leitores (inclusive eu) desejar um exemplar. Por ser uma versão comentada e trazer uma versão um pouco diferente das conhecidas popularmente já pude perceber que o livro é voltado para um público mais adulto. Eu já sabia que muitas histórias, originalmente, tem versões mais sombrias e que ao longo dos anos e gerações foram sendo adaptadas para serem contadas para as crianças na hora de dormir. Acho que este livro é um bom estudo das histórias e uma ótima forma de termos uma visão mais crítica sobre cada uma delas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nathalia. Estou muito curiosa com essa obra. Sempre ouvi falar das versões originais serem bem diferentes das que conheço. são mais macabras e nem todas tem o final feliz que conhecemos e acho que isso me intriga mais ainda. Tbm achei linda a capa e adoro obras ilustradas. Vai pra minha lista certamente, rsrs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Adoro os clássicos e conheci na infância mesmo algumas das versões macabras com finais repleto de sangue e morte. Gosto mais dessas do que das versões infantilizadas que a Disney no vendeu ao longo dos anos. A vida não é um conto de fadas, nem um lugar repleto de amor, ternura e príncipes encantados. Temos mais vilões do que mocinhos, portanto crescer sabendo da existência deles é bem melhor do que nos negar esse conhecimento. Quando aquela florzinha linda da Zahar nos informou que podíamos até mesmo indicar alguns contos desconhecidos deles só tive o pensamento "preciso enviar uma indicação meu deus" aí agora vejo essa resenha linda e meus deuses que coisa maravilhosa u.u obrigada por nos dar sua opinião ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Essa edição está muito bonita e fiquei curiosa para conhecer versões mais macabras e sinistras, de contos tão doces, que nos acompanham na infância e até mesmo depois de adultos. Mesmo que a leitura se torne um pouco impactante, será legal refletir e conhecer os dois lados. Fiquei curiosa!
    ótima resenha, muito bem explicada.
    Espero ter a oportunidade de conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta