Menu

{ #RESENHA } A CASA DO LAGO - KATE MORTON

22 agosto 2017

A Casa do Lago - Kate Morton - Skoob
Autora: Kate Morton | Ano: 2017 | Páginas: 464 | Editora: Arqueiro | Gênero: 
Ficção, Romance, Suspense e Mistério

Desde que ouvi sobre o livro 'A Casa do Lago' (no último encontro do #ClubedoLivroBH) me interessei por ele e tive uma grande vontade de ler. A promessa de uma obra cheia de mistério, suspense, com um final surpreendente me conquistou e me encheu de expectativas. Após ter lido, posso dizer que a autora conseguiu me agradar e desagradar ao mesmo tempo. Quer saber por quê? Escrevi um pouco do que achei nesta resenha... Espero que gostem!

Começamos a leitura em 1933 e já nos capítulos seguintes vamos para o ano de 2003. A alternância entre passado e presente  é uma constante na obra. No passado temos a família Edevane formada por um casal com quatro filhos, vivendo numa encantadora casa a beira de um lago. Nos dias atuais encontramos a detetive Sadie Sparrow, uma mulher cheia de problemas que vamos entendendo aos poucos. Em certo momento passado e presente irão se encontrar, graças a um desaparecimento ocorrido 70 anos atrás.

A Casa do Lago - Kate Morton SKOOB

Devido a problemas no trabalho, Sadie e forcada a se afastar de suas funções e acaba indo passar uns dias na casa do avô. Um dia, ao sair para correr pelas redondezas, ela se depara com Loeanneth, a casa abandonada da família Edevane. Todo o cenário misterioso e a atmosfera de suspense daquele lugar despertam nela grande interesse e curiosidade. Por que alguém abandonaria um lugar como aquele? Pesquisando ela descobre que o bebê da família desapareceu, aparentemente sem deixar pistas.

Indo cada vez mais fundo em suas pesquisas, a detetive chega ate Alice Edevane, uma das filhas do casal, que se tornou uma famosa escritora de romances policiais. Alice demonstra resistência em remexer no triste passado... Será apenas tristeza ou haverá também algum tipo de culpa? Enquanto Sadie investiga o caso, vamos conhecendo melhor a personagem e determinadas questões profissionais e pessoais que a afligem. Por outro lado, através de Alice, lembranças e cartas, vamos descobrindo mais e mais sobre a família Edevane.

RESENHA A Casa do Lago - Kate Morton

Tanto Alice, quanto Sadie são personagens interessantíssimas e há muito sobre a vida delas para ser descoberto por nos leitores. Apesar das duas estarem em evidência, os fatos não se prendem somente a elas, de forma que ao longo da leitura vamos conhecendo também outros personagens. A narrativa em terceira pessoa nos permite mergulhar na vida de cada um deles e conhecê-los bem a fundo, com suas qualidades e defeitos. Gostei da criatividade e da capacidade da autora juntar tudo isso, mas...

São muitos personagens e muita história dentro de um único livro. Acho que é nesse ponto que a obra começa a me desagradar um pouco. A trama e boa, interessante e bem amarrada, mas a forma extremamente minuciosa como foi elaborada me cansou. Sei que há leitores que amam um texto assim cheio de detalhes e minúcias, mas, impaciente que sou, senti falta de um pouco mais de objetividade. Acabei demorando demais na leitura e essa demora me deixou agoniada e mesmo tentando não consegui ler mais rápido.


"... A verdade ainda importa.  Pense nas pessoas deixadas para trás.  Elas também sofreram.
Merecem saber o que realmente aconteceu" pag. 353

Resumidamente a trama gira em torno do desaparecimento. Um caso arquivado sem solução que intriga a detetive Sadie e me intrigou também. Terá sido um sequestro? Um crime encoberto? Só lendo para descobrir. Fui convencida pelo interesse de Sadie em encontrar a verdade e mesmo achando o livro cansativo não pude abandoná-lo sem saber qual seria seu final. Mas vou avisando: a trama é um quebra-cabeça traiçoeiro em que nem tudo é o que parece e com isso vamos nos surpreendendo.

Há tanta coisa nas páginas que seria impossível mencionar tudo nesta resenha, mas antes de me despedir gostaria de contar que foi muito legal encontrar uma personagem escritora que me mostrou um pouco do seu processo de criação. Também gostei do conto fictício estrelado por uma das personagens... Outro ponto que quero mencionar é o fato de termos em alguns momentos do passado a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo... Em fim... É muita história dentro da história e se um texto assim lhe agrada este livro é pra você! Dramas familiares, mistério, investigação. Se identifica com um livro assim? Beijo da Nat.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Oi Nathalia,
    Há livros que a sinopse é bem mais intrigante do que a história em si e acho que este é o cado de A casa do lago. Tramas intercaladas entre passado e presente podem se tornar confusas mesmo, pois além de termos ambientações diferentes são muitos personagens para a companhar. Mas acho que a autora pecou foi em não conseguir criar um ritmo constante para o livro e isso pode o deixar um pouco massante. O mistério sobre o desaparecimento do bebê é bem intrigante e fiquei curiosa para conhecer a história da família Edevane.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto esse livro e eu também fiquei muito curiosa.
    Geralmente não leio muito mistério e suspense, mas mesmo assim estou com vontade de ler.
    Também sou um pouco impaciente com livros muito detalhista, me canso rápido, gosto de ação e aventura!
    Adorei a capa, muito bonita e bem trabalhada. Vou ele e espero gostar!

    ResponderExcluir
  3. Também o amei quando foi-nos mostrado lá no último evento, tanto que até citamos seu xará cinematográfico que nada tem a ver com o livro rsrs, mas homônimos a parte gostei maravilhosamente de sua resenha e estou apaixonada pelo livro também, e concordo contigo livro cheio de minúcias podem ser massantes, só espero que esse não seja quando um dia eu for o ler u.u

    ResponderExcluir
  4. Oi Nat, tudo bem?
    Este livro está na minha mira a algum tempo. Primeiro por esta capa que é simplesmente maravilhosaaaa <3<3 depois por esta premissa que me deixou super instigada a descobrir sobre este mistério.
    Não sei se o excesso de detalhes me atrapalharia na leitura, mas estou super curiosa para conferir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler está obra, apesar de ter bastante interesse, por envolver mistério, dramas familiares, e investigação, de um caso arquivado, sem solução. Uma pena que apesar do livro ser em terceira pessoa, e ainda sim demonstrar uma visão ampliada da trama, mesmo assim pecou na introdução de muitos personagens, o deixou a leitura um pouco cansativa, o que acabou não fluindo muito. Mesmo assim pretendo dar uma chance a está obra, quem sabe eu acabe gostando.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nath.
    Achei essa capa linda e como fã de suspense, fiquei curiosa. Alguns dizem que é o tipo de livro que vc ama ou odeia, espero ser da primeira opinião, rsrs. Só me desanimou um pouco saber que a leitura é um pouco cansativa, mas espero que a curiosidade em saber o desfecho da estória seja maior.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Quero ler esse livro, pois adoro um mistério e adoro quando o autor surpreende e engano o leitor levando ele por outro caminho e no fim não é nada daquilo, também não gosto quando é muito especificado os detalhes acaba cansando, mas parece ser uma leitura envolvente e que deixa o leitor ansioso pelas descobertas.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Desde a divulgação desse livro, fiquei interessada! Gosto muito de enredos com mistérios e investigações. Mesmo tendo muitos detalhes e deixando a leitura um pouco mais lenta, gostaria de ler e assim poder tirar minhas próprias conclusões.
    Sua resenha está excelente. Obrigada pela indicação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro despertou meu interesse e estava esperando uma resenha para ver como seria a trama, curti! Concordo com a parte de que quando falta objetividade, podemos demorar um pouco para engatar a leitura, sou assim com algumas obras também mas, a minha curiosidade é maior e acho que irei ler rapidinho quando tiver a oportunidade. Gostei da resenha, devidamente anotado, hehe

    Caroline Campos Graciano
    carolcampos-mg@hotmail.com
    #precoisasdemineiraatomica

    ResponderExcluir
  10. Quando vi o título da crítica, logo achei que estaria relacionada ao filme homônimo....
    Logo nas primeiras linhas vi que não!! Porém, a história parece ser tão interessante quanto!!
    Gosto de livros com protagonistas femininas, e essas parecem ser bastante cativantes.
    O único ponto que fiquei com um pé atrás foi quanto à alternância entre os tempos passado e futuro. Mas acredito que a autora tenha pensado muito nisto, por isso a obra ficou tão minuciosa.
    Livro adicionado à minha lista de leitura!!

    Camila Aparecida da Silva
    camilacads@hotmail.com
    #precoisasdemineiraatomica

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta