Menu

CRÍTICA DE ESTREIA | DUNKIRK

27 julho 2017


Distribuidora: Warner Bros | Estreia: 27/07/2017 | Orçamento: U$ 150 milhões | Gênero: Guerra, Ação, Histórico, Drama | Duração: 01:47h

O novo filme dirigido por Christopher Nolan (Interestelar, A Origem, Batman, ao Cavaleiro das Trevas) e com trilha sonora de Hans Zimmer (Estrelas Além do Tempo, Interestelar, Kung Fu Panda, e vários sucessos), entra nos cinemas hoje e já está na lista dos mais aguardados do período com a grande promessa do realismo frente ao período da Segunda Guerra Mundial. "Dunkirk" faz uso de efeitos especiais e uma excelente qualidade de som e imagem para retratar a situação vivida por soldados franceses e britânicos.

O filme é baseado na história da Operação Dínamo, onde cerca de 400.000 soldados aliados da Inglaterra e França foram encurralados pelos alemães em direção ao mar, ficando presos na cidade de Dunkirk, no norte da França (período de Maio/Junho de 1940). O longa aborda então o esforço terrestre, marítimo e aéreo para o resgate destes homens, estando eles sobre o ataque constante dos nazistas que desejavam alcançar o território inglês. Sendo assim, acompanhamos então dois jovens soldados tentando em terra encontrar uma forma de fugir daquela situação, uma semana antes da oportunidade de evacuação; um oficial britânico aposentado em seu barco de lazer particular embarcando com seu filho e um amigo, atendendo a solicitação de ajuda para o resgate feita aos civis pelo seu país, um dia antes da evacuação; e três soldados da Força Aérea, com apenas uma hora de combustível, embarcando para o local com o objetivo de combater as forças inimigas e proteger a retirada dos soldados. A história irá se alternar em tempo e espaço, abordando estes três grupos e suas atuações no ocorrido.


A primeira coisa que precisa ser dita sobre este filme:  audiovisualmente impressionante!!! Ao assistir o trailer você já percebe que é um filme de guerra, mas a surpresa é você ser inserido nele desde os primeiros minutos. A preocupação do diretor, que é conhecido por seu trabalho impecável e milimetricamente calculado, não é que você identifique os personagens e se sensibilize com a história de cada um, e sim que você sinta o desespero e torça pelo milagre do salvamento do grupo.

Uma prova de que o filme não é focado em histórias individuais é que se torna impossível avaliar as atuações separadamente, os nomes dos personagens quase não são ditos e os poucos diálogos existentes são estratégias de guerra. Coube ao grupo de atores ser bastante coeso e eficiente ao repassar as emoções da situação, pois o trabalho mediano de um deles afetaria o resultado de todos os outros. O destaque então do elenco vai para a estreia de Harry Styles (cantor conhecido pela antiga banda One Direction), na pele de um soldado britânico, se camuflando como um ator experiente. Outros nomes conhecidos também fizeram parte do eficiente grupo, como é o caso de Tom Hardy, Cillian Murphy, Kenneth Branagh e Jack Lowden.

DUNKIRK MOVIE

Agora preciso ser sincera com vocês, não é o meu estilo de filme preferido, na verdade é um dos que eu menos gosto. Apesar de gostar de filmes históricos, a excessiva exploração da parte da ação me cansa bastante, ainda mais assistindo em uma sala IMAX onde "você irá escutar até mesmo som de um alfinete cair". Porém tenho certeza absoluta que, para aqueles que curtem o gênero e a linha de trabalho de Christopher Nolan, será uma experiência sensacional. O blog Coisas de Mineira levou sete de seus leitores para a pré-estreia do filme dia 25, terça-feira, na sala Imax do Shopping Boulevard, e vou deixar aqui abaixo a opinião de alguns deles para tornar a crítica ainda mais real:

"A direção do Nolan, somada a trilha sonora do Zimmer, colocam a gente dentro do filme. Assim vivenciamos toda a agonia dos personagens tentando sobreviver."
Aline Tavares

"O filme é muito bem dirigido e com uma fotografia linda! O tema é bem pesado, mas as atuações não deixam a desejar em momento algum, o que passa a sensação de uma agonia sem fim pra quem está assistindo. Não que isso seja ruim, porque você se sente dentro da história. Além disso, trilha sonora é impecável, mais um trabalho maravilhoso assinado por Hans Zimmer e assistir ao filme em IMAX, torna tudo ainda mais intenso e gostoso de se apreciar! Só tenho a agradecer à Leh Pimenta e ao Coisas de Mineira por essa oportunidade!"
Amanda Campanha

"Uma ótima produção, sem protagonismo, com o foco total na retirada das tropas britânicas da praia e a luta para sobreviver em um ambiente tão caótico e desesperador. A palavra "desespero" segue o longa do início ao fim. A trilha sonora feita pelo Hans Zimmer, é maravilhosa e só abrilhanta mais as cenas que são um show de fotografia. A experiência de ter assistido ao filme em uma sala Imax, tornou tudo melhor do melhor. Já está na minha lista de melhor filme de guerra quiçá dos últimos anos." 
Carol Campos

"Bom, o que mais me chamou a atenção  no filme foi a fotografia impecável  e a sonoplastia, impressionante até  pra quem está  acostumado a filmes de guerra. O Nolan segue o estilo  dele, que é de de combinar mais de uma narrativa ao mesmo tempo o que nesse caso tornou o roteiro um pouco confuso, demora um pouco pra gente entender "qual é a onda" do filme. O filme foge um pouco do que é característica dos filmes de guerra, não tem muita carnificina, não há um herói nem um vilão  devidamente definidos, o objetivo é a guerra contra a morte, a busca pela sobrevivência. Eu gostei, mas não  tem aquela força  (para mim) que tem os grandes filmes de  guerra. Apesar disso, sinto o cheirinho do Oscar, é um drama  típico das grandes premiações."
Isabelle Lima

Pré-estreia do filme, dia 25/07, na Sala IMAX do Shopping Boulevard, em BH. Da esquerda pra direita: Letícia Pimenta e as leitoras Marlucy, Carol, Ana Luiza, Aline, Isabelle, Paula e Lorrayne.

Seguindo a linha dos famosos filmes patriotas americanos, onde em determinados momentos você tem quase certeza de que irão hastear a bandeira nacional e tocar o hino do país, "Dunkirk" chega aos cinemas como uma homenagem aos britânicos (e franceses, bem pouquinho) frente às dificuldades enfrentadas no período de guerra, sendo eles civis ou oficiais.

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Que FILMÃO! Sério!! Dunkirk foi muito bem feito do começo ao fim. Não conseguia despregar os olhos da tela (E que tela...) Amo o gênero e só tenho elogios. Agradeço ao blog por ter me dado a oportunidade de assistir em uma sala Imax, estou maravilhada, quero assistir tudo lá agora, é uma experiência incrível!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não sendo tão fã de filmes de guerra, este lançamento tem chamado a atenção desde o início por trazer o diferencial de colocar todo o enredo como parte importante da história. Já li e vi alguma coisa na internet sobre o filme e claro que a vontade em ver tudo isso retratado na tela, é enorme!
    Em breve...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Não estava sabendo desse filme e fiquei interessada gosto de filmes que abordam esse tema, mas pelo visto é diferente pois é pra sentir o desespero das pessoas e torcer por elas, mas isso já acontece comigo fico bem aflita em algumas cenas uma angustia só rs.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta