Menu

{ #RESENHA } DEIXEI VOCÊ IR - CLARE MACKINTOSH

13 junho 2017

Resenha de livro Deixei você ir - Clare Mackintosh - Intrínseca
Subtitulo: Um trágico acidente. Um passado do qual você não pode fugir | Autora: Clare Mackintosh |Ano: 2017 | Páginas: 368 | Editora: Intrínseca | Gêneros: Crime,  Ficção, Suspense e Mistério  | Adicione ao seu Skoob 

"Os pensamentos não começaram logo, mas agora que acontecem, não querem ir embora. Todas as noites, quando vou para a cama, luto contra o sono e imagino cenários diferentes, como nos livros infantis onde o leitor escolhe o final. Fecho os olhos com força e revejo o final alternativo: aquele em que saímos cinco minutos antes ou cinco minutos depois. Aquele em que Jacob continua vivo e neste instante dorme em sua cama, seus cílios escuros repousados sobre as bochechas gorduchas. Mas nada muda."

Hoje estou aqui para falar de mais um thriller psicológico, gênero que tenho lido bastante ultimamente e gosto muito. Com grandes e fortes traços de um excelente suspense investigativo, o livro de estreia da inglesa Clare Mackintosh foi uma das maiores surpresas positivas que tive esse ano.

A história tem início com o atropelamento do garoto Jacob, que voltava da escola com sua mãe e atravessava a rua de sua casa. Após o brutal acidente, o motorista que o atingiu foge do local sem prestar socorro, deixando o menino morto nos braços da mãe em meio à chuva.


Resenha de livro Deixei você ir - Clare Mackintosh - Intrínseca

O atropelamento afeta a vida de diversas pessoas e a trama se divide para acompanhar duas delasRay Stevens, detetive da cidade de Bristol na Inglaterra (onde ocorreu o acidente), e o dia a dia de sua equipe no Departamento de Investigação Criminal tentando solucionar o caso que não tem nenhuma testemunha ou pista concreta; e Jenna, que se muda após a morte do menino com a intenção de se livrar das atormentadoras lembranças e recomeçar sua vida, e acaba indo parar na costa do País de Gales, em uma pequena e afastada cidade chamada Penfach. Enquanto Ray vive as dificuldades investigativas, institucionais e até familiares envolvendo o caso, o passado virá de encontro a Jenna mostrando que a saída pode não ser assim tão simples.

Este livro, lançamento da editora Intrínseca, chegou às minhas mãos  sem que eu planejasse. Na verdade eu ainda nem o conhecia e muito menos sabia seu gênero. De cara me impressionou muito a sua linda capa, mais até do que o seu enredo. Que grande engano... O livro tem um começo um pouco devagar, descrevendo bastante os sentimentos atuais dos personagens Ray e Jenna. Os capítulos iniciais são divididos entre a visão dos dois, sendo a parte dele em 3° pessoa e a dela em 1° pessoa. Até que, mais ou menos na metade do livro começa a parte dois...


Ao iniciar a segunda parte do livro você mergulha em uma história muito mais profunda e sombria, literalmente de tirar o fôlego. É como se, de repente, o livro fosse ligado no 220w. A história sofre uma reviravolta surpreendente e temos a inclusão dos capítulos em primeira pessoa de um novo e inesperado personagem. Raiva, revolta, indignação, empatia, compaixão, são sentimentos que passam a brigar por espaço durante a leitura e você não tem saída senão ler sem parar até o final. E a autora conseguiu me enganar completamente.

Como uma ex-policial do Departamento de Investigação Criminal da Inglaterra, Clare Mackintosh coloca toda sua experiência em uso, buscando inspiração em um caso de atropelamento de um garoto no qual foi a detetive responsável e mais tarde em entender os sentimentos de tristeza e perda vividos por uma mãe que perde um filho após a morte de um dos seus (em condições diferentes do menino de seu livro). Clare abrange de forma detalhada e real as atitudes dos personagens e o resultado é exemplar.

Resenha de livro Deixei você ir - Clare Mackintosh - Intrínseca

Na capa existem 3 comentários de nomes famosos a respeito da história que, de tão acertados, acho importante repetir aqui:
  • "Uma trama magistral com uma reviravolta arrebatadora" - Jojo Moyes;
  • "Admiravelmente escrito e com um final formidável" Paula Hawkins;
  • "Genuinamente chocante" The New York Times.
Indicado para todos aqueles que gostam deste estilo de suspense que trabalha bastante o lado psicológico com a visão de mais de um personagem ao mesmo tempo, como os famosos "Garota Exemplar, "Lugares Escuros", "A Garota no Trem" e "Em Águas Sombrias", "Deixei Você Ir" é uma excelente e acertada escolha, pegando com certeza um lugar de destaque na lista dos melhores lançamentos do ano.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Eu confesso que ultimamente não estou muito interessada por livros do gênero, mas a resenha me abriu os olhos.
    E realmente, a capa é maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lídia, sério! A hora que for se aventurar pelo gênero, leia esse livro. Vale muito a pena!!!

      Excluir
  2. Olá!!!
    Adoro livros de suspense. Os meus favoritos desse gênero são da autora Gillian Flynn e a premissa desse livro me lembrou um pouco dos livros dela, então as minha chances de gostar são altas. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Ele lembra muito a Gyllian sim. A reviravolta que acontece nele eh tão bombástica quanto a de Garota Exemplar.
      Não deixe de ler pq vc vai amar!

      Bjos

      Excluir
  3. Olá!
    Essa capa é de fato linda! Quando vi o título da obra não pensei que fosse um Thriller Psicológico! Esse é um gênero que recentemente descobri e que simplesmente amei, então há grandes chances de eu lei Deixei Você Ir, espero que minhas expectativas sejam atendidas!
    Um beijos!
    PS: Amei as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela!
      Eu tbm achava que o gênero seria outro pela capa!!!
      Não deixe de ler, esse livro eh incrivelmente bom!

      As fotos ficaram lindas mesmo neeh! São da Leh Pimenta.

      Bjos

      Excluir
  4. Parece ser interessante esse livro adoro historias nesse estilo, deve deixar o leitor numa ansiedade para saber o que vai acontecer e parece mexer com as nossas emoções, além de abordar um tema que infelizmente acontece e muito na realidade, nem todos tem a dignidade de socorrer a vítima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      E bota ansiedade nisso. O livro aborda diversos temas importantíssimos!

      Não deixe de ler.

      Bjos

      Excluir
  5. Oi Karina,
    O peso do luto sempre agrega elementos em uma história e quando ele é o ponto de partida de uma trama policial, com certeza, rende uma leitura envolvente como a de Deixei você ir. Gosto de livros onde sou apresentada, primeiramente, aos personagens e suas vidas (como problemas e conflitos), pois me permite uma maior interação com os mesmos. A parte que mais me intriga neste livro é saber como Ray e Jenna terão suas vidas entrelaçadas e o porque. Para seu primeiro romance investigativo, acho que Clare Mackintosh se saiu bem ao criar uma premissa atrativa e bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine!
      Não deixe de ler, acredito que vai gostar bastante. A Clare conseguiu inserir elementos muito legais na história.

      Bjos.

      Excluir
  6. Karina!
    Então o livro foi feitinho para mim, porque adoro quando o autor aborda o lado psicológico dos protagonistas e envolve toda trama no que decorre do acontecimento, trazendo de forma explícita o drama vivido pelo protagonista, sem contar com todo suspense, adoro!
    Desejo uma ótima semana!
    “Onde há estudo - há sabedoria.” (Textos Judaicos)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!

      Feito na fôrma pra vc mesmo! Não deixe de ler.

      Bjos

      Excluir
  7. Puxa, que resenha!!!
    Eu sou apaixonada por enredos assim, que literalmente jogam o leitor nas páginas da história e não o permitem sair até que tudo tenha sido dito ou feito.
    Não conhecia o livro, mas a capa é maravilhosa e o jogo emocional dos personagens, parece ser também!
    Quero muito ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário!!!!
      Nossa, não deixe de ler. Esse livro é um arrasoooo! Sério.

      Excluir
  8. Vi esse livro no facebook e amei a capa. Muita linda mesmo!
    Estou começando a gostar de ler thriller psicológico e esse parece ser muito bom!
    Além de o livro ter mistério, na capa inda tem comentários sobre a obra pela Jojo e pela Paula Hawkins? Com certeza vou ler.
    Amei o livro Garota Exemplar, estou nessa vibe agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herica, então vc está na vibe perfeita desse livro. Garota Exemplar é sensacional e este está no mesmo nível. Gostei até mais que os da Paula Hawkins.

      Leia mesmo! E depois me conte o que achou.

      Bjos

      Excluir
  9. Já de cara gostei dos gêneros e após terminar de ler a resenha, concluo que: Quero! Adorei todo o enredo, a capa é linda (As fotos ficaram ótimas) e por ser uma autora nova, quero muito ter a oportunidade de ler ainda mais com uns comentários de peso como esses...

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta