Menu

{ #RESENHA } ANGUS - O PRIMEIRO GUERREIRO # 1 - ORLANDO PAES FILHO

08 maio 2017

Livro Novo Conceito - Angus - O Primeiro Guerreiro # 1 - Orlando Paes Filho
 Orlando Paes Filho | Subtitulo: O Primeiro Guerreiro # 1 | Ano: 2017 | Páginas: 368 | Editora: Novo Páginas | Gênero: Aventura, Drama, Suspense e Mistério  Adicione sua lista do Skoob 

Ao olhar para a capa de “Angus, O Primeiro Guerreiro” imaginei que se tratava de uma obra infantojuvenil. Ao ler a sinopse comecei a pensar que seria uma história de guerreiros medievais. Mas essa ficção brasileira escrita pelo autor Orlando Paes Filho é mais forte do que eu pensava e conseguiu me surpreender indo bem além do que eu havia começado a imaginar.

Como o título nos diz, o personagem principal é Angus. Nós o conhecemos ainda jovem, iniciando sua trajetória como guerreiro. Ele é filho de Seawulf Yatlansson Sangue de Gelo e ao lado do pai ele terá muito a aprender. Eles são Nórdicos e lutam por terras, por poder e em meio aos combates enfrentam seguidores do Cristianismo.



Inicialmente acompanhamos Angus e seu pai em batalhas, fazendo aliança com um homem chamado Ivar Sem-osso, expandindo seu exército e ganhando cada vez mais adeptos. Mas em um dado momento pai e filho não conseguem mais apoiar a crescente crueldade de Ivar, discordância que dá inicio ao rompimento e a uma grande rivalidade...

Muitos anos se passam ao longo das páginas e a vida de Angus passa por inúmeras reviravoltas. Dentre elas está ser resgatado por monges e viver um tempo em um mosteiro onde modificou suas crenças, conhecer uma princesa e se apaixonar, conquistar rivais e também aliados, ser treinado por um bravo guerreiro e participar de muitas, muitas batalhas.


Angus cresceu em meio as crenças de seu povo Nórdico e assim como eles acreditava em deuses como Odim, Thór e Lóki. Mas também ouvia sua mãe (descendente de Escotos) falar em Deus. No tempo que passa no mosteiro ele se converte ao Cristianismo e defender aos cristãos passa a ser um de seus novos objetivos.

É o protagonista quem narra a história em primeira pessoa. É uma trama sobre a guerra entre pagãos e cristãos, repleta de lutas, disputa por poder, sangue, traição... Ler sobre as cenas de batalhas é como estar presente no cenário de guerra. Torturas cruéis são narradas e em meio a tudo isso acompanhamos o amadurecimento de Angus vendo um guerreiro surgir.


A escrita é bastante detalhada, a história é demorada, os capítulos são grandes e quem gosta da premissa terá muito que apreciar. Será como viver anos de batalhas ao lado de um homem de guerra. Não posso deixar de mencionar que o livro conta com algumas ilustrações que dão uma emoção a mais a trama.

O fim deixa margem a continuação, pois O Primeiro Guerreiro é o volume um de uma trilogia. Caberá a Angus fundar o Clã MacLachlan. Não conheço quase nada sobre mitologia Nórdica e cultura Viking, portanto não sou capaz de dizer se o autor foi feliz na forma como representou esse povo. O fato é que lendo Angus você irá encontrar uma mistura de ficção, conteúdos históricos e religião.

Gostou da resenha? Já leu essa história? Beijo da Nat.

comentário(s) pelo facebook:

24 comentários:

  1. Gostei da resenha e me interessei pelo fato do autor falar sobre uma mitologia que gosto por demais da conta uai, hehe A história parece ser bem construída e essas ilustrações são lindas. Já anotei na minha 'listinha".

    ResponderExcluir
  2. Oi Naty!
    Menina, eu comecei a assistir a série Vikings e olha, estou apaixonada pelos nórdicos. Eles tem muitos confrontos com os cristãos, e posso imaginar o conflito que isso vai gerar no livros.
    Adorei a resenha e já separei o livro para ler.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Priscila,
      Acho que você terá uma visão diferente da obra
      uma vez que já está mais familiarizada do que eu com os nórdicos!

      Espero que goste. Beijo.

      Excluir
  3. Curto batalhas, reviravoltas, esse estilo mais Nórdico!
    Confesso que nem fazia ideia que era uma obra nacional e agora fiquei demais de curiosa.
    Parece ser uma história e tanto, muito bem construída.
    Gostei bastante da resenha. Fiquei bem interessada em conhecer essa história.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas obras nacionais dão um orgulho né!?

      Beijo.

      Excluir
  4. Acho a mitologia nórdica muito interessante, então fiquei bem interessada no livro. Achei a capa muito bonita e as ilustrações bem feitas. Acho que vale a pena dar uma olhada, ainda mais por ser um autor nacional!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Confesso que o que me chamou grande atenção pra esse livro foi a mitologia Nórdica na história e a cultura Viking. Estou um tanto viciada nesse assunto, adorando conhecer um pouco das histórias e dessa cultura e por isso qualquer ficção que vejo que tenha algo assim já me deixa interessada. A história parece estar boa, bem detalhada e gosto de um ritmo mais demorado pra poder absorver tudo da trama e entrar nesse mundo. Acho que iria gostar bastante. Quero só ver os outros livros dessa história. Me interessou e gostaria de ler =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então provavelmente irá gostar Cristiane.

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu curto muito sobre épocas de vikings e essas coisas, mas confesso que mitologia nórdica não é comigo! Prefiro sempre a boa e velha mitologia grega. Mas parece ser bem interessante o livro. Para quem gosta, é uma boa indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro mitologia grega! Mas li pouco das duas então
      não sei se posso falar em preferência hahaha

      Beijo

      Excluir
  7. Nathalia!
    A obra está sendo relançada, porque já fez muito sucesso há alguns anos, embora não tenha lido.
    Fiquei interessada, porque gosto de batalhas, luta entre cristãos e pagãos, e ainda gosto demais de livros com detalhes, bem escritos, tem tudo para que aprecie a leitura.
    Desejo uma ótima semana!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que é relançamento... esse detalhe
      passou despercebido. Obrigada por comentar

      Beijo

      Excluir
  8. Olá, pela resenha é possível perceber que o autor pesquisou minuciosamente sobre o período medieval e a mitologia nórdica, feito que originou um livro original e impossível que não querer ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Nathalia,
    Adoro histórias nórdicas, mas faz um bom tempo que não leio nenhum livro com esta temática. É interessante poder acompanhar o crescimento e desenvolvimento de Angus, isso nos permite uma maior aproximação ao personagem e envolvimento com a trama. Minha unica ressalva é em relação aos capítulos grandes, pois eles tornam a leitura um pouco cansativa para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...
      Acompanhar o crescimento dos personagens
      meio que nos aproxima deles... também
      sinto assim

      beijo

      Excluir
  10. Oi.
    Nunca li nada com esse tema, mas fiquei interessada. Parece ser uma leitura bem inteligente e informativa sobre outra cultura.
    Espero ter a oportunidade de conferir.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha!

      Espero que goste do livro
      se resolver ler!

      Beijo

      Excluir
  11. Eu gosto muito de histórias desse tipo e fiquei satisfeita em saber que o escritor é brasileiro. No momento estou atolada, mas tenho certeza que chegarei a ler! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vier a ler
      espero que a obra agrade!
      Beijo

      Excluir
  12. Oi, já tinha visto a capa, mas nunca tinha lido nada sobre ele,e agora me arrependo, adoro aventura, e ainda mais quando tem batalhas e lutas, com certeza entrou para a minha lista principalmente por ser bem detalhado.

    ResponderExcluir
  13. Eu já ouvi alguma pessoas falando desse livro, e tinha um pouco de vontade de ler ele, mas eu fui enrolando pra comprar e hoje já perdi o interesse de ler o livro, e a história nem me chama a atenção mais. E acho que os capítulos serem longos e a história ser demorada, iria me incomodar bastante...
    Então esse é um livro que eu nem pretendo ler mais :/

    Bjss ^^

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta