Menu

CRÍTICA DE ESTREIA | REI ARTHUR - A LENDA DA ESPADA (KING ARTHUR)

15 maio 2017

Distribuidora: Warner Bros. | Estreia: 18/05/2017 | Orçamento: U$ 175 milhões | Gênero: Ação, Aventura, Medieval, Fantasia | Duração: 02h:06

"De Ninguém a Rei!"

Acontece esta semana a estreia de mais uma versão da história do famoso Rei Arthur, desta vez com a direção de Guy Ritchie. Colecionando grandes sucessos (e também grandes fracassos), muito provavelmente você já assistiu um dos filmes dele: Sherlock Holmes 1 e 2, Revolver, Destino Insólito, Snatch: Porcos e Diamantes, O Agente da U.N.C.L.E.

"Rei Arthur - A Lenda da Espada" conta a história de uma época em que homens e magos viviam em paz, até que o poderoso Murdred quebrou este equilíbrio. Marchando contra a última terra da qual ainda não tinha domínio, Camelot, ele foi de encontro ao Rei Uther Pendragon (Eric Bana) que, com o uso de sua espada Excalibur forjada de forma especial, derrotou o mago. No entanto, após essa vitória o Rei Uther sofreu uma traição em sua própria família, vinda de seu irmão Vortigem (Jude Law), e isso culminou em sua morte, a de sua esposa, o sumiço de seu filho e de sua espada.

Anos se passaram e o Rei Vortigem, estabeleceu seu reino através do medo, opressão e pagando o preço necessário para se manter no poder, enquanto do outro lado da cidade o jovem Arthur (Charlie Hunnam) crescia em um prostíbulo em meio a todas as dificuldades e violência da região precária. O destino os colocará cara a cara quando, ao tentar retirar a espada do local em que está presa, Arthur tem sucesso e a partir daí passa a ser alvo de seu tio ambicioso.


A primeira impressão que gostaria de repassar é: QUE EFEITOS! Os efeitos especiais em som e imagem foram muito bem trabalhados neste filme. A alternância entre som e vácuo, cenas rápidas e em câmera lenta destacando os detalhes, fotografia, posicionamento das câmeras e trilha sonora (escutem a música do trailer!) resultou em um conjunto de tirar o fôlego, digno do estilo de ação medieval. Assisti em 3D, o que fez toda a diferença, e acredito que se fosse IMAX daria para surtar. O filme conta com ótimas sequências de lutas e batalhas sendo um destaque a abertura com a batalha de Murdred, a ótima sequência do crescimento de Arthur e a batalha final (claro!).

Sobre a história, foi uma abordagem bem interessante e até inovadora, mas isso sem ultrapassar a linha da estranheza. Após inúmeros trabalhos envolvendo Camelot, geralmente focados em Rei Arthur, Morgana, Guinevere e Lancelot, este filme vem em contrapartida contar sua versão da história focada na criação da espada Excalibur, seu uso desde o Rei Uther e o processo de ascensão e treinamento do seu herdeiro perdido. Sem a pretensão de apresentar um modelo de ética e sabedoria nato, Arthur é um jovem arrogante, atrevido e completamente movido por suas emoções. Outro fato interessante sobre a apresentação do personagem é como seu figurino foi calculado para diferenciá-lo dos demais em todas as cenas. Desde sua primeira aparição, enquanto todos usam roupas escuras, simples, sujas e/ou até rasgadas, Arthur se destaca em tons claros e modelos um pouco mais trabalhados, lhe dando certo ar de realeza ou falsa elegância desde o princípio.
No elenco do filme acontece um desfile de nomes famosos que fazem um bom trabalho individual e em grupo, a começar por Charlie Hunnam (o lindíssimo ator também conhecido por seu papel em Sons of Anarchy, e por sua recusa em interpretar Christian Grey na franquia 50 Tons de Cinza) que entrega um perfeito Rei Arthur em todos os sentidos. Temos também Jude Law (dispensa apresentações), Eric Bana, Djimon Hounsou, Aidan Gillen (o Petyr Baelish de Game of Thrones), Michael McElhatton (Roose Bolton de Game of Thrones) e até mesmo uma curta participação do ex-jogador David Beckham. A atriz Astrid Bergès-Frisbey (a sereia Syrena em Piratas do Caribe) interpreta a maga que ajuda o grupo de Arthur e, apesar das poucas oportunidades de diálogo e atuação, gera um bom trabalho no papel da misteriosa personagem que fica com sua identidade em aberto (seria ela uma representação de Morgana?!).

Como resultado de um perceptível e coeso trabalho de roteiro, elenco e produção, "Rei Arthur - A Lenda da Espada" é uma excelente opção para os fãs das histórias dos cavaleiros da Távola Redonda e filmes medievais de ação e aventura.


comentário(s) pelo facebook:

31 comentários:

  1. Gostei muito da ideia desse filme e achei legal o foco da história, de não ficar naquilo que a gente já conhece em outros filmes e coisas assim. Mas o que amei nele foi o elenco. Caramba, deu vontade de ver por todo esse pessoal ali.
    Que bom que os efeitos estão legais e o roteiro compensa. Parece que a mistura gerou um baita filme e pra quem gosta de coisas assim vai valer a pena ir ver no cinema. Adoraria conferir!

    ResponderExcluir
  2. Olá Karina, eu to bem ansioso para ver esse filme, adoro essas releituras desses contos de fadas rsrs!! Eu só li a parte que você fala da parte tecnica do filme, porque nem o trailer eu vi, não vejo mais trailers de filme que quero muito assistir, mas adorei saber que ele está tão perfeito assim o que me deixa ainda mais ansioso e outra eu já esperava um desfile de homens bonitos, mas David Beckham gente, preciso ver esse filme mesmo kkkk

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  3. obaaaaaaaaaa adooooro o rei arthuuur *-*
    to mto animada pra esse filme, amo todas as releituras, de filmes livros quadrinhos teatro desenhos jogos e etc! super ultra fã *-*v
    o preferido ate hj foram as brumas de avalon hehe mas esse filme promete <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai gente, agora q vi q ta valendo ingresso!!!
      Adorei a crítica Karina, me deixou mais animada pra ver o filme, eu não sabia que era do mesmo diretor de sherlock holmes, nem q tinha tanta gente famosa! AMEI o foco ser na espada, sempre achei que tinha q ter um filme com foco nela <3 <3 <3 afinal ela é a espada mais famosa de todos os tempos *-*
      Ludimila Vitoriano de Castro Martins ludi.vcastro@gmail.com
      #précoisasdemineiraReiArthur

      Excluir
    2. Parabéns você ganhou o ingresso para #précoisasdemineiraReiArthur

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Além de amar o ator, sou apaixonada pela história do Rei Arthur!

    ResponderExcluir
  6. Fã de filmes medievais e dos cavaleiros da távola redonda, presente!! Nem acredito que já entra essa semana nas telonas, estava louca (Sério, Pirando!) e morrendo de ansiedade para conferir e estou extremamente feliz em saber que está excelente. O elenco é maravilhoso (Luz.. Na passarela que lá vem Eles, haha), a abordagem achei sensacional, a trilha sonora nem precisa comentar, estou sempre de ouvidos atentos e os efeitos ah... um Imax para ver cai bem demais viu?! Hehe Ótima critica como sempre Karina, indo direto ao ponto. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline Campos Graciano
      carolcampos-mg@hotmail.com
      #précoisasdemineiraReiArthur
      #précoisasdemineiraReiArthur#

      Excluir
    2. 03 - Parabéns você ganhou o ingresso para #précoisasdemineiraReiArthur

      Excluir
  7. Nossa, Karina, você arrasou!!
    Comecei a ser fã do Rei Arthur e tudo que rodeia essa lenda por causa da minha filha. Desde então assisti filmes diversos e li também muita coisa. É uma grande história.
    Sua crítica me deixou mais ansiosa ainda por ver o filme. Adorei a postagem!!!
    Beijos!

    Alessandra Vitoriano de Castro - lecavc@gmail.com
    #précoisasdemineiraReiArthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 04 - Parabéns você ganhou o ingresso para #précoisasdemineiraReiArthur

      Excluir
  8. Esse filme parece maravilhoso, vi o trailer e pela resenha eu amei!!!! Quero ver, quero muito ver! O Rei Arthur antigo é um dos meus filmes preferidos! Acho o enredo fantastico!
    #précoisasdemineiraReiArthur

    ResponderExcluir
  9. Uau, depois de um post desses ate quero ver esse filme

    ResponderExcluir
  10. Esse filme parece maravilhoso, vi o trailer e pela resenha eu amei!!!! Quero ver, quero muito ver! O Rei Arthur antigo é um dos meus filmes preferidos! Acho o enredo fantastico!
    Camille Ferreira da Silva - Srta_mille@hotmail.com
    #précoisasdemineiraReiArthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 05 - Parabéns você ganhou o ingresso para #précoisasdemineiraReiArthur

      Excluir
    2. Ai meu Deus!!!! To gritandoooooooooooooooooooooooooooooooooooo!
      Que perfeito! Obrigada Leh vai ser uma experiencia incrivel <3

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Opa! Mais uma versão pra assistir e curtir.
    Obrigado pela resenha e por não entregar filme todo!
    Um abraço.
    Jaqueson Pimenta dos Santos
    jaquesonpimenta@hotmail.com gr8jax@hotmail.com
    #précoisasdemineiraReiArtur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueson, te respondi no seu comentário feito pelo facebook, nos encontramos amanhã.

      Excluir
  13. Mais vontade de ver esse filme, depois dessa resenha só preciso ver. 😍😍😍😍

    Ketherine Gomes lotegian
    Keth.financeiro@hotmail.com
    #precoisasdemineiraReiArtur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns você ganhou o ingresso para #précoisasdemineiraReiArthur

      Excluir
  14. Vontade de assistir! Quero! Gosto muito da História do Rei Arthur!
    Hérica Lima!
    her_sales@hotmail.com
    #precoisasdemineiraReiArtur

    ResponderExcluir
  15. Uma história pra lá de interessante hein?
    Adoro essas produções medievais e sinto que vou gostar bastante de assistir ao filme.
    Esse rei não está nada mal viu? HAHAHA
    Sua crítica me deixou bem interessada no filme.
    Uma peninha que eu perdi a chance de ganhar ingressos por aqui rs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  16. Olá, apesar dos trabalhos anteriores do diretor terem fracassado este filme se destaca entre os melhores de acordo com a resenha, pois dos efeitos ao roteiro tudo funciona. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Sonho em ir assistir a todos os filmes do cinema *-* Tenho um crush no rei Arthur! Quero assistir logo!

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Parabéns pela ótima crítica. Esse é um daqueles filmes que vale a pena assistir, inperdível! Tanto pelos atores, interpretação, música, efeitos e enredo cheio de ação e aventura. Adoro! Infelizmente não irei assistir no cinema, mas depois com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Karina,
    Gosto muito da história de Rei Arthur, já a conheci a través de livros, filmes e séries e a cada adaptação uma nova versão da lenda surge. Acredito que este filme manterá intacta algumas coisas que já sabemos sobre o personagem, mas trará uma nova abordagem a respeito de outras. O que mais me chama atenção de toda a trama é o fato de Arthur não ter sido criado na realeza, mas é como se ele soubesse que está em uma escala acima dos outros, pois sua arrogância e confiança se sobressai. A fotografia do filme está linda e pretendo assisti-lo logo.

    ResponderExcluir
  20. Antes eu já queria assistir agora quero ainda mais. Fiquei muito feliz que os efeitos especiais foram muito bem feitos. Adoro a história de Arthur, acho incrivel como ele era ninguem e conseguiu se tornar o rei.

    ResponderExcluir
  21. Eu estou doida pra assistir esse filme. Ele realmente parece ser incrível! Gostei muito de saber que os efeitos especiais são muito bons, e pelo jeito esse filme realmente vale a pena ver no cinema. E esse filme está com um elenco muito bom mesmo, adoro a maioria desses atores *u*

    Bjss ^^

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta