Menu

{#RESENHA} CARAVAL - STEPHANIE GARBER (Caraval #1)

24 abril 2017

Caraval
Subtítulo: Caraval # 1 | Autor: Stephanie Garber | Ano: 2017 | Páginas: 400 | Editora: Novo Conceito | Gênero: Fantasia, Jovem adulto, Romance | Adicione ao Skoob 

“O que for que tenha ouvido sobre Caraval, não se compara à realidade.É mais do que só um jogo ou performance. É o mais próximo que você chegará de encontrar magia neste mundo.” 

Caraval é um livro de fantasia que me intrigou desde o começo. E continuou me intrigando até a última página. Ele conta a história de duas irmãs muito unidas, porém bem diferentes: Scarlett e Donatella Dragna, filhas do Governador da Ilha Conquistada de Trisda. Scarlett, nossa cautelosa protagonista, é protetora e a filha mais velha. Ela tem 17 anos e está noiva de um conde que nunca viu na vida. No entanto, ela está ansiosa para o casamento, pois vê nele a única chance para que ela e sua irmã possam deixar pra trás uma vida de abusos e ficarem seguras. No entanto, Tella, sua irmã mais nova, é impulsiva e procura lembrar a irmã que há mais na vida do que simplesmente "ficar segura".

Desde que ouviram as histórias contadas por sua avó quando crianças, as duas irmãs sonhavam em um dia também poder presenciar uma das apresentações do lendário Caraval, uma espécie de performance interativa onde realidade e fantasia se misturam, que acontece uma vez por ano e nunca se apresenta duas vezes no mesmo lugar. Sonhando com um pouco de magia em sua vida, Scarlett vem esperançosamente escrevendo há anos para o Mestre Lenda, o líder por trás do famoso Caraval, para que ele viesse a Trisda mais uma vez se apresentar. Mas nunca obteve resposta, até agora. Logo as irmãs embarcam numa aventura muito maior que o esperado, cheia de mistérios, viradas inesperadas, personagens suspeitos e magia. Mas Scarlett logo aprende, que toda magia tem seu preço.

O que mais amei nesse enredo, além do cenário fascinante, é que durante a leitura realmente não dava pra adivinhar o que ia acontecer no próximo momento. Ao contrário de grande parte dos livros que já li, eu sabia tanto quanto Scarlett e ia descobrindo as coisas junto com ela, não antes. Não me vi apontando pra historia e falando, "Como você não viu isso, Scarlett?", pois quando algo acontecia, eu não tinha previsto também. Logo foi como participar de Caraval eu mesma, acompanhando Scarlett tomar decisões, ter que fazer escolhas e pagar por elas, e se arriscar sem saber se as coisas iam virar pra melhor ou pior. E deixa eu te falar, esse ‘não saber’ foi revigorante.

Esse não é uma obra parada ou devagar, em cada capítulo acontecia algo que levava a história adiante. Isso, aliado a dificuldade de se prever acontecimentos ou de saber no que ou em quem se pode confiar, foi entregue com uma escrita agradável e fácil de entender. As descrições não eram cansativas ou extensas. Eram simples, porém bonitas e eficazes em criar uma vívida e rápida imagem dos lugares usando cheiros, cores, e objetos. Caraval tem também um toque dark em sua atmosfera. Tons de fascínio e curiosidade por esse lugar, misturados a uma sensação constante de inquietude me acompanharam durante toda a leitura.

STEPHANIE GARBER

Em outra questão, acompanhar a jornada de crescimento de Scarlett foi bem recompensador pra mim, e me pareceu uma evolução boa da personagem, levando em consideração o que ela foi passando. Não me identificava com uma protagonista dessa forma tinha muito tempo. Não quero falar de outros personagens porque acho que esse é o tipo de livro que é melhor ler sem saber quase nada, mas vou fazer um pequeno adendo sobre o Lenda. Acho que ele é um dos personagens mais interessantes que já li a respeito, tão cercado de mistério e obscuridade.

Enfim, Caraval é uma história principalmente sobre irmandade, sobre aprender a se arriscar, e sobre ter coragem de mudar a própria vida. E eu espero que vocês consigam aproveitá-la tanto quanto eu. Logo que terminei de ler no começo de Março, tive o prazer de conversar com a autora, Stephanie Garber, e ela é uma fofa, gente. É o primeiro livro dela publicado e ela quase tinha desistido da carreira antes disso. Mas isso é passado, porque o sucesso de Caraval não foi pequeno. Fez barulho no booktube americano com muitas resenhas positivas daqueles que tinham recebido copias antecipadas da editora. A Obra também pode ser vista facilmente entre os lançamentos YA (jovem adulto) de 2017 mais adicionados pelos usuários do Goodreads.

Pra quem se interessou, saiba que quando foi lançado nos Estados Unidos no final de Janeiro, o livro já tinha editora certa em vários países, inclusive a brasileira Novo Conceito, cuja versão nacional já está em pré-venda com lançamento para o começo de junho. Fiquei muito feliz que eles mantiveram a capa americana, pois me apaixonei demais por ela. Estou louca pra conseguir a edição em português, e a de capa dura original em inglês. O livro também já teve os seus direitos de adaptação comprados pela 20th Century Fox e um filme aparentemente já está em trabalho. Mas não acabou. A autora confirmou que a continuação deve sair em 2018, e que dessa vez vai seguir o ponto de vista de um personagem diferente.

E ai, o que vocês acharam das notícias? Tão curiosos pra conhecer a historia? Eu mal posso esperar pra adentrar esse mundo e me perder no jogo de novo.

Essa resenha foi feita pela Camile Souza do ebook enviado pela Ed. Novo Conceito. 

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Leh!
    Fiquei sim muito curiosa para ler a história e gostei das novidades, embora nunca tenha ouvido falar da autora.
    Livros onde podemos acompanhar junto com a protagonista os acontecimentos e nos surpreendermos como ela, é tão bom, né?
    E ainda tem a questão da irmandade, gostei.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, como não conhecia o livro, já fiquei aqui toda suspirando! Não imaginaria nunca que seria uma história assim, de irmandade,cumplicidade e ir além do que se vê, em busca de sonhos e realizações!!!
    Tentarei ler o quanto antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Fiquei interessadíssima. Não conhecia a autora nem o livro mas, que bom que ela não desistiu e nos presenteou com essa ótima história. O enredo nos deixa ansiosos a cada virada de página para saber o que vem a seguir.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta