Menu

Cidade dos Etéreos (O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #2) - Ransom Riggs

03 abril 2017

 
Subtitulo: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares # 2 | Ransom Riggs | Ano: 2016 | Páginas: 384 | Editora: Intrínseca | Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto | Adicione ao Skoob

Cidade dos Etéreos” é a sequência do famoso livro “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”. Se você ainda não conhece a trama, mas pretende embarcar na história, eu sugiro que leia o primeiro livro antes de conferir essa resenha, pois ele introduz os fatos e saber como tudo começou é essencial para compreender o que se passa a essa altura.

O segundo livro começa com as dez crianças e uma ave em três pequenos barcos. A situação não é nada fácil para os pequenos pupilos... Com sua antiga fenda destruída eles deixam a ilha rumo ao País de Gales e sabem que os acólitos os perseguem, por isso precisam ser rápidos se quiserem se salvar. Em terra eles encontram uma nova fenda temporal e lutam contra um etéreo.

Conhecem animais peculiares e descobrem que somente outra ymbryne pode libertar a Srta. Peregrine que está envenenada, não consegue assumir a forma humana e corre o risco de permanecer para sempre como uma ave. Sendo assim, as crianças partem para Londres em busca da Srta. Wren, a ymbryne capaz de ajudá-los a salvarem sua protetora.



A busca pela Srta. Wren se torna uma emocionante jornada que garante aos leitores muita aventura. De uma fenda a outra as crianças se deparam com um cachorro falante, ciganos, bombardeios, encontros inesperados com novos peculiares e muito mais... É uma trama cheia de ação e acontecimentos inusitados que casam perfeitamente com as inúmeras fotos que vão aparecendo ao longo de toda a narrativa. Na historia o personagem Jacob (que é quem narra a história) encontra-se um pouco confuso. Sua habilidade de sentir os etéreos está se aprimorando e seus medos, sentimentos e dúvidas estão mexendo com suas emoções, mas seu amor por Emma e sua vontade de ajudar a Srta. Peregrine dão a ele forças para seguir adiante.

“E, se eu ia ser lançado em uma batalha contra uma legião de criaturas saídas diretamente de um pesadelo, isso tinha que partir de uma decisão minha.” Pág.43. As crianças contam com o auxílio do livro de Contos Peculiares da Srta Peregrine, pois descobrem que há muito mais que pura fantasia nos contos. Ficou curioso pra saber se as crianças vão conseguir ajudar sua protetora? Somente lendo para compreender como essa trajetória é misteriosa e envolvente.

Em minha opinião os personagens criados por Ransom são incríveis. Fiquei muito feliz por poder conhecê-los um pouco melhor. Além de haver no início do livro a foto de cada um deles seguida da descrição de sua peculiaridade, há também momentos dentro da história em que os personagens contam um pouco de suas vidas e como descobriram suas peculiaridades.

Todos eles me cativaram, mas tenho um carinho especial por Bronwyn Bruntley, a menina absurdamente forte que equilibra toda essa força com a doçura de sua personalidade maternal. Ela é minha preferida!  Gostei muito da escrita do autor, a narração é feita de tal forma que me sentia dentro das cenas, o ritmo é contagiante e nada monótono, resumindo: a história me prendeu. Gosto de livros bonitos, bem caprichados e essa edição da Intrínseca está maravilhosa. Capa dura, um papel excelente com detalhes coloridos nas bordas das páginas, folhas estampadas nas trocas de capítulo, fotografias antigas em preto e branco, tudo muito lindo de se ver. Amei.


Eu não li o primeiro livro. Na verdade apenas assisti ao filme e foi a adaptação que despertou meu interesse por ler a continuação. Gostei muito do filme, mas agora que li pude perceber que houve algumas alterações na história e prefiro sem dúvidas o livro.  Fiquei muito interessada pela obra e queria muito entender seu processo criativo. No fim da obra há uma entrevista com o autor que me deram as respostas que eu buscava.

Na escrita do primeiro livro vieram primeiro as fotos e a história foi criada para se encaixar nas imagens. Já no segundo, grande parte da história já existia e o autor buscou no acervo de colecionadores, as imagens que se encaixassem a trama. Achei tudo isso interessantíssimo e passei a gostar ainda mais da trama. Um dos acontecimentos da reta final me surpreendeu bastante e como era de se esperar o fim fica em aberto, deixando margem para o terceiro. Há nas páginas finais o primeiro capítulo de “Bibliotecas de Almas”  que pretendo ler em breve! Eu não mudaria nada na trama, achei ótima e recomendo. Se esse é um estilo que te agrada, vá fundo!


Agora me conta: gostou da resenha? Já leu? Beijo da Nat.

comentário(s) pelo facebook:

5 comentários:

  1. Pensa numa pessoa doida para ter os livros kkkkk sou eu!!
    Não vi o filme ainda pq quero ler o livro antes, mas mesmo são sabendo totalmente a história do livro 1 eu li a resenha kkkk e despertou mais minha vontade de comprar logo os livros e ver o filme.
    Amei a resenha e obrigada pela dica!1

    ResponderExcluir
  2. Nathalia!
    Não li ainda nenhum dos livros dessa série, porém tenho muita vontade, porque além de todo enredo intrigante, soube que as fotos são bem bizarras e antigas, o que sempre causa curiosidade.
    Desejo um mês repleto de realizações e uma semana de luz e paz!
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Bem, esta é uma das trilogias que mais desejo há um bom tempo. Ainda não consegui ter ela na minha estante!
    Como você, só vi o primeiro filme, o que já valeu por tudo, mas sei que os livros trazem mais, muito mais!!!
    A maneira como é narrado, os personagens, as capas. Tudo é motivo para querer conhecer mais e mais.
    E ainda farei isso, tenho fé!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathalia,
    Ainda não li nenhum livro desta trilogia, mas eles estão na minha lista de desejados. Jacob será inserido neste mundo de fantasia e seu conhecimento sobre o mundo irá mudar. Toda a trama criada pelo autor é tão diferente e única que é difícil não ter curiosidade na leitura. Imagino que haverá muitos mistérios e aventura, principalmente neste segundo volume onde o leitor já está imerso na trama. E essas edições da Intrínseca estão lindas e muito caprichadas.

    ResponderExcluir
  5. Já li o primeiro livro e assisti ao filme do mesmo, o livro é perfeito mas, o filme... A história narrada é interessantíssima, não tem como não se apaixonar. A edição da Editora Intrínseca está linda e esse acervo de fotos é a coisa mais maravilhosa de todas. Quero muito terminar a trilogia e esta resenha só me animou mais.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta