Menu

A VIGILANTE DO AMANHÃ (GHOST IN THE SHELL) | CRÍTICA DE ESTREIA

31 março 2017

Distribuidora: Paramount Pictures | Estreia: 30/03/2017 | Orçamento: US$ 130 milhões | Gênero: Ficção Científica| Duração: 01h:47

Essa semana entrou nos cinemas o longa de ficção científica, inspirado no anime de mesmo nome, “Ghost in the Shell” ou como ficou traduzido aqui no Brasil “A Vigilante do Amanhã”. O nome do anime faz referência ao cyberaperfeiçoamento, tratado na história, onde a “alma humana” (ghost) é colocada em uma casca robótica (in the shell).

Em um universo distópico ambientado em Tóquio, somos apresentados ao Projeto 2571 da empresa Hanka Robotics onde um cérebro humano é colocado em um esqueleto completamente robótico. Com o sucesso no projeto, a recém-criação é enviada para a Seção 9, um departamento de polícia governamental que combate o terrorismo cibernético. Um ano depois, Major Mira Killian já atua como a arma desta seção.

Surge então um caso a ser tratado pelo departamento onde um hacker está atacando cientistas e executivos da Hanka Robotics, e roubando os dados contidos em sua memória. Sob a coordenação de Aramaki, chefe da Seção 9, e tendo como parceiro Batou, Major irá se aprofundar no caso e descobrir muito mais a respeito de seu passado como humana, sua criação sob responsabilidade da Dra. Ouelet e Sr. Cutter, e o real significado de suas “falhas sistêmicas”.

A VIGILANTE DO AMANHÃ

Como um filme de ficção científica posso dizer que o trabalho foi sensacional. A Tóquio futurista com seus outdoors realistas, a história, os efeitos, a atuação... Tudo se completa e resulta em uma ótima produção. E não é atoa que o estilo lembrará a muitos a famosa franquia Matrix, pois as irmãs Wachowski já assumiram que se inspiraram na história do anime e mangá. Como fã da história original eu não posso opinar, pois após o anúncio do lançamento é que fui me inteirar da história e assistir algumas cenas do anime. Pude perceber que muita coisa está fiel, como a cena inicial fantástica da criação de Major (inclusive com a trilha sonora original que é de arrepiar), uma luta na água onde ela está invisível e sua entrada pela janela sob tiros. As caracterizações dos personagens como os olhos do Batou, a roupa camuflada da Major, as mãos robóticas utilizadas para digitação por alguns personagens, também são grandes acertos e dão um toque super especial.

A atuação de Scarlett Johansson em filmes de ação não é novidade e acredito que ninguém mais tenha dúvidas de que ela é capaz, então posso dizer que não deixou a desejar. Existe grande polêmica sobre sua escolha, visto que o filme aborda a cultura oriental, mas como leiga da história eu achei bem acertado uma vez que ela ficou bem parecida com a personagem que não apresenta tantos traços característicos (e o filme é uma produção americana). O ator Pilou Asbæk (o Euron Greyjoy de Game of Thrones) também está bem fiel em caracterização a Batou e entrega uma boa atuação. Outros nomes de peso estão no filme como Juliette Binoche (Dra. Ouelet) e Takeshi Kitano (Aramaki), renomado ator e diretor japonês.


Ao final posso dizer que é uma excelente aposta pra você que é fã da linha de ficção científica e, mesmo que não conheça nada sobre a história original, deseja apostar numa sala IMAX (que neste caso faz toda e completa diferença. Torna a experiência surreal). Sem medo de ser mais um caso onde a produção americana estraga o clássico oriental (um abraço para os fãs de DragonBall), “Ghost in the Shell” com certeza entra no meu ranking de melhores do ano (até o momento).

"Minha mente é humana, meu corpo é fabricado. Sou a primeira da minha espécie mas não serei a última."

comentário(s) pelo facebook:

15 comentários:

  1. Vi um pessoal bem animado com essa adaptação por conhecer a história original e ser fã. Pareciam bem entusiasmados. E a história parece ser muito boa, cheia de ação e com essa pitada mágica da ficção cientifica que torna tudo tão mais interessante. Os cenários e efeitos parecem estar muito bons, mas só vi trailer, então não sei como é no filme todo. Espero que esteja legal mesmo.
    Acho que iria gostar bastante da história e ela não parece estar decepcionando. A atuação dessa atriz em filmes do tipo é muito boa mesmo, já vi vários que adorei e por causa dela. Acho interessante como ela não fica parecida neles. Ela consegue passar a ideia de uma pessoa diferente com cada história. Ao menos eu vejo assim e acho isso bem legal. Queria assistir esse. Ver numa sala IMAX então deve ser muito doido! Só imagino...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que logo possa assistir, Cristiane!
      E depois conte pra gente o que achou!

      Excluir
  2. Oi Karina,
    Pelo trailer não consegui entender nada da história, mas sua resenha conseguiu me esclarecer alguns pontos e, principalmente, pude compreender qual a trama principal do filme. Além de toda parte que envolve a construção do universo em que o filme se passa, fiquei mais curiosa em saber a história de Major e como será esse transplante de alma para um corpo robótico. Quanto a escolha da atriz, não poderiam ter escolhido uma melhor, pois Scarlett Johansson tem se saído muito bem em filmes de ação ou filmes com temas mais complexos e que fogem bastante da realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a crítica te ajudou a entender a história! Espero que logo possa assistir e nos contar o que achou!

      Excluir
  3. Oi karina.
    Eu ja estava apaixonada desde que assistir o trailer, eu confesso que não sou lá nenhuma fã do gênero ficção científica, justamente por achar todo esse universo um tanto que chato, entretanto eu estou louca para assistir esse gosto da ideia de robôs, fiquei muito feliz que gostou e que foi um dos melhores que assistiu ate agora então eu não poderia deixar de conferir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene! Que bom que gostou!
      Espero que logo possa assistir,e depois conte pra gente o que achou!

      Excluir
  4. Oi, Karina!!
    Gostei muito do trailer do filme ficou bem bacana! Adorei a escolha da Scarlett Johansson para o papel acho que ela é uma atriz excelente!! Sem dúvida esse filme eu vou assistir!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, que bom que gostou!
      A versatilidade da Scarlett é realmente admirável.
      Espero que logo possa assistir,e depois conte pra gente o que achou!

      Excluir
  5. Karina!
    É o meu caso... não conheço nada do mundo original do filme, não li nada e nem vi as versões adaptadas, porém como boa apreciadora de filme e ficção científica, nem tem como não querer ir assistir, ainda mais com a Scarlet como atriz protagonista, amo essa mulher.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, que bom que gostou!
      Espero que logo possa assistir,e depois conte pra gente o que achou!

      Excluir
  6. Oi, Karina!
    Não curto filmes de ficção científica e nem filmes que se passam em um universo distópico, como é o caso de Ghost in the Shell, mas vou dá uma chance ao filme quando ela surgir, curto as atuações da Scarlett Johansson. Então, valeu pela dica.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. O mangá é sensacional e o anime é sem igual, só espero que o filme esteja realmente a altura mas, após ler a critica, acho que não me resta dúvidas. Louca para assistir essa produção, super gostei de saber que a trilha é a original mesmo, hehe

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não sou muito fã de filmes de ficção científica não kkkk e nem de mangás e animes, mas quem sabe não acho o filme interessante né?! Mas parabéns pela ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  9. Puxa, como não curto mangás, estou bem por fora da história..e não sendo tão fã de ficção científica, menos ainda..rs
    Mas adorei o que li acima e não tenho dúvidas nenhuma de que irei ver assim que possível. Amei Matrix, mesmo não entendendo bulhufas..rs mas amo as cenas robóticas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi oi
    Como vocês são rápidas na atualização dos filmes, eu estava pensando ainda em ver e a critica já saiu aqui rsrsr
    Bom, o filme contém tudo que eu gosto, universo distópico, futurismo e ficção cientifica, então acho que será uma ótima aposta. Fora que quero procurar os mangas também .
    Beijinhos, Parabéns pelo post

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta