Menu

XV ENCONTRO DO #ClubedoLivroBH : SICK-LIT

18 fevereiro 2017


No último sábado, dia 11 de fevereiro, aconteceu aqui em BH nosso XV Encontro do #ClubedolivroBH. O evento é uma iniciativa do Blog Coisas de Mineira e conta com a colaboração de várias pessoas e empresas para acontecer, estando entre eles os meus meninos, que intitulo carinhosamente de anjos: Lídia, Karina, Paula Paixão, Stephanny e Michel. Eles pegam no pesado mesmo e ajudam na organização do palco, decoração, montagem da mesa, distribuição dos brindes e suporte nas atividades do evento.

Também tivemos o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura, e a partir desta edição contamos com o Centro de Referência da Juventude (na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil) que nos cedeu o espaço e suporte com a infraestrutura. Por último, e não menos importante, contamos com o precioso apoio das nossas queridas:   Intrínseca, Companhia das Letras, Editora Rocco, DarkSide Books, Editora Gutenberg, Ática Scipione, Classicadistruidora, Editora Valentina, Editora Arqueiro, Editora Aleph, Globo Livros, Grupo Editorial Pensamento, Editora Morro Branco, Editora Nova Fronteira Livraria Leitura e Livraria Fnac. À TODOS O NOSSO MUITO OBRIGADA!




O tema desta edição foi SICK-LIT (literatura enferma), onde indicamos 8 livros desta temática. As apresentações foram divididas em blocos, sendo todos eles compostos por sorteios e brincadeiras, para aliviar um pouco a tensão e quebrar o clima pesado deste tema tão delicado.

No primeiro bloco, falei para os novatos um pouco sobre a história do #ClubedoLivroBH e como ele surgiu, qual a sua ideia principal e também sobre o fato dele ser uma extensão aqui do blog, com ajuda na apresentação da Laila Pimenta que explicou como o #ClubedolivroBH surgiu após eu enfrentar um problema de saúde que me impedia de sair de casa, e de ter um convívio diário com pessoas. Depois de um ano, senti falta de conhecer pessoas que também gostassem da leitura e, vendo que esta era pouco incentivada aqui em BH, surgiu a ideia do Clube. Se você nunca foi ao evento, por favor participe assim que tiver a oportunidade, pois tenho certeza que irá gostar.


Já no segundo bloco de apresentações, iniciamos as indicações dos livros: A Laila Pimenta falou sobre "A CULPA É DAS ESTRELAS" do  JOHN GREEN, publicado pela Editora Intrínseca, um dos títulos mais famosos desse tema; em seguida falei sobre  "AMOR AMARGO" da JENNIFER BROWN, publicado pela Editora Gutenberg, e que possui uma temática muito pesada e atual que são os relacionamentos abusivos e a violência contra a mulher; por último alamos sobre e depois a Laila fechou o bloco falando sobre "JUNTANDO OS PEDAÇOS" da JENNIFER NIVEN, publicado pela Editora Seguinte, e que trata sobre obesidade (e os preconceitos relacionados a ela) e a prosopagnosia, uma doença que torna o indivíduo incapaz de reconhecer rostos.


No terceiro bloco, batemos um papo sobre "O ÚLTIMO ADEUS" da CYNTHIA HAND, publicado pela Editora DarksideBooks, onde o tema central é o luto da personagem após o suicídio de seu irmão mais novo, e como fazer para continuar. Este era um dos livros mais aguardados pela plateia e com isso tivemos uma grande participação do público presente; falamos sobre  "AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL" da  STEPHEN CHBOSKY, queridinho da Laila, publicado pela Editora Rocco , queridinho de muitos que estavam no encontro; para finalizar esse bloco, tratamos um tema bem forte e complexo com o polêmico "OS 13 PORQUÊS' do JAY ASHER, publicado pela Editora Ática, e tivemos defensores e também pessoas que não concordam com a personagem ao culpar o outro por suas escolhas. No final chegamos à conclusão que nenhuma brincadeira ou piada que machuca o outro na verdade Não É Uma Brincadeira e Não Deve Ser Feita!.


E no último bloco conversamos sobre "EXTRAORDINÁRIO" do R. J. PALACIO, publicado pela Editora Intrínseca, e a capacidade de mostrar em suas páginas a importância da gentileza e de se colocar no lugar do outro. Acho que nenhum outro livro conseguiria fechar nosso encontro com tanta maestria como ele.


Durante todas as apresentações tivemos a participação de várias pessoas da plateia que deram sua opinião sobre os livros, além de dividirem experiências pessoais com todos os presentes. Foram momentos bastante enriquecedores. Conseguimos fechar nosso encontro com mais de 180 participantes, 70 livros sorteados e várias carinhas felizes que tiveram a oportunidade de conquistar novos amigos e entender que leitura pode e ajudar a mudar a vida de todos que se deixam conquistar.


Não posso deixar de comentar sobre nossa galerinha do Mutirão do Brigadeiro, que conseguiu até mais do que o número que precisávamos: Rafa, Lídia, Marlucy e a Barbara, Muito obrigada pela ajuda e por conseguir e organizar os voluntários para nosso projeto. Agradeço também a todos que ajudaram, vocês arrasaram!!!

Muito, muito, muito obrigada pela participação de todos e, principalmente nos Anjos e na Laila Pimenta minha irmã que tem me apoiado nos encontros apresenta junto comigo os encontros e na cuida das redes sócias... ATÉ ABRIL para uma nova edição do #ClubedoLivroBH!!!!

comentário(s) pelo facebook:

28 comentários:

  1. Foi lindo, maravilhoso, enriquecedor! Já quero de novo!! Esse encontro foi um dos melhores, o tema foi forte, a participação das pessoas se abrindo contando sobre suas experiências, suas vidas, foi sem igual! O suporte da Prefeitura de BH e as Editoras são só aplausos. Os livros falados ao longo do evento quero todos, sério, QUE ENCONTRO!! Leh você está de parabéns por correr atrás e fazer acontecer, Laila e Cia também. Somos nós quem temos que agradecer vocês e só digo mais uma coisa, #ClubedoLivroBH é nois!!! #VEMABRIL, seu lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Leh, como eu queria morar em BH e poder participar desse momentos com vocês. Achei esse evento incrível, além de poder dialogar com diversos leitores, vocês trataram de um assunto bem sensível no mundo literário, e claro, ter um momento de lazer entre esse tema tão forte. Como eu gostaria de participar de um próximo. E que bela iniciativa que você, tu e seus meninos estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Ni, você é muito bem vinda, quem sabe um dia você ta de passagem aqui por BH e consegui vim, vai ser um máximo, obrigadaaa fazemos tudo de coração.

      Excluir
  3. Foi uma delícia participar!
    É a terceira vez que participo e
    fico sempre com vontade de voltar.
    Obrigada e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Queria tanto um clube do livro desse aqui na minha cidade.
    Deve ser pura alegria para quem ama a literatura né?
    Ainda mais tendo bate-papo e sorteios, tem como não gostar? haha
    Estou bem interessada em alguns livros que foram abordados nesse encontro e espero conferir em breve essas histórias.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, bora montar um Clube do livro ai, quem sabe você também encontras pessoa que também amam ler!!

      Excluir
  5. Amei!!! Atualizei minha lista de desejados e já estou tomando as devidas providências para adquiri-los. Amei conhecer mais sobre a vida e as formas como nossos colegas tem se utilizado para vencer os problemas e não se render a eles. Parabéns a todos que deram seu depoimento. Bjos.
    Josiane.

    ResponderExcluir
  6. Como sinto vontade de participar de eventos tão grandiosos assim. Aliás, queria ao menos participar de um evento. Não precisava ser tão grande como foi este não..rs
    Mas o danado do interior tem suas desvantagens e esta é uma delas!
    Mas por todas as fotos e um público tão grande, é certo que foi um sucesso e o tema abordado é o (oh) do momento!
    Adorei tudo que pude ler e ver acima!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh juntas as amigas e cria um clube ai na sua cidade, tenho certeza que você ia se diverti bastante e quem sabe um dia você vem para BH e participa do nosso também!

      Excluir
  7. Aqui em minha cidade não tem nada parecido, aliás pra falar a verdade só tem uma livraria aqui que é a Nobel e os atendentes são muito grossos e mal-educados, prefiro mil vezes comprar algo pela net que por aqui. Mas acho que todo bom lugar de se viver deveria ter uma pessoa como vocês a criar esses eventos maravilhosos!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Adriana que pena pelos atendentes da livraria.
      Obrigada pelo maravilhoso adorei!

      Excluir
  8. O Clube do Livro BH se supera a cada edição e essa foi mais que especial. Brindes maravilhosos, local de fácil acesso e uma galera muito disposta a interagir. O tema foi triste, mas o clima entre os book lovers era de pura alegria. Foi emocionante ouvir todos aqueles depoimentos e perceber como esse grupo mudou para melhor a vida de muitas pessoas. Já li a maioria dos livros citados e poder discutir sobre eles, me deixou muito feliz. Além disso, saí de lá com uma listinha bem grande de novas leituras e novos amigos. Foi tudo maravilhoso, mas com tanta parceria legal, isso já era esperado. Parabéns aos envolvidos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gatinha, vamos ao próximo #ClubedolivroBH !!

      Excluir
  9. O que dizer desse evento maravilhoso?!
    Esse foi meu terceiro encontro e eu já nem consigo imaginar minha vida sem encontrar vocês a cada 2 meses! O #ClubedoLivroBH ganhou um SUPER HIPER MEGA BLASTER MASTER BIG espaço na minha vida e no meu coração, e sei lá se alguma outra coisa seja possível de ocupar espaço semelhante! Esse foi meu encontro preferido até hoje, foi perfeito, cara! As editoras parceiras arrasando nos brindes (Valeu intrínseca, amei meu Temporada de Acidentes), você e a Laila arrasando na apresentação e animação, as meninas que arrasaram nos brigadeiros, os kits de boas vindas PERFEITOS (minha mãe que não me ouça, mas minha coleção de marcadores só cresce!), ah, acho que nem tenho mais palavras pra descrever!
    Valeu por tudo, Leh!
    Parabéns a todos envolvidos na organização!
    Amo vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Ana assim você faz um cisco cair nos meus olhos moça!
      Você também tem um SUPER HIPER MEGA BLASTER MASTER BIG no nossos corações e no #clubedolivroBH

      Excluir
  10. Leh!
    Que super sucesso foi o evento, hein? Parabéns!
    Primeira vez que vejo um Clube do livro ter tantos participantes, ser tão bem organizado, ter a participação ativa dos presentes e a ajuda de várias editoras e parceiros.
    Desejo cada vez mais sucesso!
    Pena morar tão longe...
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Se eu tivesse que descrever o evento XV do Clube do Livro BH com uma única palavra, essa palavra seria MARAVILHOSO!! Foi realmente muito emocionante e muito importante, vocês falaram de um assunto tão delicado e muito sério, e foi realmente muito lindo as pessoas dando depoimento pessoal falando como o clube do livro BH foi importante na vida delas para superar algumas coisas na própria vida , me emocionei muito e aguardo ansiosamente para o próximo evento e muito obrigado Letícia e Laila por nunca desisti do clube do livro BH e sempre torna-lós cada vez melhores. Obrigado mais uma vez por esse evento maravilhoso e desejo que ele continue crescendo cada dia mais *----*

    ResponderExcluir
  12. Nossa que evento maravilhoso! É uma pena que moro muito longe!! Mas parabéns por esse evento lindo!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leh!
    Apesar de não curtir o gênero Sick-lit por ser uma chorona que evita ler esse estilo de leitura, só de ler o post e ver essas fotos me deu uma baita de uma vontade de ter participado do evento, pena que eu more tão longe, em outro estado :(
    Mas fico feliz que o evento tenha sido um sucesso, e concordo com você, a leitura pode e ajuda a mudar a vida de todos que se deixam conquistar, eu sou um bom exmplo disso, a leitura me ajudou em um momento bastante difícil da minha vida...

    ResponderExcluir
  14. Nossa que legal conseguir reunir tanta gente com o mesmo amor que temos pela leitura. Estou para ler nesse estilo o livro de memórias, falaram sobre ele no encontro(?), ouvi coisas boas.

    ResponderExcluir
  15. O Clube do livro é simplesmente maravilhoso,nem tenho palavras pra descrever como sou grata por ter conhecido vocês. Os encontros são ótimos, as brincadeiras super animadas e os temas são extremamente importantes.Indico e convido sempre meus amigos para participar desse evento que a cada dia me surpreende mais,não só pela dedicação da equipe,mas pelo carinho e preocupação que vocês tem com cada um,com a atenção que vocês dão a cada participante. Esse ultimo encontro em especial foi o que mais me emocionou, mesmo com o tema sério vocês conseguiram abordar o assunto com leveza, e os depoimentos foram essenciais para a reflexão de todos. Obrigada meninas por criarem um evento tão incrível, e foi através do Clube do Livro que descobri em mim um gosto incrível pela leitura.

    ResponderExcluir
  16. Não tem como não amar esses eventos! Juro!

    ResponderExcluir
  17. Oiee Lê!
    Já falei várias vezes o quanto sou louca para participar desse tipo de evento, mas como moro no fim do mundo fico apenas vendo as pessoas se divertirem rsrs
    Parabéns pelo projeto, não deve ser fácil organizar, mas no final, quando tudo dá certo deve ser bem gratificante né?
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  18. Que lindo e que chique um patrocínio da prefeitura... orgulhosa de vcs!
    Queria muito participar mais desses encontros, ter mais contatos com mais apaixonados por leitura, mas o trabalho não permite.
    Enfim, parabéns a todos os envolvidos ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi Leh...
    Adoro acompanhar essas postagens de Clube do Livro por aqui... Queria poder ter a oportunidade de participar algum dia... Tem vários títulos que foram citados aqui que estão em minha lista de leitura... Mas o principal é "O ÚLTIMO ADEUS", que não vejo a hora de poder assistir...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  20. Nossa Leh, que super bacana esse projeto hein, acho muito bacana clube do livro, que montei um com alguns dos meus primos, está dando muito certo, estamos gostando muito, eu já li Extraordinário, A culpa é das estrelas, As vantagens de ser invisível, e Os 13 porquês que terminei a ler ontem e que livro hein.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta