Menu

{ #RESENHA } MENINA MÁ - WILLIAM MARCH

15 fevereiro 2017

RESENHA: MENINA MÁ - WILLIAM MARCH
 Autor: William March | Tradução de Simone Campos | Ano: 2016 | Páginas: 272 | Editora: DarkSide Books

Oie! Hoje eu quero contar pra vocês o que eu achei do livro Menina Má. Mas antes de falar da história eu preciso comentar o quanto ele está lindão nesta edição da DarkSide Books super caprichada. Capa dura, fitinha azul para marcar as páginas, uma arte interna super linda, uma delícia de se ver. Amei a capa e quando meus olhos se encontraram com os da boneca fui imediatamente atraída para o livro. 
A imagem contrastante com esse misto de meiguice e dureza já havia me deixado curiosa, mas quando virei e li a frase na parte de traz, meu interesse pelo livro aumentou e eu só conseguia pensar: Necessito! O livro foi publicado pela primeira vez em 1954, sei disso porque o primeiro capítulo é uma introdução onde encontramos um resumo sobre o autor, sua vida e sua obra. Pelo pouco que li a respeito dele, já me pareceu uma figura no mínimo curiosa.

Em Menina Má, March escreve a história de Rhoda Penmark, uma menina de oito anos que mora com seus pais Kenneth e Christine Penmark. Ela é uma garota aparentemente adorável, que cativa os adultos a sua volta com seus bons modos, educação e desenvoltura. Mas Rhoda é uma criança diferente. A mãe Christine já havia reparado que a filha apresentava certas peculiaridades, como ser extremamente organizada, autossuficiente e destemida, mas sua atenção as estranhezas da filha aumenta após um acontecimento trágico. 


Durante um piquenique escolar um garoto da escola de Rhoda sofre um grave acidente. O menino possuía um objeto que Rhoda muito desejava o que leva Christine a desconfiar da própria filha. O pai de Rhoda sempre viajava a trabalho e sem poder dividir com o marido as suspeitas que a assombravam, Christine se vê cada vez mais preocupada. Lançando um novo olhar à criança ela passa a enxergar o quanto a filha é calculista, mentirosa, antissocial, fria e incapaz de sentir remorso ou culpa.

Me senti muito aflita vendo nascer suspeitas terríveis no coração daquela mãe. Até onde Rhoda iria para conseguir o que quer? Haveria mesmo naquela criança com ares angelicais uma essência perversa e desumana? Parece que eu já entreguei toda a história não é?! Mas na verdade não. A desconfiança de Christine quanto à maldade da filha é só o começo. Ao investigar a própria filha essa mãe dá início a uma série de descobertas martirizantes que nos prendem e nos fazem sofrer junto com ela. 

Amei a história, amei a escrita e fiquei grudada nas páginas. Em minha opinião o autor construiu muito bem a trama e os personagens. A narração é em 'Open Sans', sans-serifpessoa, a leitura é fácil, rápida e viciante. Sou medrosa, não gosto de leituras pesadas que metem medo e caso você também tenha esse receio não se preocupe.  O livro não é macabro, apenas me deixou chocada, por ter uma criança envolvida e porque eu ainda não havia lido nada assim. É um suspense psicológico.

MENINA MÁ - WILLIAM MARCH  DARKSIDEBOOKS

Espero que vocês leiam e sintam tudo isso que tentei descrever, porque só mesmo lendo para entender. Tanto o desenrolar quanto o final da trama me surpreenderam. É um livro inquietante, daqueles que quando você pensa que não terá mais nada para te abismar, joga em seu colo outra revelação. Até bem no finalzinho, quando eu pensei que já estava entendendo o que iria acontecer eu me surpreendi. 

Sei que o livro não é recente, que já alcançou enorme sucesso no passado, tendo inclusive versão para o teatro e também para o cinema, mas eu não conhecia e só posso agradecer a essa nova edição lindíssima, pois foi ela que me encantou e despertou meu interesse, me levando a descobrir um livro que muito me agradou. Amei a leitura e o bonito virou queridinho embelezando minha estante. 

E aí, gostou da resenha? Já conhecia o livro? Beijo da Nat.

comentário(s) pelo facebook:

33 comentários:

  1. Eu estou louca para ler esse livro!Mas,ainda não pude comprar. Fiquei super aliviada por você ter dito que não é tão macabro quanto pensei, Nat. Sou a medrosa das medrosas, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana...
      De medo eu entendo rsrs
      Mas pra mim não foi macabro.
      Meu medo maior é relacionado
      ao sobrenatural, mas não é o caso.
      Beijo

      Excluir
  2. Nath, eu estava com medo de comprar esse livro justamente pelas cenas de suspense e terror psicológico, não aguentaria, ainda mais envolvendo uma criança. Mas sua resenha me despertou uma vontade enorme e poder conhecer um pouco mais esse livro.
    E como sempre, a DarkSide arrasou nessa capa, fiquei encantada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicoli
      Pode arriscar... Não há tanto
      terror assim não. A leitura
      causa mais agonia do que medo.
      Beijo.

      Excluir
  3. DarkSide sempre arrasando nas capas mesmo que essa tenha uma boneca (Não gosto de bonecas, kk), ficou show!! Curti a resenha e me interessei pelo livro. A história é bem construída e cheia de surpresas/revelações a respeito da filha. É um suspense psicológico que quero ter o prazer de ler. Interessante que não conhecia o autor nem o livro e que ele já havia feito sucesso no passado, novidades.. gosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... E vamos combinar que essa
      boneca encarando é desconcertante né!?

      Beijo

      Excluir
  4. Adoro quando o autor consegue prender o leitor com uma boa trama, bem construída, e com personagens bem desenvolvidos também.
    Essa edição está um luxo, compraria o livro só pela capa, sério rsrs
    Apesar de não ler muitos livros do gênero e não curtir muito suspense e terror, estou curiosa pra ler essa obra.
    Sua resenha está incrível, parabéns.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma capa linda!
      Que bom que gostou da resenha.
      Beijo

      Excluir
  5. Acho que para mim, que sou mãe, esse livro pode ser mais pesado sim Eu tenho certeza que me apavoraria a ideia de saber que meu filho pode ter um colega psicopata, que lhe possa causar mal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Roberta,
      Não dá pra dizer que o livro é leve e
      pra quem é mãe certamente a visão é
      outra. Não sou mãe, mas compreendo seu
      ponto de vista. Beijo

      Excluir
  6. Nossa, parece bom demais então heim?! Adoro livros que surpreendem e não dão nem vontade de pausar, você só quer ler e ler. Esse parece ser assim. É de devorar mesmo. A história parece ser muito bem escrita e inteligente, do tipo que vai te fazendo conectar com a trama e só pensar nela e se perguntar como é o fim. Gostei e queria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei muito bom mesmo!
      Se vier a ler espero que também goste!
      Beijo

      Excluir
  7. Consegui este livro em uma troca no Skoob e será uma de minhas próximas leituras, com certeza!
    As capas da Dark são um show a parte e este está fora do normal.
    Tudo que envolve crianças já nos deixa meio perturbados, imagina uma criança má?rs
    Vou ler com certeza!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa linda e história viciante.
      Gostei demais, espero que goste
      também. Boa leitura. Beijo.

      Excluir
  8. Oi, Nat!
    A DarkSide caprichou nessa edição de Menina Má mesmo, hein?! Mas apesar de gostar de suspense psicológico não fiquei interessada para desvendar todo esse mistério que envolve a Rhoda.
    Mas curti sua resenha e amei suas fotos!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha
      e das fotos, fico feliz, beijo.

      Excluir
    2. Que bom que gostou da resenha
      e das fotos, fico feliz, beijo.

      Excluir
  9. Nossa Nathalia!
    Difícil ver uma menininha tão cheia de maldade em seu coração e ainda mais doloroso ver a mãe ir descobrindo aos poucos de tudo que a filha é capaz de fazer.
    Deve ser uma leitura muito tensa, intensa, dolorosa, mas gratificante, ainda mais com essa linda edição da DarkSide.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, difícil... imagino que
      mais ainda pra quem é mãe. Eu
      ainda não sou e mesmo assim fiquei
      aflita me colocando no lugar da
      mãe da história. Beijo

      Excluir
  10. Oi, Nathália!!
    Adoro as edições da Darkside!! Esse livro ficou um espetáculo!! Gostei bastante da história do livro é estou muito curiosa sobre essa menina com capacidade de tantos atos malvados para sua idade. Adorei a indicação de leitura.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta,
      São mesmo edições lindíssimas!
      Que bom que gostou da indicação. Beijo.

      Excluir
  11. Parece que esse livro tem a temática que mais amo kkkk suspense!!
    Já quero ler e já e o próximo na minha listinha de compras desse ano!!
    Amei a dica! :)

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha! Sempre vi esse livros nas livrarias e nos sites em que compro livros, mas nunca me interessei só de ver o título e a capa. Mas após a resenha, estou curiosíssima pela leitura e pretendo comprar o livro o quanto antes. Parabéns pela forma como descreveu o livro e seus sentimentos em relação a ele. Não sei se com as outras pessoas é assim, mas compro muitos dos livros que desejo ler baseando-me no que os resenhistas sentiram ao lêr aqueles livros, no que as outras pessoas sentem e como se comportam em relação a ele. Muitos dos livros que estão na minha estante não vieram apenas pelo autor, ou pela sinopse, mas pelo que pude detectar das resenhas e assim que li a sua, adicionei o livro ao meu desejados do Skoob(meu planejamento de compras, rsrs), pois realmente quero muito ler esse livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ler isso Josiane! Nossa fiquei arrepiada!
      É muito legal saber que minha opinião é relevante para quem lê
      as resenhas que escrevo. Me trás certa responsabilidade também!
      Amei ler seu comentário. Obrigada! Beijo

      Excluir
  13. Oiee!
    Eu queria muito ler esse livro porque não imaginava sobre o que tratava, agora não sei mais se ainda quero rsrs
    Tenho um pouco de medo de ler sobre crianças psicopatas, pra mim criança é para ser inocente, esse fato me deixou angustiada.
    Amo essa capa *-*
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iêda,
      Espero que goste da leitura! :)
      Beijo.

      Excluir
  14. Apesar de amar o gênero, sou extremamente medrosa, e se há crianças no meio entro em pânico. Toda a frieza, o controle da criança, relatados pela mãe, é de arrepiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poi é Jois...
      Falou que tem criança na história
      a coisa fica séria!
      Beijo!

      Excluir
  15. Olá...
    Essa edição da Darkside definitivamente arrasou... Quando vi a capa também pensei nesse contraste de meiguice e dureza... Ganhei esse livro no ano passado, mas ainda não iniciei a leitura... É bom quando um a leitura nos surpreende, como aconteceu com você... Espero poder ler em breve para sentir um pouco de todas as emoções que você transmitiu com esse post...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane,

      Quando vier a ler espero que goste... E se der volte aqui pra me contar ok!

      Beijo.

      Excluir
  16. Ola, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, já ouvi falar do livro, e ele por mais antigo que seja, parece ser uma boa pedida de leitura. Não é o gênero de leitura com o qual esto acostumada, mas parece ser um daqueles livros que nos prendem, estou curiosa para saber mais sobre a personalidade dessa menininha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta