Menu

CRÍTICA DE ESTREIA - O CHAMADO 3

03 fevereiro 2017


Após 12 anos do último filme (e 15 do primeiro filme), Samara está de volta com seu projeto “old but gold” onde, após assistir uma fita com uma sequência de imagens, a pessoa recebe uma ligação em que escuta “sete dias” (um sussurro macabro da criança). Neste prazo ela tem que fazer uma cópia do vídeo e conseguir que outra pessoa o assista, ficando assim livre da morte trágica pelas mãos do espírito que sai de um poço de dentro da televisão. Este filme não será diferente!

O Chamado 3 conta a história de Júlia, (a praticamente estreante atriz Matilda Lutz  - mas bem poderia ser nossa colunista aqui do blog Lorhayne Scalioni porque são IDÊNTICAS) uma jovem que, ao perceber o sumiço de seu namorado, vai atrás dele na nova faculdade para saber o que aconteceu. Holt (Alex Roe, conhecido por Evan Walker de A 5ª Onda), o namorado, assistiu à fita de Samara através de um projeto extracurricular secreto de seu professor Gabriel (Johnny Galecki, o Leonard de The Big Bang Theory) e outros vários alunos, onde tentam analisar os aspectos espirituais contidos no vídeo da maldição. Para livrar Holt, Júlia assiste voluntariamente sua cópia, mas o problema se agrava quando ela percebe que não é possível copiar seu arquivo que é muito maior que os demais. Existe um novo vídeo dentro do dela, com novas imagens e mistérios. A jovem e seu namorado tem 7 dias para desvendar a mudança e descobrir o que Samara está tentando dizer (e se está tentando dizer alguma coisa).



A franquia foi originada como um remake do filme japonês Ringu (de Hideo Nakata) e arrasou as bilheterias em seus dois primeiros filmes, arrecadando mundialmente R$ 250 milhões e R$ 161 milhões, respectivamente. Mais uma vez a aposta é conquistar você através das sentenças de Samara e a explicação de sua maldição, sem grande alteração na fórmula de sucesso. Com o avanço da tecnologia, algumas mudanças podem ser verificadas como a fita cassete ter virado um arquivo de computador (o que aumenta muito a facilidade da cópia e transmissão do material), as ligações serem feitas para celulares, e até mesmo chegada de Samara através de um notebook. Mas pode ficar tranquilo que foi sem exageros, ela ainda não está mandando “Seven Days” pra ninguém pelo Whats App!


O trailer mostra uma cena eletrizante em que Samara “busca” sua vítima (Zach Roerig, o Matt de The Vampire Diaries) dentro de um avião e promete bastante terror e sustos. Sinto dizer que isto é só o prólogo e nada mais... Estes personagens nem são lembrados daí por diante. O filme mantém uma narrativa de suspense, com poucas cenas que realmente assustam, e abusa do “medo por expectativa” segurando a imagem em uma porta fechada prestes a abrir, um cachorro latindo em um momento de longo silêncio, ou uma cabeça de alguém morto tombando quando este é encontrado. Focado mais na análise da lenda de Samara, o filme tem um começo bem interessante ao inserir um grupo de trabalho com este objetivo, porém ele é pouco explorado e rapidamente esquecido. As poucas aparições do espírito também decepcionam bastante. Poxa, ela é grande estrela do longa! No mais, tudo se mantém: buscar uma alternativa pra escapar da morte iminente, e torcer para que Samara esteja com boas intenções desta vez.

CRÍTICA  - O CHAMADO 3

As atuações beiram o mediano. Não adianta esperar muito também, não é?! Com roteiro limitado (característica de toda a franquia), os atores fazem o que podem ao desenvolver seus personagens sem grandes diálogos ou informações sobre sua personalidade. O casal principal não demonstra muita química e fica difícil se sensibilizar e entender a decisão altruísta de Júlia ao se sacrificar pelo amado. Johnny Galecki, que é muito querido por The Big Bang Theory, parece ter sido colocado estrategicamente no papel do professor inteligente contando com que você o associe pelo menos um pouco ao seu famoso Leonard, pois ele tem poucas oportunidades de se expressar e basicamente direciona o filme.

Sem dúvidas, o ponto forte é essa mudança para o suspense investigativo. Então não vá em busca de terror e das saídas assustadoras pela tela da TV. O filme te apresenta uma série de peças para que você monte o quebra-cabeças da origem de Samara, e isto foi algo bem interessante. Ao apontar aspectos da vida do espírito que você desconhecia, o longa te instiga a elaborar teorias e pensar: Será que dessa vez Samara encontrará o descanso eterno?!




comentário(s) pelo facebook:

30 comentários:

  1. Gostei de como foi a divulgação do terceiro filme, dava a entender que teria aquela pitada de terror na medida certa mas, não é bem assim. Curti a mudança para suspense investigativo, saber sobre a Samara é algo que sempre intrigou mas, a pergunta que não quer calar é: Encontrou o seu "caminho para a luz" ou vai continuar na escuridão?! Haha Vou assistir novamente os anteriores só para entrar no clima, hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, Carol!
      Assista os anteriores e veja este! Porém, já vai preparada porque é terror zero! Rs

      Excluir
  2. Karina!
    Assim... como assisti os filmes anteriores, quero assistir esse e por um lado achei até bom incluírem um suspense investigativo e não ficar apenas no terror, porque já no segundo filme o terror nem era lá essas coisas.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Eles acabam não variando muito o roteiro e isso tem cansado os fãs. Este não foge muitooo à regra, mas como tiraram o terror, sobrou mais tempo pro suspense.

      Excluir
  3. Bem, não é meu estilo de filme preferido, mesmo claro, tendo visto os outros dois filmes e sei que verei este também.
    Mas confesso que lendo a crítica, me senti lendo sobre aquele tipo de terror bem classe B, que o Zé do Caixão apresentava num tempo bem remoto.
    Parece uma grande sucessão de erros gritantes e toscos..
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como vc já viu os outros, te adianto que ele foge muito pouco à regra do que já foi visto. É uma versão com menos Samara e mais suspense. Eh uma boa diversão, mas tá longe de ser um destaque de lançamento.
      Bjos

      Excluir
  4. Não gostei de nenhum dos que assisti até hoje, até agora tenho a sensação de que essa franquia fica apenas repetindo as mesmas e mesmas fórmulas dos anteriores, não que isso não dê medo, pelo contrário, dá muito medo, mas não gosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, tenho então que te adiantar que ele é beeeem similar aos anteriores. Mesma fórmula e com quantidades diferentes de ingredientes. Menos terror e mais suspense.
      Mas só isso mudou...

      Excluir
  5. Não faz nem um pouco meu estilo, então não vou assitir de maneira alguma. A gente já tem poco tempo livre e tanto filme que a gente gosta na lista esperando para ser visto que não tem porquê, né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Roberta!
      Se não faz em nada o seu estilo, acaba sendo uma perda de tempo das grandes.
      E tem taaanta coisa boa vindo por aí...

      Excluir
  6. Assisti um na época da escola e prometi pra mim mesma que nunca mais assistiria algo parecido rs.
    Pra quem curte o gênero, acredito que é uma boa pedida.
    Mas pra mim não rola mais, muito assustador. Meu coração não aguenta não!
    Gostei bastante da sua opinião.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline!
      Este possui uma carga de sustos beeeem reduzida, porém quando a pessoa não identifica com o gênero não tem jeito! rs
      Melhor proteger o coração.
      Obrigada pelo comentário.

      Bjos

      Excluir
  7. Karina, já tentei assistir ao primeiro filme da franquia diversas vezes mas minha mente ficava muito conturbada e eu deixava de lado, meu irmão mais novo que eu em seis anos já assistiu e a medrosa aqui conseguia ver nem a abertura.
    Porém acho que esse parece ser bem menos amedrontador, por possuir esse suspense investigativo pelo qual sou apaixonada. Mas ainda assim demorarei muito para poder assisti-lo, ou eu durmo a noite ou assisto à filmes de terror kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicoli!
      Crie coragem, chame seu irmão e assista pelo suspense...
      Vai que não atrapalha sua noite, neh!

      Excluir
  8. Olá,eu confesso que sou medrosa,não gosto de assistir filmes de terror,assisti só o pimeiro porque não tive coragem de assistir o segundo,por medo de ser mais assustador ainda,rsrsrs,mais esse terceiro nem parece ser tão assustador já que tem suspense investigativo,vou tomar coragem e assistir,obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aparecida!
      O filme é fraco, mas vale a tentativa!
      Adoro a Samara.

      Excluir
  9. Assisti a todos os anteriores, mas isso foi quando eu era mais nova e mais corajosa. Hoje em dia, já não assisto a mais nada do gênero. O enredo é o mesmo, mas saber disso não me isente de levar tantos e grandes sustos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jois!
      Pouca coisa mudou no enredo... Mas o medo diminuiu bastante.
      Vai que funciona pra vc...
      Quando acordar mais corajosa, faça uma tentativa.

      Excluir
  10. Oi, Karina!
    Assisti O Chamado 1 e 2 na adolescência, quando curtia o gênero terror mas como hoje em dia não gosto mais desse gênero quando vi o lançamento de O Chamado 3 não fiquei interessada em assistir, mas agora que houve essa mudança - zero terror e mais suspense investigativo - fiquei curiosa para assistir O Chamado 3, acredito que irei gostar dessa mudança... Valeu pela dica.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Sou medrosa como já havia dito em outro post do blog hahaha, ainda não vi nenhum dos filmes, mas to pensando em chamar meu namorado para ver comigo, vai que eu tenho coragem hahaha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Tendo a oportunidade, veja sim!
      Talvez se arriscando vc goste...

      Excluir
  12. Olá!!
    Nunca assisti nenhum filme do "O chamado" mas parece ser interessante, confesso que achava que seria um super terror esse terceiro filme kkk mas já que é mais um suspense investigativo fiquei com vontade de ver kkk. Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mileny!
      Tendo a oportunidade, assista sim!

      Excluir
  13. Oi, Karina!!
    Acho que vou ter que assistir novamente os dois primeiros filmes para poder assistir o terceiro. Como já faz muito tempo que assisti esses filmes não lembro muito bem da história. Mas quero muito conferir essa continuação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta!
      Assista sim e depois nos conte o que achou!

      Excluir
  14. Oiee!
    É uma pena o filme não ser tão assustador como promete.
    Minha amiga já viu e falou basicamente o que você comentou, o filme não tem muitas novidades, algumas coisas simplesmente se perderam, e Samara aparece pouco, enfim...
    Ainda assim quero ver, mas vou esperar quando chegar em DVD, não pretendo gastar minha graninha no cinema não.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iêda!
      Para os amantes do terror, foi realmente uma decepção.
      Mas não deixe de assistir quando tiver a oportunidade!
      Bjos

      Excluir
  15. Olá Karina...
    Definitivamente não sou uma pessoa apropriada a assistir filmes de terror... Assisti apena ao primeiro filme de O Chamado, mas não pretendo assistir mais nenhum, por mais que você tenha falado que não assusta tanto... Só essas fotos já me aterrorizam...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!
      Nesse caso, melhor nem tentar neh!
      Bjos

      Excluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta