Menu

ALERTA OSCAR | LION - UMA JORNADA PARA CASA (Lion)

26 fevereiro 2017

Distribuidora: Diamond Films | Estréia: 16/02/2017 | Orçamento: US$ 12 milhões | Gênero: Drama | Duração: 01h:58

Este filme talvez seja o que possui a história mais completa e emocionante dentre os que irão concorrer ao Oscar essa noite! Baseado em uma história real e no livro “Uma Jornada para Casa” (publicado no Brasil pela Editora Record), "Lion" se torna obrigatório para todos aqueles que gostam daqueles filmes que aquecem o coração.

Conta a história do menininho Saroo, que mora com sua família em um pobre vilarejo da Índia. Apesar da dificuldade e pobreza, o garoto é bastante amado por sua mãe e seus dois irmãos, principalmente o mais velho Guddu, de quem ele é um parceiro inseparável. Certo dia, ao insistir em acompanhar seu irmão em um trabalho noturno, Saroo cai no sono. Ao acordar atordoado, entra em um trem que está parado na estação em busca de Guddu e mais uma vez adormece. Ao acordar, o trem está em movimento bem longe de sua casa. Sem saber dizer ao certo o nome de seu vilarejo ou qualquer informação que o leve de volta pra casa ele fica abandonado e, após alguns anos, é adotado por um amável casal australiano. 25 anos após o triste incidente que o separou de sua família, o agora adulto e universitário Saroo decide iniciar uma busca por eles, de quem nunca foi capaz de esquecer e tem certeza que também não o esqueceram.



Para começar, eu preciso falar sobre a coisa mais linda que é o garotinho Saroo na primeira fase do filme. Sunny Pawar, de 8 anos, encanta e emociona em seu jeitinho simples de criança. Fica difícil não morrer de amores pelo menino que entra no trem chamando “Guddu?”, e até mesmo querer adotá-lo você mesmo. Em sua segunda fase, o personagem é representado pelo já conhecido (e repaginado, diga-se de passagem) Dev Patel. Patel (conhecido por “Quem quer ser um milionário?” e “As Aventuras de Pi”) aborda, também com bastante eficiência, toda a confusão e busca do adulto Saroo. Seu conflito interno por gostar do ponto da vida onde está e tudo o que conquistou, amar incondicionalmente e ser grato à família que o acolheu, mas sempre guardar no coração os momentos vividos com aqueles que sempre foram importantes em sua vida e, por um incidente do destino, foram retirados de seu convívio.


Outros personagens também roubam a cena nesta produção, como é o caso do garoto Guddu, que transmite de forma muito fácil e intensa seu amor pelo irmãozinho. Lucy (Roney Mara), a namorada de Saroo, também não desperdiça os poucos momentos em que aparece. E a mãe adotiva Sue (Nicole Kidman, conhecida por “Os Outros”) dá um show de interpretação ao demonstrar o laço real que tem com seus filhos apesar de qualquer dificuldade. Não é atoa que Nicole foi indicada ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo seu trabalho.

Lion Filme Oscar

O filme é um relato e uma denúncia social. Considerado por muitos uma forma “apelativa” do cinema de conseguir atenção através do sentimentalismo, eu classifico o filme como uma obra emocionante e necessária. Às vezes é difícil tomar conhecimento da forma precária em que estão vivendo as pessoas do outro lado do mundo (e aqui do nosso lado também, bem mais próximo do que imaginamos). Acho importante um filme retratar como nosso mundo é grande e deficiente, e que existem várias pessoas fazendo sua parte. Criar o sentimento de agradecer pelo que tem e agir para que possa tornar a vida do outro melhor naquilo que lhe é possível.


Lion - Uma Jornada para Casa” concorre ao Oscar essa noite em 6 categorias, dentre elas: Melhor Ator Coadjuvante para Dev Patel, Melhor Atriz Coadjuvante para Nicole Kidman e Melhor Roteiro Adaptado. Apesar de ser uma edição extremamente concorrida, não custa nada esperar, não é mesmo?!

Saroo Brierley (o verdadeiro Saroo e autor do livro), Sunny Pawar e Dev Patel.

comentário(s) pelo facebook:

26 comentários:

  1. Esse filme é um amor! Adorei assistir e estou torcendo para levar alguma estatueta pois, como você mesma disse, essa edição está bem concorrida. É uma história tocante, que tu se pega envolvido e torcendo junto para que o final seja feliz. As atuações são maravilhosas, a arte que nos é mostrada é linda e a trilha sonora está ótima! Quero muito ler o livro agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Lindo filme neh... O injustiçado do Oscar.
      Mas já era de se esperar, porque americanos não tem sentimento. hahaha

      Excluir
  2. Até o início da semana, não sabia que a adaptação era uma história real. Não há como não se emocionar, ainda mais quando se trata de uma criança que perde toda a sua referência de vida de uma hora para outra, que perde tudo o que é conhecido, principalmente família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois!
      Exatamente... Como não se emocionar?!

      Excluir
  3. Saber que a adaptação é uma história real dá ao filme a sensação de tristeza e de muito mais realidade no que assistimos, e nos causa um impacto extremamente importante. Não há como não se emocionar, imagino se um dia perdesse minha filha de alguma foram como ficaria meu coração até encontrar uma resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Realmente é um filme que atinge a gente bem forte aqui do outro lado da tela.
      Emocionante.

      Excluir
  4. Karina!
    O filme parece bom demais, mas agora vou assistir o Oscar que é melhor...kkkk
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Não deixe de assistir o filme quando tiver oportunidade!
      Bjos

      Excluir
  5. Esse toque de realidade no filme me deixou bem interessada.
    Parece ser uma história bem emocionante e envolvente.
    O tema retratado é importantíssimo! Fiquei super curiosa pra assistir.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Assista sim, é emocionante!
      BJos

      Excluir
  6. Oi, Karina!
    Eu me emocionei assistindo ao trailer imagine então assistindo ao filme?! Sim, sou uma manteiga derretida rsrs. Mas vou assistir Lion - Uma longa jornada para casa com certeza, quero saber se o Saroo conseguiu encontrar sua família...
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any!
      Esse filme é maravilhoso,vale muito a pena!
      Bjos

      Excluir
  7. Oi, Karina!
    Que filme mais emocionante!! Estou muito feliz pela sua indicção, pois não conhecia o filme!! Adorei a premissa, e com certeza quero conferir esse filme!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta!
      Que bom que gostou da dica! Não deixe de ver a linda história de Saroo.
      Vale muito a pena.
      Bjos

      Excluir
  8. O filme parece ser realmente emocionante mas não sei se conseguiria assistir pois também é muito triste e tem criança pequena, eu que sou mãe iria chorar demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!
      A história é realmente muito forte e tocante.
      A mensagem é muito linda.
      Quando se sentir confortável, arrisque. Vale muito a pena

      Excluir
  9. Eu gosto demais do trabalho que Patel faz. Acho que até agora não vi um filme em que ele não tenha se entregado inteiro ao que se propôs!
    E espero sinceramente, ver Lion bem rápido.
    Acredito que seja daqueles filmes que nos deixam ali, nos fazendo perguntas!
    Beijo e adorei a crítica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja mesmo!
      O trabalho do Patel está lindooo!

      Excluir
  10. Olá...
    Ainda não tive oportunidade de assistir ao filme, mas a união de Dav Patel e Nicole Kidman com certeza faz com que o filme seja incrível... Ainda mais sabendo que é baseado em fatos reais, quero assistir ao filme muito em breve...
    beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!
      Veja sim, essa mistura ficou muito boa!
      Bjos

      Excluir
  11. Oi, tudo bom?
    Ainda não vi ao filme, mas pelo visto a historia dele é de se emocionar, como você mesmo disse de aquecer o coração, espero ter a oportunidade de ver em breve e espero que ele ganhe.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Karina, eu sou apaixonada perdidamente por filmes de romance e drama baseados em histórias reais, e "Uma jornada para casa" não seria diferente. Logo pelo trailer eu já fiquei com dó do Saroo, deu aquele aperto no coração. E depois de sua resenha fiquei imaginando quantos Saroo vivem andando pelas ruas e nós nem fazemos nada. Além de ser um filme comovente, ele também é um choque de realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicoli!
      Eh exatamente este o ponto do filme e como ele é importante!
      Não deixe de assistir.
      Bjos

      Excluir
  13. Que história mais linda, o trailer é maravilhoso e extremamente emocionante (sou um pouco emotiva, mas achei tão lindo kkk),já quero assistir!! Nós precisamos de mais histórias bonitas assim hoje em dia para de fato aquecer nossos corações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mileny!
      Com certeza!!!
      Não deixe de assistir, o trailer ainda é só um pedacinho da beleza desse filme.
      Bjos

      Excluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta