Menu

ALERTA OSCAR | ANIMAIS NOTURNOS (Nocturnal Animals)

25 fevereiro 2017

Direção: Tom Ford | Música composta por: Abel Korzeniowski | Indicações: Prêmio Globo de Ouro: Melhor Roteiro de Cinema, Melhor Ator Coadjuvante em Cinema. | Gêneros Drama, Suspense | Nacionalidade Eua | Distribuidor: UNIVERSAL PICTURES

Assisti a este filme há um bom tempo e ele se tornou a pior indicação da minha vida, vou explicar, o vi de madrugada e fiquei até sem ar, achei sensacional, a história, o enredo, o Jake e o final, pra mim ele foi a flor da pele, verdadeiro, intenso e o final apesar de não ser transparente, deixou tudo absolutamente claro. Apos isso indiquei para um amiga que assistiu e não conseguiu enxergar 1/3 da genialidade que enxerguei e ainda questionou o motivo de ter gostado tanto, então descobri que Animais Noturnos não é pra qualquer tipo de pessoa, sem ofender algum seguimento que não gostou, mas este filme necessita uma visão transcendental (devido a junção de três histórias) e a sensibilidade para captar o que não é dito, mas mostrado.

Dirigido pelo estilita texano queridinho dos famosos (Jay-z fez até uma musica em sua homenagem), Tom Ford que já havia feito um excelente trabalho em Direito de Amar (2009) e vem dessa vez mais maduro com um um thriller psicológico construído com um convincente clima de tensão, culpa, lembranças e tristeza. Baseado no romance contemporâneo "Tony and Susan", de Austin Wright, Nocturnal Animals tem como personagem principal a jovem, porem já consagrada e cinco vezes indicada ao Oscar Amy Adams (Retratos de Família, Duvida, O Vencedor, O Mestre e Trapaça) no papel da bem sucedida Marchad de arte Susan Morrow, Susan que esta vivendo uma crise existencial, matrimonial e levemente financeira, fazendo com que assim todas as estruturas de sua vida sejam questionadas e colocadas a prova.


Em um determinado dia Susan recebe de Edward seu ex-marido (Jake Gyllenhaal) o manuscrito de seu atual romance dedicado a ela, Nocturnal Animals e esse por sinal era o apelido que ele a chamava devido aos seus hábitos noturnos. Sendo totalmente composto por atmosferas e as suas diferenças, o filme se passa em três distintas historias, a atual, de Susan casada com o segundo marido (Armie Hammer), a segunda retratada por flashbacks do passado em que Susan ainda era casada com Edward e a terceira fictícia dentro do livro que recebeu e que é onde todo o psicológico do filme se desenvolve. É fascinante a linha extremamente tênue e muitas vezes invisível entre o sentimento real de Susan a respeito de Edward, do relacionamento dos dois e as relações, sentimentos descritos na história do livro.

O romance conta a história de Tony também vivido por Jake Gyllenhaal, um professor, casado e pai de uma menina, que tem exatamente as características que Susan tanto reclama e critica em Edward, se temos dificuldade em enxergar tais características nos flashbacks, no romance elas são escancaradas, como se ela fosse esculpido pedaço por pedaço com todas as criticas e constatações de Susan. Isso faz com que Tony seja um fraco, indefeso e suscetível a qualquer alteração do ambiente. De viagem com sua família, Tony acaba cruzando com um gangue e nesse momentos se torna tocável a sua fraqueza, uma vez que não encontram grandes dificuldades em fazer com a família de Tony o que desejam.

Sendo baseado em atmosferas e no paralelismo dos ambientes completamente opostos, em que na sua vida atual Susan é cercada de luxo, riqueza e extravagancia, o cenário do romance é um deserto árido, cruel e pessimista e o passado mostrado em pequenos flashbacks onde de fato conta a história do casal que é marcante pela maneira que Susan é feliz mas aos poucos deixa de ser muito por ouvir criticas de pessoas externas a respeito da vida e característica de seu marido e também por parar de amar/aceitar Edward do jeito que ele é e começar a exigir que ele seja como ela acha que seria o certo, fazendo com que assim ela acabe o ferindo drasticamente e dando um desfecho triste a uma história que tivera grande potencial de ser de amor.


Guiado pela calma e expressiva necessidade de vingança Tony encontra como aliado um Xerife local, vivido pelo completamente transformado e extremamente magro Michael Shannon, tais mudanças renderam á ele a indicação do Oscar de melhor ator coadjuvante, juntos os dois são capazes de darem um final a esse terrível pesadelo vivido pelo professor com sua família no deserto, ao longo das paginas do romance Edward não termina o livro apenas finalizando a ficção por ele criada, mas também a sua história com Susan, fazendo com que o romance seja entre outras coisas uma analogia á relação dos dois e assim quando ele acaba, os dois enfim acabam também. 

Sendo o filme finalizado de maneira incrível e seca, Ford nos dá de presente este enredo rico, carregado e que exige de nós total concentração, fazendo com que assim o estilista consagrado mundialmente no mundo da moda, deixe também a sua marca no cinema e com grandes chances real de ser tornar tão grande no mundo cinematográfico como já é no mundo da alta costura.

comentário(s) pelo facebook:

15 comentários:

  1. Esse filme... Pensa na aminação da criatura para assisti-lo?
    Estou vendo muitas opiniões positivas em relação a história, personagens, desenvolvimento, imagem, TUDO... e isso vem me deixando cada vez mais curiosa em relação a obra.
    Espero assistir MUITO em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Podia jurar que animais noturnos era uma outra história - confundi tudo - , mas, enfim, eu fiquei curiosa pela história que se divide em três, todo esse clima de mistério, mas até aí não vi nada de mais. Só assistindo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Acabo de ver esse filme, a principio achei confuso, muitas histórias sendo contadas e lembradas ao mesmo tempos mas, mostrando como tudo se interliga e principalmente dizendo que não se deve prestar atenção no que falam mas no que se vê. Uma boa produção, com um ótimo roteiro e o final foi... sem mais! A atuação dos atores principalmente a do sheriff, estão excelentes, mais um thriller psicológico que valeu totalmente as horas para ser assistido.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sinceramente não me interessei pelo filme.
    Achei confuso demais, muita coisa ao mesmo tempo me irrita, porque fica a sensação de coisas inacabadas.
    Melhor deixar pra lá 😊
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Acredite estou assistindo ao Oscar 2017 e vendo esses post, e me deparo com esse, que mexeu de uma forma intensa comigo e olhe que nem assisti ainda. Achei a sinopse maravilhosa e apesar de ainda não conhecer o livro Tony e Susan fiquei com uma enorme vontade de ler o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  6. Tayy!
    Animais Fantásticos levou melhor figurino e me deixou muito feliz!
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tayy!
    Não conhecia Animais Nortunos mas amei essa dica, achei genial que o filme se passar em três distintas histórias, sem falar que amo o gênero thriller psicológico. Valeu pela dica, vou me organizar para assistir.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tayy!!
    Adorei conhecer esse filme!! Adoro um thriller psicologico!! Achei a história um pouco confusa mais mesmo assim fiquei curiosa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse estilo psicológico também, e apesar de achar um pouco confuso, acredito que durante o filme os mistérios vão se revelando e encaixando.

    ResponderExcluir
  11. Assisti este filme na última semana e confesso que fiquei bem perdida em muitos momentos do filme. Isso de misturar ficção, realidade, tempos..me confundiu inteira. Mas o lado psicológico da história é incrível!
    E vale a pena demais conferir este longa sim!! Só acho que não pode desgrudar o olho da tela senão, se perde ainda mais!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Ainda não conhecia esse filme... Gosto de thriller psicológico e vou ver se consigo assistir em breve... Obrigada pela dica...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não conhecia o filme, parece ser uma historia incrível, fiquei curiosa para ver o filme, e tentar entender como funciona essas três dimensões em que a historia é contada.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Ainda não o conhecia, e realmente, pela sua resenha, percebo que não se deve apenas assisti-lo, precisa daquela concentração em entender cara aspecto que a história nos apresenta, e eu amo filmes assim, eles são incríveis!

    ResponderExcluir
  15. Já quero e preciso assistir esse filme kkk será que serei mais uma pessoa com essa "visão transcendental" que você teve a respeito do filme? Espero que sim e que eu ache o filme tão fantástico quanto parece ser. Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta