Menu

{ #RESENHA } A SELEÇÃO - KIERA CASS ( A seleção #1)

20 dezembro 2016

"Sou a Lô, leitora fanática, aspirante a escritora e estudante de Medicina no tempo que sobra. Vou ajudar no blog da Leh com resenhas e o que mais a minha criatividade me permitir fazer."

SUBTITULO: A SELEÇÃO | Autor: Kiera Cass | Ano: 2012 | Páginas: 368 | Editora Seguinte

Illéa, um país reconstruído após a Quarta Guerra mundial, baseado num sistema de castas. Um. Dois. Três. Oito. Um total de oito castas nas quais as pessoas estão separadas pelo seu trabalho, que define, automaticamente sua classe social. 

“Minha mãe entrou em êxtase quando pegamos a carta no correio. Ela já tinha decidido que todos os nossos problemas estavam solucionados, tinham desaparecido para sempre. O grande empecilho do seu plano brilhante era eu (…).
                Não queria ser da realeza. Não queria ser Um. Não queria nem tentar.”



         
América Singer é uma garota comum que acha sua vida perfeitamente razoável. Sua mãe, no entanto, almeja mais. Quando uma carta chega do palácio anunciando a oportunidade de participar da Seleção para se tornar a escolhida do príncipe, é impossível dissuadi-la da ideia de que America tem que tentar uma oportunidade melhor. Além de achar louca a Ideia de uma seleção para encontrar uma esposa para o príncipe, América quer se casar por amor com seu namorado (em segredo) Aspen. No entanto, Aspen quer que America participe. E após muita insistência de ambos, America se inscreve. Entretanto, muito antes de a seleção convocar suas concorrentes, uma briga destrói o relacionamento dos dois.

Como se não bastasse a briga com Aspen, America é selecionada. Isso significa que ela irá para o castelo, longe de tudo e de todos, mas perto demais de uma família Um, cheia de não-me-toques. Com o coração confuso, America passa os dias sendo obrigada a lidar com outras 34 garotas que estão lá por diversos motivos, fazendo amigas e inimigas. Há ainda Maxon, que não é nada do que ela esperava, mas ainda é mais “príncipe” do que ela poderia imaginar. Ela conseguirá não se apaixonar por ele?

“- A propósito – ele prosseguiu, elevando um pouco a voz –, se você não quiser que eu me apaixone, não pode ficar assim tão linda.” 

                           
A Seleção é uma saga composta inicialmente por três livros (mais os livros de contos e os dois livros sobre A herdeira, publicados posteriormente), que não são nem um pouco história de menininha. Além de falar sobre uma personagem forte que supera diversos problemas, trata sobre preconceito, sobre a construção de uma sociedade cheia de separatismo, que rotula as pessoas de acordo com o que elas fazem para sobreviver. Nessa sociedade, não se pode sair de casa quando quiser. Não se pode ler o que quiser. Não se pode ser o que quiser. E é nessa sociedade que América, uma garota que já nasceu com um nome um tanto revolucionário, tem que viver. 

A primeira vez em que vi o livro, impedi minha amiga de comprar dizendo que com essa capa, não poderia ser nada bom. Eu não poderia estar mais enganada ~ desculpa, Ana!~ . Foi um livro que me prendeu do início ao fim, enquanto eu me decidia por qual casal torcer além de me afligir por causa dos ataques rebeldes e do sistema que forçava as pessoas a permanecerem em suas castas, sempre satisfeitas com um nível de vida no qual apenas era possível sobreviver. Li a saga em menos de uma semana e quando fui relê-la, levei três dias. É aquele tipo de livro leve, que te faz sorrir o tempo todo, mas também te faz pensar, acho que é por isso que se tornou uma das minhas sagas favoritas.



(pode conter um spoiler abaixo) Não importa se America queria ou não estar ali. Depois de ser selecionada, sua vida nunca mais será a mesma. America diz que não está ali para lutar, mas mal sabe ela que escolher entre o príncipe e o guarda não será a sua única luta.

 “Pela minha experiência, posso dizer que o amor verdadeiro é geralmente o mais inconveniente.”

Por favor, leiam!

comentário(s) pelo facebook:

25 comentários:

  1. Parabéns Lô por se tornar a mais nova colunista, já chegou com tudo hein?! Haha Já ouvi diversos comentários a respeito dessa saga porém, ainda não tive a oportunidade de ler, lendo a resenha deu para ter uma noção melhor do que a história irá nos proporcionar e posso dizer que gostei. Espero ler futuramente para opinar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol! Espero que você tenha a oportunidade de ler logo, amei muito a série. É leve e fácil de ler!

      Excluir
  2. AMO, mais bem amadinho, essa série.
    Muito amor envolvido por essa história e pelos personagens.
    America e Maxon, aiai <3
    A autora escreve MUITO bem, é daquelas que consegue prender o leitor do início ao fim.
    Adoro a escrita dela. E adorei sua resenha.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Caroline! É sempre bom achar quem goste dessa série tanto quanto eu, não dá para não amar Amexon <3

      Excluir
  3. Ah Bó! Que orgulho de você! Eu sempre soube que vc tem um talento e sensibilidade incríveis para escrever, espero que você continue nos deixando apaixonados com as histórias que vai nos indicar. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Vou dar o meu máximo para fazer isso!

      Excluir
  4. Olá.
    Parabéns pela resenha, muito bem elaborada!
    Ainda não me decidi por ler essa série, mas depois de suas palavras tão motivadoras, vou colocar na minha lista.
    As capas são encantadoras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só as capas, mas a história também é bem mais profunda do que parece ser <3

      Excluir
  5. Lô!
    Confesso que ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da série, mas nunca é tarde para começar e quem sabe se em 2017, terei oportunidade de acompanhar a saga de A Seleção?
    Pelo jeito é boa demais.
    “O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorize a vida.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que fofa! Espero que tenha a oportunidade sim, vale muito a pena!

      Excluir
  6. Essa foi a primeira distopia que li, e por isso já faz algum tempo que li. A história tem uma escrita envolvente, e uma premissa muito bacana. Os personagens te cativam desde o primeiro momento. O primeiro livro, ainda mostra pouco do envolvimento do casal, e no segundo que as coisas vão fluindo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Até porque no começo a America ainda está bem dividida, e no outro livro ela começa a se decidir

      Excluir
  7. Oi, Lô...
    Bem vinda a esse blog que é tão incrível... Começou arrasando com a resenha de "A Seleção"... Ainda não tive oportunidade de ler essa série,, mas depois da sua resenha, tive vontade de ter o livro em mão para começar a leitura o mais breve possível...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Cris! Espero que você possa ler logo e conte pra gente o que achou!

      Excluir
  8. Ler a resenha me encheu de saudades.
    Esperando o filme.
    #minhaquerida

    ResponderExcluir
  9. Essa série é maravilhosa de acompanhar! Você se sente preso na história, quer saber o que vai acontecer, com quem ela vai ficar, torcendo por um e depois pelo outro e além disso ainda tem todo aquele drama do castelo e da realeza acontecendo. Achei bem gostoso de ler e também devorei esses livros. Dá até saudade só de ver falando. Mas nossa, só de capa fiquei doida pra conferir e já esperava coisa boa. Bem diferente essa sua reação, mas viu só? No fim das contas é uma boa história não é?! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas! É inevitável julgar pela capa, mas acho que foi bom porque fiquei ainda mais surpresa do que se eu tivesse gostado da capa!

      Excluir
  10. Sou doida pra ler essa série, já tenho os trés primeiros livros e A Herdeira, esse ano não deu, ficou pra meta de leitura de 2017, só já li resenha super positivas dos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquila que não tem erro! A Herdeira pra mim é inferior aos três livros da seleção, mas não deixa de ser bom (embora eu prefira A Coroa). Mas os primeiros três livros são um espetáculo!

      Excluir
    2. Pode ficar tranquila que não tem erro! A Herdeira pra mim é inferior aos três livros da seleção, mas não deixa de ser bom (embora eu prefira A Coroa). Mas os primeiros três livros são um espetáculo!

      Excluir
  11. Seja bem vinda, ainda não li essa série, mas tenho interesse em ler, achei diferente e estranho pois escolher alguém dessa forma sem ao menos se conhecerem direito, me lembra um pouco como as coisas eram antigamente. É dificil ser definido por aquilo que temos ou não, e não por quem somos, acho que com essa leitura tiramos bons ensinamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria! Sem dúvidas tiramos grandes ensinamentos, principalmente aquele que diz que o amor surge das formas mais inusitadas e nos lugares mais inesperados!

      Excluir
  12. Eu tenho essa trilogia mas não li ainda, quero muito ler ☺☺

    ResponderExcluir
  13. Oi Lô, tudo bem?
    Acredita que eu terminei de ler sua resenha morrendo de vontade de reler os três livros? *-*
    Eu sou apaixonada pela serie, e confesso que no começo não conseguia me decidir pelo Maxon ou Aspen, mas depois me decidi e foi só amor kkk.
    Adorei a resenha, gostei de você falar que não é um livro para menininha, realmente vai muito além disso.
    parabéns *-*
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta