Menu

{ #RESENHA } Juntando os pedaços - Jennifer Niven

15 dezembro 2016

Obesidade, Garota, Escola

Terminei de ler Juntando os Pedaços – Jennifer Niven e fiquei pensando como eu iria escrever sobre essa obra prima mostrando para vocês o quanto esse livro é lindo!

Narrado em primeira pessoa e intercalando os pontos de vista dos protagonistas - dois adolescentes no ensino médio que vão relatando seus anseios e medos. Libby que ficou conhecida como a adolescente mais gorda dos Estados Unidos e Jack o cara com uma juba afro enorme e indomável, que esconde um grande segredo.



A história é tocante e aborda temas dolorosos como o bullying, depressão, obesidade, tristeza, luto e prosopagnosia. Mas antes que vocês acreditem que esse livro é puro drama, posso afirmar que ele fala acima de tudo de resiliência, determinação, empatia, esperança e amor à vida.

Libby Strout não vai à escola há mais ou menos cinco anos e só estuda em casa, primeiro porque ela teve um baque muito forte com a morte repentina da mãe e também por causa do bullying que sofria desde pequena.

Libby chegou a triste marca de 296 quilos o que a incapacitou de sair da própria cama por um período e em meio a um ataque de pânico ela foi removida de casa pelos bombeiros e internada em uma clínica para tratamento da obesidade mórbida.


Depois de tantos altos e baixos Libby vai pisar pela primeira vez em um local que não seja a clínica de reabilitação ou sua casa, e está determinada a enfrentar de cabeça erguida o ensino médio.

Jack Masselin esconde atrás de uma aparência descolada e popular a prosopagnosia, um distúrbio onde os indivíduos afetados podem ver o rosto dos outros quase sempre tão bem quanto qualquer pessoa, mas não conseguem retê-los na memória e reconhecê-los.

Para Jack todos (amigos, familiares, professores) são estranhos, não importa se ele tenha conversado com aquela pessoa cinco minutos atrás, se ele a ver de novo é um estranho. Para esconder isso, fingir que está tudo bem e continuar sendo um cara popular ele se tornou um camaleão - sendo um pouco arrogante, engraçado e estando todo tempo vigilante.


Libby e Jack estudam na mesma escola e após um ato de bullying iniciado por um dos amigos de Jack os mundos dos dois se choquem e se unem. E é usando de muita empatia, grandes doses de resiliência, determinação e esperança que esse jovem casal se entende, ganha coragem para enfrentar os desafios de ser eles mesmos e enfrentarem o mundo preconceituoso e superficial que nos cercam.

Juntando os Pedaços me mostrou como uma autora pode ter a delicadeza de falar sobre assuntos importante sem transforma seus personagens em vítimas triste e desiludida, mas em personagens fortes que fazem questão de continuar de se descobri e de enfrentar os problemas de cabeça erguida.


Nunca me apaixonei tão rápido por um casal como pela Libby e Jack, os dois são forte e ao mesmo tempo se completa e se entendendo só com um simples abraço, um simples olhar e o fato que eles não julgam um ao outro.

Um livro tocante, profundo e extremamente conscientizado, eu indico e acredito que mais do que uma história emocionante, esse livro tem muito a nos ensinar para a vida e nos mostrar que devemos parar e analisar o outro.

Comida é uma grande válvula de escape e muitas das vezes e o único controle que a pessoa tem diante do problemas da vida, o Bullying ainda está presente diariamente e é preciso ser falado e comentado até que pare por vez.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Resenha forte! Muito delicado e profundo, um ensinamento para nós a não julgar o outro sem saber a sua história. Amei a história e me interessei muito em conhecer os personagens. Amei mais ainda em saber que a autora cuidou de não tornar a história triste e sofrida e de fazer Libby e Jack seguirem em frente de cabeça erguida apesar dos problemas que os cercam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que amei a oportunidade de comnentar ela aqui no blog com vocês, obrigada pelo comentário sobre o que achou da resenha me anima bastante saber que você tem gostada das dicas aqui do blog.

      Excluir
  2. Acho que já vi esse livro em algum lugar, mas ainda não sabia sobre o que ele era.
    Me interessei bastante, apesar de não ser o meu gênero favorito eu gosto bastante de livros nesse estilo, que falam de assuntos sérios e reais.
    Ótima resenha :D

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da uma chance a ele mesmo não sendo seu gênero favorito vale muito a pena, obrigada foi feita com muito carinho.

      Excluir
  3. Da para notar que esse livro vai além da emoção, principalmente por se tratar de vários assuntos, como questões familiares, amor, superação, além de ter uma história tocante. Através de sua resenha da para notar que a leitura te envolve desde do começo ao fim do livro. Estou ansiosa por essa leitura, pois sei que vou encontrar uma ótima história.

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia, tudo bem?
    Eu sinto grande empatia por histórias assim, porque eu mesma já sofri com alguns preconceitos durante minha vida. Não sei se leria, porque livros assim mexem muito comigo e costumam me deixar pra baixo, mas vou anotar sua dica e se algum dia criar coragem o lerei. Ótima resenha. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não li Por Lugares Incríveis ainda, mas já está na minha listinha de leituras.
    Também não conheço a escrita da autora, mas pelos comentários que ando vendo, parece ser incrível, assim como suas histórias.
    E em relação a Juntando os Pedaçõs, já pude perceber que é uma história incrível e bastante emocionante.
    Que prende o leitor do início ao fim! Se eu já quero? Sim, claro ou com certeza? rsrs
    Sua resenha me deixou super interessada, espero poder ler a obra em breve.
    E que marcador LINDO (aquela viciada falando) hahaha <3
    Muito amor envolvido!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo Leh! Tô doida pra ganhar ele no top comentarista de dezembro e ter a oportunidade de ter um exemplar pra mim <3

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo Leh! Tô doida pra ganhar ele no top comentarista de dezembro e ter a oportunidade de ter um exemplar pra mim <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Leh...
    Preciso confessar que já me apaixonei e me emocionei só pela resenha... Adoro livro que trazem temas atuais e que nos fazem refletir sobre eles... E pelo jeito esse traz muitos (bullying, depressão, obesidade, tristeza, luto e prosopagnosia). Espero poder ler esse livro em breve e me apaixonar por completo por Libby e Jack e me emocionar muito com eles...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. É um dos livros que a gente lê a sinopse e já sente vontade de ler, né?! Eu adorei sua resenha, bem forte e sincera <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu tenho o livro Por Lugares Incríveis, mas ainda não li. Mas tenho certeza que vou gostar muito da leitura. Assim como esse livro, com um tema forte e importante. Parece ser muito emocionante e com uma bonita mensagem.
    A resenha está linda. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Tive até um certo medo de pegar outro livro dessa autora e acabar não gostando tanto quanto do primeiro que li. Que nada supere, sabe? Que a expectativa não seja alcançada. Mas pelo jeito é outra ótima história, tocante e bonita, envolvente e cheio de temas atuais e interessantes de ver sendo abordado. Acho que vou amar esse livro dela ^^

    ResponderExcluir
  12. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um drama, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  13. Já quero ler ainda mais com uma temática assim que nos faz pensar e refletir sobre a nossa vida e o mundo ao nosso redor☺☺

    ResponderExcluir
  14. Oi Leh, tudo bem?
    Que resenha é essa? :O
    Eu já estava com vontade de ler esse livro (que tem a capa mais fofa do mundo), e agora lendo sua resenha eu sei que preciso ler para ontem.
    Esse assunto de bullying é bem complicado, eu já sofri muito quando era pequena por causa disso, mas saber que a autora soube passa isso e prosopagnosia de uma forma leve, que mostra os protagonistas superando e mantendo a cabeça erguida.
    Sério, porque eu ainda não li esse livro.
    Parabéns pela resenha, e amei as fotos *-*
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  15. Fiquei apaixonada pela história de Jack e Libby!! Uma trama bem narrada que mostra o poder da amizade, confiança e lealdade que podemos encontrar no próximo!! Cada personagem com sua dor, mas que tentam superar as adversidades contando um com o outro!!

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta