Menu

{ #RESENHA } Encrenca - Non Pratt

18 novembro 2016

 Autor: Non Pratt  | Página: 307  |  Ano: 2016   Editora: Verus  |  Adicione Skoob

Quando o livro Encrenca chegou até mim fiquei encantada com a capa e graças ao desenho da cegonha carregando um bebê, percebi logo de cara que a tal encrenca envolveria gravidez. Ao ler a sinopse e o conteúdo da orelha percebi que seria um romance adolescente, o que não é muito minha praia, mas ainda assim tive vontade de ler. Na história conhecemos Hannah sheppard e Aaron Tyler, mas ao contrário do que você deve estar pensando eles não são um casal.  A vida desses dois personagens  se entrelaça de forma bastante especial e vale a pena ler par descobrir o que acontece.



Hannah é uma jovem de quinze anos que gosta de ser sensual, sua fama de garota “rodada” se espalha entre os colegas da escola. Ela tem (como ela mesma descreveu) uma juventude devassa. Ao contrário da grande maioria dos rapazes, Aaron não tem interesse sexual por Hannah, mas algo nela o atrai.  Ele é novo no grupo, veio de outra cidade, outra escola e é um garoto misterioso, atormentado por um passado recente que deseja esquecer e que não quer compartilhar. À medida que a trama vai se desenvolvendo vamos acompanhando o surgimento de uma bela amizade. Hannah engravida, o pai do bebê não quer reconhecer a criança e Aaron se oferece para assumir essa responsabilidade e é a partir daí  que começamos a compreender melhor o comportamento de cada um deles e conhecer segredos esclarecedores.


A escrita da autora Non Pratt é bastante agradável o que deixa o livro bem gostoso de ler. A narração é feita em primeira pessoa, hora por Hannah, hora por Aaron. Essa alternância deixou o texto bem dinâmico e me deixava ansiosa para saber o que cada um iria revelar na próxima aparição. Há na história uma relação super bacana entre Hannah e sua avó e também entre Aaron e um senhor chamado Neville, dois idosos que vivem na mesma casa de repouso. Achei lindo ver a cumplicidade, o apoio e o carinho estabelecido entre essas pessoas de diferentes gerações. Os amigos experientes são peças fundamentais, pois auxiliam esses jovens em conflitos, oferecendo a eles uma pitada de maturidade própria de quem já viveu um pouco mais. Vale mencionar que o livro também nos traz um pouco do convívio das famílias de Aaron e Hannah e as amizades, encontros e desencontros da adolescência.


Além dos personagens mais novos e do tema gravidez na adolescência a estrutura do livro também nos aproxima do mundo jovem com suas variações de letras, balões de falas representando conversas por mensagens ou postagens do Facebook... Tudo isso dá uma cara jovem e descontraída a trama, apesar de haver certa dose de drama na história dos personagens.  A autora abordou com naturalidade questões como sexualidade, convívio social e familiar e mostrou que ser adolescente pode ser bem desafiador. Hannah e Aaron despertaram em mim muita empatia... O segredo de Aaron estava me deixando tão sufocada quanto ele e quando a mãe de Hannah descobre a gravidez, nossa! Acho que fiquei tão nervosa quanto a futura mamãe!  Por tudo isso é que gostei muito da leitura e adoraria uma continuação, já que a história termina quando tudo começa. E você já leu? Pretende ler? Beijo.

comentário(s) pelo facebook:

15 comentários:

  1. Olá.
    Sua resenha está muito bem elaborada! E as fotos ficaram muito bonitas.
    Não é um estilo de leitura que me chame a atenção, então, deixo passar a dica. Mas tenho certeza de que é uma boa leitura.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia
      Você sempre acompanhando
      nossas resenhas! Que bom!
      Super beijo

      Excluir
    2. Olá Márcia
      Você sempre acompanhando
      nossas resenhas! Que bom!
      Super beijo

      Excluir
  2. O tema abordado é bom, hoje em dia o que mais tem sido visto são jovens se tornando pais antes "da hora certa". A atitude de Aaron em assumir a paternidade é muito bonita e pouco se vista. O segredo que ele esconde me traz certa curiosidade em descobrir o que é. Curti a resenha, o livro foge dos meus padrões de gênero mas aparenta ser leve e interessante de se ler.

    ResponderExcluir
  3. Que tema mais oportuno e atual. Não sei o que faria no lugar da personagem, mas acho que basicamente é isso aí que a história descreve: em momentos difíceis, só queremos um amigo, alguém que nos ajude e divida o peso do "problema".

    ResponderExcluir
  4. Acabei não dando muita atenção pra ele quando vi, mas até que a história parece ser muito boa. É só que o tema de gravidez na adolescência me tirou um pouco a vontade de ler. Mas vendo aqui parece que ele aborda muitas outras questão da vida adolescente, amizades e convívio familiar, dramas e dificuldades dessa época. Além de ter uma escrita bem interessante com esses pedacinhos "jovens" na trama. É bem adolescente, mas não parece ser bobinho como a princípio achei que seria. E acho que ajuda a história ter dois pontos de vista também. Dá pra conhecer bastante da vida desses dois e isso deve ser legal. Agora penso se não vale a pena dar uma chance pra ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane
      Se der essa chance espero que goste!
      Beijo

      Excluir
  5. Meu Deus!
    15 anos?????
    Ahh e ela engravida??
    Nossa Meu! Gente vou ler agora mesmo!
    Acho super legal romance adolescente esse parece ser bem forte por causa da gravidez na adolescência!
    Não tinha ouvido falar desse livro e admito que a capa é linda mesmo.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Rita...
      Tomara que o livro te agrade!
      Beijo

      Excluir
  6. Esse livro já tinha chamado a atenção pelo tema, que eu acho bem atual. A história parece ser muito boa, e muito bem construída. E eu também acho que vou gostar da amizade dos personagens. Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas eu fiquei bem interessada no livro.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nathalia!
    Apesar de infelizmente não ser uma história incomum nos dias de hoje, acho que ainda é muito válido tratar de gravidez na adolescência, ainda mais aproveitando pra mostrar uma amizade boa assim como a de Hannah e Aaron. Fiquei foi curiosa com o segredo do Aaron e de como foi revelar pra todo mundo que Hannah estava grávida e que ele assumiria o filho.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o tema, infelizmente tem muitas pessoas cruéis no mundo, que se acham perfeitos e ficam colocando defeitos nos outros e tirando sarro, isso afeta e muito o ofendido. E as vezes as pessoas próximas não percebem que alguém esta com problemas. Fiquei curiosa em saber o conteúdo das fitas e a reação das pessoas ao recebe-las.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta