Menu

{ RESENHA } Alguém lá em cima te odeia - Hollis Seamon

01 setembro 2016

RESENHA COISAS DE MINEIRA
Autor; Hollis Seamon | Páginas: 247 | Ano: 2015 | Editora: Planeta

A capa do livro Alguém lá em cima te odeia exibindo um jovem careca (que imediatamente me fez pensar em câncer), o título intrigante para qualquer cristão, seguido de frases convidativas foi o que começou a despertar o meu interesse, mas a obra realmente me ganhou quando li na primeira orelha que a autora Hollis Seamon acompanhou o próprio filho em hospitais infantis durante anos e que tal vivência a inspirou ao escrever. A partir daí comecei a acreditar que o livro cumpriria a promessa de não ser apenas mais uma história de jovens com câncer e que teria algo novo a acrescentar.

EU AMO LER

No livro Richard Casey, de dezessete anos, é um jovem doente, internado em um hospital, encarando sua realidade e tentando viver seus últimos dias da melhor forma possível. Logo percebemos que seu estado de saúde é grave e notamos que a presença da jovem Sylvie, uma interna do mesmo andar do hospital, é uma grande motivação para ele. Ela é a única pessoa jovem ao lado dele e juntos eles se divertem como podem e acabam se apaixonando.  Na história também conhecemos um pouco a mãe de Richard, seu tio e amigo Phil, sua avó, enfermeiros e outros personagens presentes na rotina do hospital.



É um livro bem fácil de ler devido à escrita simples e objetiva. A impressão que tive foi de que Richard havia sentado ao meu lado e estava me contando sua vida em uma conversa bastante informal. Há no texto alguns palavrões, a notável presença de “hormônios em fúria”, uma boa dose de imaturidade... Tudo isso me pareceu perfeitamente coerente já que se trata dos relatos de um adolescente. Por falar em hormônios preciso dizer que questões ligadas à sexualidade estão bastante presente no livro.  A saúde debilitada não impede a forte atração entre os adolescentes que apesar de doentes se desejam.



Confesso que fiquei surpresa com o rumo tomado pela história de amor, um envolvimento repleto de inconsequência com um desfecho inesperado. Realmente não é aquela história clichê de um amor meloso e sofrido. Sylvie é mais ousada do que eu esperava e Richard é do tipo que tenta rir do seu próprio infortúnio. Ironicamente ele diz sofrer da síndrome de ALECTO sigla para alguém lá em cima te odeia. Ler sobre jovens em fase terminal me fez pensar na importância de se aproveitar cada instante da vida e também me fez sentir certa tristeza por pessoas que acreditam que ALECTO. E você já leu o livro? Pretende ler? Beijo.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Nossa! Esse livro me lembrou muito o filme Uma Prova de Amor com a atriz Cameron Diaz. É um ótimo filme por falar e relata de certa forma o que o livro resenhado acima descreve. Realmente, te faz pensar e muito sobre a vida. Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    É um livro muito reflexivo, faz pensar mais seriamente na vida e nas pessoas que são importante para nós. Sinceramente, não sei se um dia irei ler. No momento estou evitando livros com temas tristes, pois perdi meu pai a pouco tempo e esses assuntos me emocionam muito. Sua resenha está ótima. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nat!
    Nunca tinha ouvido ou lido nada sobre Alguém lá em cima te odeia e confesso que a trama não despertou meu interesse, mas assim como você também sinto certa tristeza por pessoas que acreditam que ALECTO, é algo muito triste isso...

    ResponderExcluir
  4. Com certeza será um livro que eu lerei somente por desafio e não por gosto e é claro não comprarei de jeito nenhum. Como uma pessoa pode pensar que alguem odeia ele.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta