Menu

{Livro} Extraordinário - R. J. Palacio

18 julho 2016


 Extraordinário | R. J. Palacio | Ano: 2013 | Paginas: 320 | Editora:  Intrínseca 

Temos o livro Extraordinário na estante a um tempão, eu já recebi várias boas indicações sobre ele e fui informada que esse ano foi lançado o livro “Auggie e Eu” (que reuni três contos sobre a impactante presença do August Pullman (Auggie) na vida de três outras crianças) e mesmo assim eu ainda não havia sido tocada pela vontade de lê-lo.

Mas como "Não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte, e o universo não faz isso." repentinamente fui encantada por alguns quotes que encontrei na internet e me entreguei a esse romance lindo que me aprisionou por três dias não me permitindo ler, ver ou pensar em mais nada que não nesse garotinho corajoso.



Extraordinário é recheado de lições de amor, compaixão, de luta pela aceitação e ensinamentos sobre a gentileza. Nessas poucas páginas (gente ler 320 folhas é mamão com açúcar) pude assistir o ódio, a desconfiança e o bullying sendo destroçados pela perseverança. Todos os dias a realidade da postura humana, fraca e cobiçosa me desanima um pouco mais e a esperança de que “os bons são maioria” vai se perdendo em mim, então ser surpreendida com um texto simples e tão profundo me renovou.

A autora R.J Palacio foi inteligente em dar voz tanto ao próprio August como também aqueles que o cercam como por exemplo a irmã mais velha Olivia (Via) e aos melhores amigos de Auggie - Summer e Jack, entre outros. A habilidade de Palacio em apresentar uma nova visão sobre August e como sua síndrome rara afeta sua família, amigos e tudo que o cerca é inspirador e humano, pois todos relatam tanto as alegrias como o desprazer que a convivência e os impactos que a presença incomum do protagonista traz.


É dilacerante ler a luta que uma criança inocente, condenada a conviver com sua deformidade tem que sobreviver não apenas com as dificuldades dessa situação, mas também com a limitação dos outros, que o julgam sem o conhecer, que o apontam com seus olhares destrinchadores, que dificultam sua vida e daqueles que o cercam – simplesmente por não aceitar o que é diferente, o que não está dentro do padrão de beleza (se é que isso realmente existe).

Ao terminar a leitura dessa história fluida, meiga e com tanto... tanto a ensinar – comecei a me questionar sobre todas as coisas que ano após ano me esforço para interiorizar e praticar com sinceridade e refleti sobre a criação de novos preceitos para minha vida (algo muito falado no livro) ou mesmo a manutenção daqueles que já criei e estão empoeirados em algum canto preguiçoso dentro de mim.


Ontem (entre as lagrimas) prometi que vou me esforçar para ser mais gentil, para militar contra o bullying, para fazer da compaixão e aceitação um alvo de vida e devo isso a essa história comovente que recomendo a todos, tanto pela fofura quanto pela profundidade das marcas que frases como essas geram em nós:

- "Vamos criar uma nova regra de vida... sempre TENTAR ser um pouco mais gentil que o necessário?"

- "Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

- "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida porque todos nós vencemos no mundo" 
- "Você não consegue se esconder quando nasceu para se destacar"

A Resenha do livro Extraordinário foi feita pela Laila Pimenta. Obrigada irmã! 

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. Li esse livro ano passado, e ele continua na minha estante <3 é simplesmente incrível o quanto um livro é capaz de transmitir uma lição de superação, de gentileza, de amor ao próximo. É esse esforço em tentar enxergar as pessoas com outros olhos ao invés de sempre tentar observar somente a beleza exterior, a aparência. Aprendi muito com esse livro, e espero que outras pessoas também possam tirar algo bom e especial com a leitura. Adorei a resenha. www.luaintensa.com.br


    ResponderExcluir
  2. Fiz resenha desse livro também e tornou um dos meus favoritos <3 estou super ansiosa pelo filme.

    Vim pelo grupo "blogueiros geeks" sou nova por lá e estou visitando os blogs, adorei aqui.

    beijos

    Tali
    Cereja Rocks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Tati, eu não vejo a hora do filme também!
      Seja bem vinda o grupo Blogueiros Geeks é tudo de bom, eu também amo seu blog.

      Excluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro mais depois dessa sua resenha to com vontade de ir correndo comprar-lo.Como você disse é um livro que trata de amor e gentileza coisas que o mundo está precisando desesperadamente, e ver isso pelos olhos de uma criança deve deixar tudo mais intenso já que elas são puras e pequeninas ter que enfrentrar literalemente o mundo com alguma deformidade deve ser ao mesmo tempo belo e uma grande lição.
    Parabéns Leticia amei a resenha de verdade <3 <3

    ResponderExcluir
  4. Incluído na lista. Já havia lido sobre ele antes, mas achava que era uma história comum. Doce engano, pela resenha percebepercebi q é um livro dr muita profundidade e com uma história que não tem como mudar as novas atitudes para com o outro. Para sua dor e sentimentos. As mudanças que os livros trazem são ótimas qnd para melho. Quero muito ele.

    ResponderExcluir
  5. Lindo né !? Aiii sou apaixonada por esse livro ! Temos q ir ver no cinema o filme ! Bjokass!!!

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei doida pra ler o livro 😍😍

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é maravilhoso ! Diversas e diversas lágrimas com ele hahaha
    parabéns pelo post está muito boom !! :)
    bjss
    wonderbookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta