Menu

{Livros} Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

12 abril 2016


Tudo e Todas as Coisas | Nicola Yoon | Ano: 2016 | Páginas: 304 | Editora: Novo Conceito

Confesso que o livro “Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon" não chamou minha atenção quando a Editora Novo Conceito me enviou o primeiro capitulo para ler. O deixei bem guardadinho na estante até que fui convidada para uma palestra da própria editora aqui em BH e o apresentador falou com tanta emoção sobre esse livro que a curiosidade bateu e eu comecei a leitura.



A protagonista Madeline Whittier passou os últimos dezessete anos sem sair de casa, tento uma doença extremante grave (que quase a matou quando criança) que a impede de ter contato com outras pessoas, ou com qualquer objeto fora do ambiente esterilizado da sua casa. Ela vê o mundo passar pela janela do quarto ou pela tela de um computador, mas isso não a fez se tornar uma menina triste ou depressiva - com o carinho da mãe, da enfermeira Carla e a companhia de seus livros (e aqui vale mencionar que o senhor Darcy de Orgulho e Preconceito tira suspiros da Made), as coisas tem andando da melhor maneira possível em sua vida - até a chegada dos novos vizinhos e com eles Oliver (Olly), o jovem que a fara questionar tudo o que acreditou nesses últimos anos.


O enredo gira em torno da personagem principal - de sua alergia a tudo e todas as coisas e como ela junto a mãe e a enfermeira criaram uma rotina bem singular. Entretanto diferente do que eu achei que seria o livro (uma historia triste de uma jovem doente e deprimida) a autora me apresentou uma heroína forte e mais determinada do que eu esperava, pois mesmo sabendo que a doença a limitava a jovem não se deixou abater ou se permitiu deixar de descobrir coisas novas e sonhar alto.

A amizade entre Madeline e Olly se dá (em grande parte) por trocas de e-mails e a cada novo contato ela vai conhecendo algo diferente da sua realidade, descobrindo coisas que quer viver até que aquele mundinho esterilizado onde ela vive - já não a cabe mais.


Comecei a leitura sem esperar nada do livro, achei que seria mais uma história sobre uma adolescente doente que se apaixonada e faz tudo para viver esse amor, mas com o decorrer das pagina vi que não seria assim, posso dizer que a historia é sobre a descoberta de si mesmo e o enfrentamento dos seus medos. O livro tem um texto tão leve com passagens divertidas e uma estrutura gráfica diferente. Li as 304 paginas em poucas horas, saboreando bastante o que me foi apresentado e ficando surpresa a cada nova página, onde a história pouco a pouco foi tomando um novo rumo. O que mais gostei em relação a todo o enredo - foi o crescimento e o final tocante que a autora deu à Madeline.

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡! 

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Nossa o livro parece ser bem legal! Confesso que até gostei das histórias sobre adolescentes doentes que se apaixonam, mas nada contra uma proposta que vá além disso! Fiquei curiosa e adoraria saber qual é esse final tocante de Madeline. Assim que possível vou ler! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Leh!
    Estou com muita expectativas nesse livro.
    O pessoal tem falado muito bem dele, e sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa.
    É gratificante saber que a protagonista apesar de passar tanto tempo isolada, não se tornou uma pessoa triste ou depressiva. Muito pelo contrário... Se tornou forte e mais determinada.
    Quero muito ler esse livro... Adoro enredos assim e ter um texto leve e passagens divertidas é essencial pra esse tipo de leitura. Ainda mais se a trama envolve alguém doente. Também pensei que o foco seria a doença dela, mas fico feliz por nesse caso estar enganada.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Le!
    É tão bom quando um livro nos surpreende dessa forma, não é mesmo? Essa foi a primeira resenha que li da obra e posso garantir que estou com muita vontade de ler também! Quando comecei a ler seu post, imaginei que o livro seria mais do mesmo, mas vejo que me enganei. Como deve ter sido dificil para a personagem viver tantos anos isolada de tudo e de todos, né não? Me coloquei no lugar dela e não gostei nadinha do que imaginei. Tô curiosa para saber o que vai acontecer entre ela e o Oliver ♥ prevejo um ótimo romance ^^

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leh...

    Preciso confessar que já me apaixonei pelo livro "Tudo e Todas as Coisas" a começar da capa... Quando li a sinopse e comecei a ler algumas resenhas deste livro me apaixonei por completo e estou doida para ler por completo a história de amizade entre Madeline e Olly... Parece ser realmente emocionante... E tenho curiosidade de saber como Madeline vai enxergar o mundo após 17 anos presa dentro de um quarto...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Confesso que pela capa ele não tinha me chamado a atenção e nem me preocupei em saber sobre o que ele falava.Agora bateu uma curiosidade em ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Confesso que quando vi esse livro nos lançamentos, nem dei muita importância também. E também imagina que era uma história de uma adolescente e que não tinha nada de diferente. Mas agora me animei um pouco por saber que vale a pena e que o livro foi uma surpresa boa pra você. Vou colocar ele na minha listinha de desejados :)

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma história inspiradora pela sua resenha , vou dar uma chance , estou precisando de uma leitura leve.

    http://mklawand.wix.com/escritoporumagarota

    ResponderExcluir
  8. Também não dei muita atenção pra ele quando vi o lançamento. É só depois de ver resenhas dele que deu uma curiosidade, vontade de ler. Parece ser um livro delicado e bonito, uma história que vai crescendo e ficando cada vez melhor. Bonita e simples. Gostei porque parece ser rápida de ler também, achei isso legal. Livros que você consegue ler tão fácil assim são bons. A história vale a pena pelo jeito, me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  9. Oi Leh
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e a cada uma que leio percebo uma qualidade diferente. E é claro que a obra já está na minha lista de desejados, especialmente por saber que trata de um gênero que me atrai bastante. Sem contar que achei essa capa linda, além de todos os detalhes da diagramação, que imagino serem ótimos também. Só o fato de haver tantos elementos, como superação, a amizade, o crescimento e o final tocante já fazem com que eu fique ainda mais curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta