Menu

{ RESENHA } O Velho e o Mar - Ernest Hemingway

26 abril 2016

O Velho e o Mar / Ernest Hemingway / ano 2010 / Paginas 128 / Editora Bertrand Brasil

Organizando a estante da biblioteca onde eu trabalho me deparei com o livro O Velho e o Mar, por curiosidade comecei a ler e não parei mais! Escrito por Ernest Hemingway o livro conta a história de Santiago, um pescador já velho que há 84 dias não consegue apanhar nenhum peixe. Antes ele contava com a ajuda de um menino chamado Manolin, mas a falta de peixe fez com que Santiago fosse considerado sem sorte pelos demais e devido a essa maré de azar os pais do menino o obrigam a trocar de barco. Apesar de não trabalharem mais juntos a amizade entre os dois não se abalou e Manolin estava sempre por perto encorajando e auxiliando o velho amigo.

Santiago tinha esperança de que sua sorte mudaria e no octogésimo quinto dia saiu novamente ao mar, lançou suas iscas e em dado momento sentiu que havia fisgado algo. Pescou um enorme peixe que passou a arrastar seu pequeno barco mar adentro e a pesca se estendeu por horas, durando até o dia seguinte... Ao longo dessa jornada em alto-mar vamos conhecendo melhor o protagonista da história que conversa com o peixe, com o mar e consigo mesmo tentando encontrar forças e também manter a lucidez. Sozinho com seu peixe Santiago vivencia diversas emoções, sente cansaço, dores, câimbras, se machuca e se vê frente a frente com as limitações do seu velho corpo. Mas muito mais que limites físicos, aquela pesca o leva a confrontar sua natureza íntima e mexe até mesmo com sua fé. 



Trata-se de uma história curta, com apenas 128 páginas e é possível lê-la em bem pouco tempo. Ao longo do livro encontramos ilustrações em preto e branco e eu gostei muito de ficar imaginando a cena e logo depois me deparar com a imagem na página seguinte. O livro é narrado em terceira pessoa, mas também apresenta falas do personagem e ao longo da história os relatos do narrador e do velho se completam:

_ Peixe - falou ele -, não o largo enquanto viver. “E ele também não me abandonará, suponho”, pensou o velho esperando ansiosamente que o dia nascesse. Pag. 56

À medida que fui acompanhando o desenrolar da história, fui me envolvendo e torcendo para que Santiago conseguisse vencer suas dificuldades. Não vou contar quais dificuldades são, nem como tudo acaba, mas posso dizer que o livro mexeu com minhas expectativas até o fim.


Santiago é um grande homem, reunia em si muita experiência, coragem e força de vontade. Pareceu-me um paradoxo essa grandeza “confinada” a um corpo velho e frágil. Ler sobre ele me fez refletir sobre a velhice. Ter um corpo incompatível com a mente, com o espírito... Fiquei a me perguntar se todos nós passamos por isso ao envelhecer.  Sei que o livro admite diversas interpretações, mas gosto de pensar que o peixe grandioso representa um sonho, uma meta, um objetivo... Para alcançar aquilo que desejamos precisamos enfrentar as adversidades, vencer desafios e superar a nós mesmos. O livro me fez pensar em simplicidade, amizade e em perseverança. Nossa! Tantas lições podem ser extraídas dessas poucas páginas... Recomendo a leitura e suspeito que cada leitor irá tirar dele uma lição diferente. É um livro que quero ter em minha estante para voltar a ler no futuro e novamente me inspirar!


Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡! 

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Oi, Leh...
    Já ouvi falar super bem dessa obra, mas nunca oportunidade de ler... Parece ser mais um daqueles livros que não conseguimos parar enquanto não encerramos a leitura... Santiago parece ser realmente um homem forte e fiquei bastante curiosa para saber o que vai se passar com ele nessa jornada em alto-mar. Ah, não podia deixar de te parabenizar pelas fotos tiradas... Ficaram perfeitas!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathalia! Parece realmente um livro inspirador, ele pequeno e deve ser ainda mais rápido de ler porque tem figuras. Ler sobre assunto acho que faz lembrar da minha avó e em como ela se parece com Santigo e da uma saudade boa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nathalia!
    Que premissa interessante a desse livro... além de ter poucas páginas, oque arremete a uma leitura rápida, tem uma trama bastante instigante, repleta de reflexões. E um personagem que apesar da idade tenta superar todas as suas dificuldades. Nos fazendo torcer por ele em toda a leitura.
    Com certeza é um livro que gostaria de ler.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e achei bem interessante. No início achei que se tratava de um livro longo, mas pude perceber que apesar de se tratar de um livro com poucas páginas, a leitura foi bem produtiva e você conseguiu absorver várias mensagens da obra. A história desse livro me fez lembrar das histórias do meu avô, tios e pai a respeito de aventuras na pescaria. A dica já está anotada!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Não conhecia esse,mas parece ser uma leitura maravilhosa,Vou estar procurando ele.
    Serio que você trabalha numa biblioteca??? Meu sonho.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...Sim, é sério Larissa! E trabalhar em biblioteca é meu sonho realizado! Bj

      Excluir
  6. Eu não conhecia esse livro, mas agora fiquei super curiosa. Já gostei bastante do Santiago só pelo que você falou, e o livro parece ser realmente ótimo. Só podia ter mais páginas, parece tão curtinho...

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada dele e nem sabia desse. Mas adorei a dica. Além de ser um livro pequeno e mais rápido de ler ainda tem boas lições e ensinamentos e parece ser um leitura bem prazerosa. Um belo achado =)

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas, que bom que gostaram da dica, fico super feliz!

    O livro realmente nos faz pensar em nossos avós e avôs e por ser curtinho deixa mesmo um gostinho de quero mais... Eu também não conhecia, foi um bom achado lá nas prateleiras da biblioteca e é um livro que eu indicaria como opção de presente, me parece que ele é perfeitamente capaz de agradar homens e mulheres de todas as idades! Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Olá flor, já tinha ouvido falar dessa obra e tenho bastante curiosidade de lê-la, parece ser uma ótima leitura.

    Adorei sua resenha, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Obrigada!!!

    Se chegar a ler o livro me conta se gostou OK ?!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma história muito especial com esse livro. Quando eu era criança, uns 11 ou 12 anos, minha professora de biologia me deu o livro e disse que eu o lesse em vários momentos diferentes da minha vida, porque em cada uma dessas vezes eu aprenderia alguma coisa diferente com ele. E foi exatamente o que aconteceu! :)
    Nossa, você não sabe como foi gostoso pra mim ler essa sua resenha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história legal, belo presente o da sua professora!
      Fico muito satisfeita em saber que gostou da resenha!
      Obrigada!

      Excluir
  12. Já ouvi falar desse livro e apesar de ter curiosidade sobre ele, não sabia bem o que esperar da história. Agora entendi um pouco mais do que se trata e parece ser uma história bem reflexiva, o que eu adoro. Com certeza pretendo dar uma chance ao livro e espero ter uma experiência de leitura maravilhosa com ele.


    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura - Participe do top comentarista de maio, serão dois ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria saber que minha resenha te trouxe esse entendimento :)
      E se realmente vier a ler também espero que você goste da leitura!
      Depois me conta! Beijos!

      Excluir
  13. Oláa! Gostei muito da sua resenha e saber tua opinião sobre esse livro tão bem comentado por aí. Eu tenho grande curiosidade em ler algo do autor, e provavelmente começarei por esse mesmo <3 Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabrielly,
      Escrever a resenha contando minha opinião é muito divertido e gostoso. Receber feedback positivo, como esse seu, tem sido muito animador! Obrigada! Fico feliz que tenha gostado e fico feliz que queira ler! Beijos!

      Excluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta