Menu

{Livros} Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

11 fevereiro 2016


Acho que vocês já perceberam que eu amo as releituras de contos de fadas, principalmente se o autor mistura o conto com algo novo e inusitado me ganha na hora, o problema é que nem nem sempre essa fórmula dá muito certo e o livro acaba sendo maçante e cansativa.


Enquanto Bela dormia da autora Elizabeth Blackwell  é narrada em primeira pessoa pela protagonista Elise, uma senhora de 65 anos que resolve contar um história a seus bisnetos uma história que ela detesta comentar e que narra ao longa da vida da protagonista tudo que ela passou para chegar onde esta nesse momento, desde a vida sofrida nos campos com um pai rude e frio, uma mãe que tenta fazer seu melhor para dar um destino diferente a filha, a morte dos irmão e da mãe pela varíola e até sua jornada em destino ao castelo, onde amizades são facilmente traídas, uma rainha desesperada para engravidar e uma praga jogada depois de uma suposta traição e como tudo terminou.


Sinceramente eu não sei o que falar desse livro, já escrevi e reescreve essa resenha umas duas ou três vezes e no final a única coisa que eu sempre repeti foi que Enquanto Bela dormia não funcionou para mim, li todas as suas páginas não vendo a hora de terminar e tendo a sensação que estava durando mais do que eu gostaria, uma releitura meio medieval narrada em primeira pessoa de um clássico da literatura que eu amo de paixão, já que a Bela Adormecia para mim só perde para Bela de A Bela e a Fera como minha personagem preferida dos contos de fadas, acabou sendo uma decepção. 


A autora Elizabeth Blackwell abusou dos fatos tristes da vida, tentando criar comoção em certos momentos da trama e isso simplesmente não funcionou, sério, eu não sou uma pessoa manteiga derretida ai tudo bem, mas poxa a mulher relatou sobre a morte dos irmão e a mãe da Elise e eu só via a hora daquilo acabar logo de tão sem emoção que era a cena, depois narrou o  fato do pai da Elise estar escondido em um seleiro com medo de pegar a doença que estava matando a maioria das pessoas e eu não senti nada nem simpatia ou raiva da situação porque a impressão que passou que era um fato corriqueiro e eles estavam conversando sobre nada de mais. Fora as outras cenas comoventes ou melhor que deveriam ter sido nesse estilo que também foi contada pela protagonista como algo nada de mais.

E esse foi um dos pontos que eu não gostei do livro, não consegui sentir simpatia por ninguém, nem por seus dramas e situações, meu único pensamento era que o livro tem uma bela capa e uma diagramação impecável da Ed. Arqueiro, mas uma história que não fez jus a esse capricho todo e que faltou o algo a mais que teria a tornado algo muito melhor.  

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos e assim você ajuda 
o blog crescer!♡! 

comentário(s) pelo facebook:

24 comentários:

  1. Ótima Resenha.
    Quero muito ler esse livro, adoro contos de fadas readaptados para nos surpreender, tenho certeza que vou amar esse leitura, além de ser meu gênero literário, esse capa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Estou curioso para ler o livro e a sua resenha foi a primeira que li, também gosto de releitura de contos de fadas, sempre é legal ver por uma visão diferente, e que bom que você curtiu ler ele e mesmo assim expôs os pontos negativos, adorei a capa e estou ainda mais ansioso pela leitura deste maravilhoso mundo encantado.

    ResponderExcluir
  3. Ah....ok. Fiquei meio confusa aqui porque gostei bastante do que vi do livro, mas agora me pergunto se não é forçado e chato. Acho releituras muito legais, sempre que leio ao menos as ideias me agradam, mesmo que o livro não seja lá essas coisas. Esse chamou muita atenção, a capa é linda e a ideia de releitura foi o que mais gostei. Vi resenhas super legais dele, mas agora me desanimou um pouco mesmo. Hum....preciso ler pra ver como é.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que pena que o livro não te cativou!
    Li uma outra resenha que a pessoa gostou, de repente ela leu sem pretensão nenhuma né?
    Pois qdo eu espero demais de uma história nossa me decepciono na hora.
    Assim mesmo quero ler e tirar minhas conclusões...até é bom saber que a história poderia ter sido desenvolvida melhor...assim, já vou sem esperar muito, kkkk
    E realmente a capa é bela né?
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler esse livro, curto muito ima releitura de clássicos e apesar dessa resenha negativa ainda continuo bem interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro sempre me deixou curiosa, eu sempre desejei ele, mas nunca consegui comprar pq nao achava promoçao na internet e aqui onde eu moro nem tem livro. Entao sempre fui comprando livros em boa promoção e acabei deixando esse de lado :/
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu já estava morrendo de vontade de ler esse livro, porque também adoro releituras de contos de fadas, mas pelo o que você disse, fiquei um pouco decepcionada. Mas como eu sou daquelas que gosta do que todo mundo não gosta, vou dar uma chance!

    Beijos!
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
  8. Sabe eu tenho visto bons comentários em relação a esse livro, acho que fiquei meio chocada por você não ter sentido simpatia por nenhum desses personagens mas isso depende do leitor, mas eu tenho que admitir que mesmo não tendo a sua resenha antes eu não consigo sentir atração pelo enredo por isso eu dispenso a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi Leh!!!
    Pra mim a leitura funcionou super bem, achei o enredo verossímel, descaracterizando um pouco o lado conto de fadas da história da Bela. Também adorei o final, a "amarração" criada pela autora conseguiu me surpreender. Mas a narrativa em primeira pessoa é assim mesmo, se você não curte a protagonista, fica difícil se envolver com a história, já me senti dessa forma algumas vezes.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. Eu amo contos de fadas e essas releituras também. Uma pena que essa releitura não tenha sido tão boa, uma pena a autora ter escolhido focar mais nas partes tristes do que no desfecho "felizes para sempre". Gostei da sua resenha, da sinceridade dela, talvez um dia eu leia e tire minhas próprias conclusões, mas pelo menos já vou sem muitas expectativas. A edição está linda demais, uma pena que o conteúdo não faça jus a diagramação.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Nossa,é a primeira resenha que vejo de uma pessoa falando que não apreciou muito a leitura,e gostei muito de como você expôs os pontos negativos do livro. Não é o meu gênero preferido,e de qualquer modo não iria ler,mais gostei da sua sinceridade ;)
    Também achei a capa bem bonita,e vi umas capas estrangeiras e posso dizer que essa ganha disparado pela riqueza de detalhes!

    Eu te entendo quando diz que o livro não rolou por que você não conseguiu gostar,sentir nenhuma conexão com nenhum personagem e trama...talvez seja a autora viu,pois eu tenho umas 3 autoras que não importa o livro delas que eu leio,mesmo tendo um enredo maravilhoso,têm algo que sempre falta para mim gostar mais do livro. Te entendo.

    ResponderExcluir
  12. A capa desse livro é realmente linda, e confesso que é o que mais me atrai no livro. Não sou muito fã da história da Bela Adormecida, mas também adoro as releituras de contos de fadas.
    Mas é uma pena que esse livro não seja tão bom assim, pelo jeito a autora exagerou um pouco com o drama. Até estava querendo ler esse livro, mas perdi agora perdi a vontade =/

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi realmente a capa do livro é linda eu estou curiosa em relação a esse livro uns dizem que amo os outros nem tanto mas com certeza vou ler e vou tirar a minha duvida bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Leh!
    Amo histórias inspiradas em conto de fadas. E desde que soube desse lançamento, fiquei muito empolgada.
    Essa capa está linda e muito convidativa.
    É uma pena você não ter apreciado a leitura.
    Tenho visto muitos comentários positivos a respeito da obra e decidi me aventurar.
    Espero fazer parte do grupo que gostou, rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lê,
    Amei as fotos, ficaram lindas.
    Quando ao livro, eu adoro contos de fadas e releituras sobre o assunto. Lerei este livro em breve com certeza.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  16. Esse livro tem a capa tão linda, que a primeira coisa que você percebe é a capa! Haha! Se o livro é assim, com certeza não vou gostar.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Le!
    Não me canso de admirar a capa de Enquanto Bela dormia, ela é muito linda!! Mas como escolho minhas leituras pelas sinopses e como a sinopse dessa releitura não me interessou esse é um livro que dificilmente lerei... e depois de ler que o livro foi uma decepção para você - uma pena essa falta de algo mais na história - aí é que eu vou passar longe desse livro mesmo!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. É chato quando nenhum personagem nos cativa, né? Li alguns livros de releitura de contos e me senti assim em todos, como a história não é novidade (em grande parte) parece que deixa a desejar. Não sinto mais vontade de ler esse gênero outras vez, contudo, achei bem interessante a ideia de uma avó contar a história aos netos. A capa do livro está lindíssima.

    ^^

    ResponderExcluir
  19. Que pena que não gostou, eu estava louca para ler mas agora estou meio indecisa, sei bem como é não se prender na leitura e não ver a hora de terminar.

    ResponderExcluir
  20. Serio? Eu estava criando expectativas enormes com esse livro, mas agora não estou mais tão animada assim.

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito desse "up" que alguns autores estão dando aos contos de fada, mas, ao mesmo tem que gosto, tbm tenho receio de que inventem demais e acabem estragando tudo. Achei a capa linda, estava bem curiosa quanto a proposta, mas não curti as tantas desgraças que vc citou... quero ler mais não.

    ResponderExcluir
  22. Oiii
    A capa me chamou muita atenção,mas não gostei muita da sinopse.
    Posso ate ler ele,mas não vai ser por agora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Nossa que pena que o livro te decepcionou, eu gosto muito de releituras, e estou louca para ler Enquanto Bela dormia, mesmo depois de ver que o livro é narrado por uma outra pessoa, que trabalha para a família.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  24. Fiquei com bastante preguiça desse livro, acho que eu não leria!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta