Menu

7 livros adaptações para o cinema que deram errado

09 setembro 2015


Todo mundo conhece algum livro que foi adaptado para o cinema, o que sempre gera a famosa pergunta: O que é melhor, o livro ou o filme?

Para começar a coluna de hoje vamos considerar que ambos são bons e suas respectivas artes, a cinematográfica e a literatura. Todo filme antes de ganhar as telonas, antes mesmo de ser filmado, começa pelo roteiro, que engloba a história, o script e os diálogos num único documento. O livro antes de tomar a forma que conhecemos também começa por um roteiro, porém esse irá abordar possíveis cenários, construção de cada personagem, enfim apenas os elementos que futuramente darão origem à história.

Muitos livros Best-sellers têm sido adaptados para as telonas, mas muitos acabam perdendo a essência literária e ficando perdidos na história. Eis alguns exemplos de adaptações que não deram muito certo:

Eragon



A série de fantasia criada por Christopher Paolini tinha muitos elementos para se tornar um sucesso: anões, elfos, magia e Dragões. Porém a adaptação não deu muito certo e teve muitas criticas. Eu gostei da construção do dragão Saphira, e de alguns outros elementos do filme, mas o fracasso do filme impossibilitou uma possível continuação.

Percy Jackson



No livro a personagem Anabeth Chase é loira, no filme morena. Essa frase apresenta o menor dos erros que foram cometidos na adaptação, que conseguiu gerar uma continuação que terminou de avacalhar o que o primeiro filme começou. Estragaram e MUITO a mitologia grega, mas enfim há boatos que teremos um seriado futuramente...

Dezesseis luas


A história de Ethan e Lena, bem construída nas páginas da serie Beautiful Creatures é mais um exemplo de uma história que tinha capacidade de ser um sucesso, devido ao enredo girar ao redor de bruxas e magia, e que mesmo com um grande elenco, não teve boas criticas e não foi bem de bilheteria, impossibilitando uma continuação na história.

Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos


Apesar de muitos fãs da série terem gostado da adaptação, achei que a falta de alguns elementos do livro, e os atores escolhidos para os personagens transformaram um livro incrível num filme mediano, mas felizmente o fracasso do filme desencadeou numa oportunidade de transformar o livro em seriado, agora é cruzar os dedos e torcer para dar certo.

Desventuras em série 


Não são muitos que conhecem a série de 13 livros escrita por Lemony Snicket. A minha principal critica ao filme se deve ao fato de terem juntado os três primeiros livros da série num único filme. A atuação de Jim Carey no papel do Conde Olaf foi um dos pontos fortes do filme. A premissa do filme também é interessante, só não foi bem elaborada. As desventuras dos órfãos Baudelaire irá virar seriado do Netflix em 2016, vamos ver o que nos aguarda...

Eu sou o número 4 


A história dos Lorienos que vieram para a terra fugindo de um exercito alienígena inimigo (Mogadorianos) também foi uma adaptação que não deu muito certo. Mesmo com um bom elenco, e uma boa sequência de efeitos especiais, o filme não rendeu uma boa bilheteria e não é muito conhecido. Se algum dia retomarem o projeto eu serei a primeira a ir ao cinema pra assistir.

Academia de vampiros 


Outra história incrível que pela falta de bilheteria nem chegou a passar aqui no Brasil, sendo lançada direto em DVD e pelo Netflix. Os produtores até tentaram angariar fundos para a sequência, mas não conseguiram.

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos!♡! 

comentário(s) pelo facebook:

16 comentários:

  1. Eu gosto das adaptações que fazem para o cinema e para a TV, já estou aguardando vários serem lançados logo.
    Nao lembro de ter assistido Eragon, na verdade nem sei do que se trata...hehe
    Percy eu tenho vontade de ler o livro, pq adoro o tema da mitologia grega.
    Desesseis Luas tb nao sabia que tinha sido adaptado, acho as capas dos livros lindas, tenho vontade de ler.
    Clarooo que estou ansiosa para ver a série dos Instrumentos Mortais, acho que vai ser bom demais e por ser uma série, terá tempo de desenvolver tudo da trama.
    Desventura em Série vi o filme e achei médio, nada demais.
    Eu sou nº 4 eu odieiii o filme, nossa, achei mto ruim e nao merece continuação mesmo!
    Academia de Vampiros nao gosto mto e nao tenho nem vontade de ler os livros, nao sei pq.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho boas as adaptações, mas elas fogem muito da historia do livro. Sinceramente, desses filmes acima o único que eu gostei foi do Desventuras em Série, que vai virar serie da netflix. Os outros eu achei muito chato!!
    Acho que as vezes a historia só fica boa no livro.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece que você decidiu pegar todos os livros que gostei e colocar aí hahaha.
    As adaptações de Percy Jackson realmente não ficaram boas, mas se fosse apenas o filme e não uma adaptação teria ficado ótimo. Os Instrumentos Mortais vai virar série de TV então vamos torcer para uma adaptação melhor <3 . Eragon realmente não foi uma adaptação perfeita, poderia ter pego muito mais coisas do livro, mas eu gostei de poder ver a história em um filme <3
    Desventuras em Série eu curti. Não li o livro então não sei se foi uma boa adaptação. O mesmo com Eu Sou o Número Quatro. O filme em si é bom, mas como não li não posso falar sobre a adaptação. Já Academia de Vampiros eu nunca ouvi falar rsrs
    Ótimo post...Pena que as adaptações citadas não foram tão ótimas assim né?! hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. No realmente eles destruiram com Dezesseis Luas, o livro e ótimo, já o filme deixou a desejar, os personagens não se combinavam nem um pouco...
    Mas A cidade de Ossos, aqui nem pode ser chamado de adaptação, eles destruíram o livro, inventou coisa que não tinha, tiraram parte importantes, não explicaram as coisas, o filme ficou horrível.
    Se puder dê uma passadinha no meu blog
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Antes de ler o post eu já estava pensando “Os instrumentos mortais” e “Dezesseis luas” têm que estar nessa lista!
    E realmente estão! Obrigada Lê, muita gente não concorda, mas né?
    Faz a lista agora das adaptações para o cinema que deram muito certo!
    Dica: coloca garota exemplar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. até hoje eu to esperando uma continuaçao de Eragon e do filme Desventuras em serie, pra mim pareceu tao bom.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Alice!
    Sério que não pretendem fazer a continuação de Eragon?! Puxa, eu amei esse filme e espero até hoje pela continuação, outro que espero a continuação também é Eu sou o número 4.
    Detestei o filme Instrumentos Mortais, achei as interpretações dos autores muito sem graça. Academia de Vampiros é uma série que quero muito ler, não assisti ao filme e confesso que não pretendo, vi o trailer e achei bastante amador...
    Amei esse post!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Lê!
    Não sabia que todos esses filmes e adaptações não tinham dado certo.
    Assisti apenas Eu sou o número 4, mas como não li o livro, nem posso dizer se foi bem feita ou não.
    “Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  9. Oiiii
    O único livro que não li e também não vi o filme foi o "eu sou o numero 4",os outros eu li o livro e eles são maravilhosos,mas quando pegaram para adaptar ao cinema eles mudaram muita coisa e parece ate que nem leram o livro.
    Espero que os que vão virar serie seja melhores que os filmes e não mudem muita coisa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Dos que assisti o maior fracasso foi Percy Jackson, chega a ser revoltante como conseguiram estragar a história. Achei que eles quiseram deixar com uma cara muito teen, mas na verdade os personagens são praticamente crianças e acompanhamos o seu crescimento ao decorrer do livro, mas o filme fugiu muito disso.

    ResponderExcluir

  11. Oi Lê!
    Acredita se eu falar que desses filmes só assisti, eu sou o número 4? kkk pois é.
    Esse tipo de filme não é o meu preferido, e agora vou passar mais longe deles.
    Quem sabe os que vão se tornar seriado consigam uma redenção, agora é esperar e ver.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti PJO antes de ler a serie dos livros, entao no primeiro momento fiquei: UAU, que filme perfeito! de mitologia *o* ... achei o maximo!
    Quando li a serie, fiquei: que adaptação foi aquela? O.o
    Nunca vou conseguir entender pq modificam tanto as historias na hora de fazer um filme, triste :P

    ResponderExcluir
  13. Acho que o problema é que nem todo livro, por mais que ele seja bom, ele não tem o mesmo efeito em um filme.
    Eu gostei dos filmes Desventuras Em Serie e Dezesseis Luas. Nessa lista que pra mim não deu certo, eu colocaria crepúsculo, achei que no cinema o livro ficou muito chato e bobo.

    ResponderExcluir
  14. Nem todo filme serve para o cinema.
    Eu li o primeiro livro de Eragon e os dois primeiros do Percy Jackson.
    Dessas adaptações as que eu mais gostei foi Desventuras em serie, e as que eu odiei foram Academia de Vampiro e Cidades dos Ossos, ô filminhos ruins.

    ResponderExcluir
  15. Desses só li Percy Jackson e queria gritar enquanto lia o livro kkk pois já tinha assistido o filme, e gostei muito. Só que é claro que gostei muitooooo mais do livro e foi muito enxugado e mudado no filme, uó.
    Os outros eu não li nem assisti, pois sempre leio primeiro, só se não souber que é derivado de um livro para mim assistir ao filme;série primeiro.
    Mas acredito que com intenção de enxugar, os roteiristas tiram partes importantes e colocam outras que acham que chamará mais atenção, embora só irrite os fãs dos livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, Alice. São poucos os filmes citados dos quais eu já assisti, pois sempre penso em ler o livro antes de assistir a algo, mas sempre demoro séculos. Neste caso, apenas assisti Eu Sou o Número Quatro e O Ladrão de Raios, fiquei super triste por ser bem diferente dos livros, mas curioso ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta