Menu

{Livro} Falle! - Laurie Halse Anderson

09 maio 2015


Titulo: Fale!, Autora: Laurie Halse Anderson, Editora: Valentina, Ano: 2013, Páginas: 248     

Tirando algumas fotos para o blog de livros que estou resenhando, lembrei de Fale! da escritora Laurie Halse Anderson e da resenha que tinha feito sobre ele no antigo blog Louca Escrivaninha , abri o blog e fui ler o que tinha escritor na época sobre o livro e  na hora soube que tinha que trazer para vocês o que achei e por que mesmo depois de tanto tempo ainda mexe muito comigo.


Melinda acabou de começar seu Primeiro ano, e tenta falar o mínimo que pode, ela sente que se falar vai acabar explodindo o que restou do seu mundo, depois de toda a confusão que a transformou em pariu social em sua escola, e fez seus amigos a ignorarem, só vai pior, com medo de que alguém descubra o motivo que a fez chamar a polícia naquela festa trágica e que a faz não querer mais conversar. Ela tem se mantido isolada, ou melhor, eles a vem mantendo longe, todo eles, seus pais, seus amigos e  os professores.

A Vida de Melinda, nunca foi um mar de rosas, mas antes ela pelo menos tinha sua melhor amiga e alguns amigos na escola. Seus pais que sempre estão brigando e tentando ver quem consegue ser mais o centro das atenções que o outro, esquece que tem uma filha em casa, que parece esta passando por problema graves na escola. São tão desligados do que acontece com Melinda, que nem nota que sua filha escolheu ficar calada o maior tempo possível.


Chocante, duro, direto e todos os termos que você conseguir encontrar para um livro que mexe com você de uma forma tão intensa, deve ser usado para Fale! O livro é conta em parte importantes da vida de Melinda, como se ela estivesse escrevendo seu diário e nele colocando tudo aquilo que  a marcava no dia.

Peguei Fale! Para ler e já nas primeira páginas tem o depoimento de vários jovens que passaram o que a personagem passou isso fez com que eu largasse o livro na mesmo hora e demorou uns 3 dias para eu retornasse a leitura, e foi difícil demais pegar o ritmo, essa forma que a autora escreveu em certa partes foram bem cansativas, mas eu continuei lendo e notei que tinha que ser assim se ela queria mostra todos os pontos que como esse tipo de crime destrói a vida de alguém.


Mas o que mais me chocou foi como Melinda, escondeu isso de seus pais, como eles não notaram que tinha algo errado com sua filha, eles estão ali para notar tudo de sua filha, cuidar dela, e não disputar quem é mais o centro das atenções.

Ainda estou chocada como os sentimentos de Melinda eram palpáveis, como a Laurie Halse Anderson conseguiu fazer você sentir cada sentimento que a Melinda passou para ela, ao mesmo tempo fico pensando em como deve ter sido sonhar esse livro, ver cada cena, eu li o livro, vi o filme, mas não chegar nem perto de quanto assustador pode ser um sonho assim, ou passar por algum assim.

Fale! é uma descrição realista e direto do sofrimento de milhares de pessoas que passaram pelo mesmo que Melinda, principalmente os jovem que sente que não tem com quem contar, que seus pais não estão lá por eles, e que o medo e a vergonha os deixam paralisados, Fale! É um apelo a sociedade que cuide melhor de seus jovens, e aos pais que preste mais atenção aos pequenos detalhes da personalidade dos seus filhos, por que eles podem fazer total diferença em uma caso como esse.


Não foi atoa que esse livro ganhou vários prêmios nos Estado Unidos, ou que se tornou um livro obrigatório nas melhores escolas americana, seu conteúdo mesmo sendo de certa forma polemico, também é muito educacional tanto para quem sofreu esse tipo de abuso para aqueles que convivem com a pessoa.  E triste imaginar que Melinda é a realidade estatista do mundo todo, e que acada dia varias pessoa sofrem por no mundo, e pensar que a cultura de que a vitima e a errada ainda e cultivada em diversos países.

Fico me imaginando no lugar dela, será que eu ficaria calada, será que teria tanto medo? Não sei qual seria minha reação, mas pelo que me conheço provavelmente eu gritaria ao mundo o que me aconteceu, só para que outros que passaram pelo mesmo que eu não se sentisse sozinho, mas isso é as palavras de quem nunca passou por tal sofrimento.

Só posso terminar a resenha com uma única palavra MARCANTE.

Esse livro foi uma cortesia da editora Valentina.

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar!♡!

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. Adoreeei a postagem, fiquei meeega curiosa e com muita vontade de ler, já tinha ouvido falar desse livro, agora mais ainda preciiiiisoooo, maravilhosa sua resenha!

    Super beijão,
    www.mihpocket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mih,

      Obrigada gatinha, leia sim o livro tem um ideia extraordinária.

      Excluir
  2. Um livro que mais parece um relato de Melinda e o porque do sofrimento, fiquei muito curiosa para ler e entender o que se passou com essa menina. Tenho um filho e fico tão chocada com as coisas que passam na televisão que desligo e o coloco para ler um livro enquanto me agarro ao meu, sinto que tudo o que vemos acontecer hoje em dia deve ser debatido num momento de calma para que haja entendimento. Esse livro me parece ter dicas para serem exploradas, gostei muito e está anotado!
    Muito obrigada,
    Mila
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mila,

      Esse livro tem dica importantes, principalmente na mudança do comportamentos de pequeno.

      Excluir
  3. Este livro parece ser ,muito bom.
    Está aqui na minha lista de desejados e logo que possível irei conferir.
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser ótimo.
    Não conhecia a seu respeito ainda, primeira resenha que leio.
    Me deixou bastante curiosa.
    Aliás, ótima resenha.
    Beijos,
    Caroline Garcia
    http://omgcarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Caroline, bom dia mais saber que a minha resenha despertou sua curiosidade florzinha!

      Excluir
  5. Oiee!
    Não sabia que esse livro era tão impactante, fiquei bem curiosa, pela capa não dá pra ser ter uma ideia do que acontece na estória.
    Ele deve ser um livro muito bom mesmo para ter tantos elogios e ter sido tão premiado lá fora. A adolescência é uma fase difícil principalmente quando não se tem apoio da família nem dos amigos, no caso da Melinda.
    Só posso dizer que estou mega curiosa, tanto para ler o livro como para ver o filme, que eu nem sabia que existia.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Quero ler Fale! há um tempão, mas não tive oportunidade, o tempo passou e eu esqueci. Acho essas temáticas de total importância, e sempre que leio algo do tipo me emociono bastante, porque é real, pessoas passam por isso todos os dias. E o preconceito e os julgamentos sem nexo dessas situações me enojam. Nem posso imaginar o que seria passar por isso, mas sei que está longe de ser justo. E as pessoas reagem de diferentes formas, uns “gritariam”, outros se calariam. E o mundo já é tão difícil, e às vezes não enxergamos de verdade quem está ao nosso redor, o que é um erro. Lerei Fale! com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já conhecia esse livro, mas no meio de tantos lançamentos quase esqueci da existência de Fale!, então muito obrigada pela sua resenha, que me fez lembrar de colocar o livro novamente no começo da lista de futuras leituras. Não sei exatamente o que aconteceu com a protagonista, mas o fato de ela se isolar de todos já é um indicativo e tanto que sua vida não ia bem...Já sei que durante a leitura vou me irritar muito com os pais dela por não notarem que a filha não estava bem.
    Bjs

    ResponderExcluir

 
© 2015 - Todos os direitos reservados 🐶 🐶 🐶 - Layout por Leh Pimenta